Pular para o conteúdo principal



Futricas Canadenses

Professora Lígia Sales:

  • Primeiras Impressões do Canadá- Dia 2 - Hoje (quinta-feira, 11 de agosto de 2022) quase que esse relato não sai. Pensei muitas vezes se queria dar tantos detalhes assim da nossa vida pra todo mundo que nos acompanha numa rede social. Mas mudei de ideia e estou aqui, mesmo não sendo um bom dia, por dois motivos: 1. Minha mãe tem Alzheimer e vai ser importante pra ela ter acesso a um pouquinho do meu dia através daqui. 2. Tem mais pessoas, especialmente mulheres, que talvez tenham planos parecidos e compartilhar algumas impressões pode ser que ajude.  Dito isto, meu dia foi que nem a segunda foto. Bagunçado, com muitos pontos de interrogação e poucas respostas. Sem nem um pingo de glamour também, porque não viemos de Férias e a sensação é de ter acabado de nascer e não estar entendendo absolutamente nada do que está acontecendo ao redor. Só que sem a mãe. Pois é. De manhã fomos no Service Canadá tirar o principal documento por aqui: o Social Insurance Number.  Foi rápido e indolor. Não tivemos de pegar fila e nem esperar mais que cinco minutos para sermos atendidos. O bom disso é que deu tempo de passar num Banco local e pegar informações sobre abertura de Conta Corrente. E aí vem as curiosidades dos dois locais: - Na repartição pública canadense não tem barulho. O lugar estava cheio, mas as pessoas fazem total silêncio ou falam muito baixinho. Fiquei bem impressionada com isso. - No Banco, outro lugar de poucas pessoas, muito silêncio e cochichos e- melhor parte- som ambiente! Estava tocando Adele e falei pra Caixa do Banco: Essa é a primeira vez em toda a minha vida que escuto Música ambiente dentro de um Banco. A moça, muito legal por sinal, disse que era bom pq dava uma animada. Ela achava lá tudo muito silencioso. Na mesma hora lembrei da Caixa Econômica lotada no Del Paseo e o povo reclamando do gerente que demorava demais.  Voltamos pro Hotel  e tentei fazer uma comida brasileira, pra me sentir em casa: carne moída e arroz. Ficou ó.... uma b.  Quis chorar. Minha carne moída sempre foi maravilhosa e dessa vez tinha gosto de nada com coisa nenhuma. Ninguém reclamou, mas eu sabia que estava ruim. 

  • Primeiras Impressões do Canadá- Dia 3 (sexta-feira, 12 de agosto de 2022) - Acordei mais animada e confiante. Fui caminhar pelo Centro da Cidade com a Bia enquanto Rodrigo resolvia questões de trabalho.  Encontramos brechós, lojinhas diferentes e restaurantes com canadenses aproveitando os últimos dias de verão pra almoçar no sol. Foi uma manhã para explorar como funciona uma rotina comercial típica por aqui. Estava quente, mas aqui faz  um calor diferente do que estou acostumada. Não sei explicar muito bem, mas sinto o nariz arder um pouco. Deve ser a falta da umidade. De novo, a quantidade de pessoas idosas em andadores e carrinhos motorizados me impressionou nas ruas. Por um lado, de forma positiva,  pq vários deles são absolutamente independentes. Por outro lado, alguns parecem abandonados nas ruas, junto de outras pessoas que provavelmente têm algum tipo de desordem mental. Aliás, é realmente paradoxal essa cena no Canadá. Prédios altos, canteiros com lindas flores, carrões circulando nas ruas e, ao mesmo tempo, seres humanos claramente precisando de cuidados médicos e sendo tratados como invisíveis.  E disso nós brasileiros entendemos bem. Aqui ainda não consegui compreender porque isso existe num país tão rico. Quem sabe mais pra frente eu tenha respostas. Hoje também foi dia de abrir conta no Banco, receber conselhos da caixa  paquistanesa que está com saudades de casa e adquirir novo número de celular. Um passo de cada vez e devagarzinho vamos tateando um universo completamente diferente de tudo que já vivemos. Felizes com pequenas conquistas e literalmente vivendo pela fé de que dias melhores ainda estão por vir. Já viram o filme da Rapunzel quando ela desce da torre e fica com sentimentos confusos? Essa foi eu hoje. Amanhã  tem mais.

  • Primeiras Impressões do Canadá- Dia 4 (sábado, 13 de agosto de 2022) - Um rápido Passeio no Parque pela manhã e um dia inteiro procurando e conhecendo casas.  Esse é um processo que pode ser bem frustrante, especialmente se você ainda não ganha em dólar. Os aluguéis por aqui são muito altos e como a cidade é muito espalhada, tudo fica muito longe. Para ir de um ponto a outro, a maioria das pessoas vai de carro. Mas no nosso caso, terei que usar ônibus. E aí, encontrar a combinação ideal de estar dentro do nosso planejamento financeiro + ter acesso a pontos de ônibus por perto + boas escolas + não tão longe da universidade = está sendo um desafio.  Descobrimos vários bairros hoje e fui "sentindo" a energia de cada local conforme ia conhecendo as casas. Quem vê pensa que é a própria sensitiva. Mas sei lá gente, pra mim faz total sentido avaliar se o lugar dá paz no coração, por mais doido que pareça.  E antes que perguntem: ainda não foi dessa vez. Por fim,  fui curar as frusttações indo conhecer o campus onde vou estudar na McMaster University. Fiquei vendo tudo aquilo e pensando: "Será que eu posso acampar com a minha famílua aqui?" Mentira, tava mesmo era encantada com aquilo tudo e pensando em quantas pesquisas estão sendo produzidas neste exato momento ali e que vai transformar a vida de outras pessoas. Olhei pro tamanho daquele lugar e um frio correu pela espinha. "Deus, por favor, que este seja o meu lugar. Que eu me encontre aqui e seja feliz. Que não se arrependam de terem me escolhido, que não peçam o dinheiro da bolsa de volta e que de alguma forma eu possa levar um pouco de nós, do nosso Brasil, da nossa cultura, do nosso Ceará e da nossa força pra eles entenderem porque estamos em todos os lugares do mundo". Pensei na UFC... Como eu queria que no nosso País, as universidades públicas e o incentivo às pesquisas fossem levados à sério. Nós merecíamos, sabe? Voltei pro hotel com a cabeça pesada e cansada de procurar casa e respostas. Mas é aquilo: a gente sofre e reclama, but in english. #vaidarcerto

  • Primeiras Impressões do Canadá- Dia 5 (domingo, 14 de agosto de 2022) - A cidade tem muitos Parques, então é fácil encontrar um lugar gratuito para levar crianças para se divertir no Verão. Este aqui estava fazendo uma outra Feira, mas desta vez ficamos mais afastados, para que o Rafinha pudesse brincar um pouco e a Darla pudesse correr sem coleira. Uma coisa que tenho percebido é que o Sol acompanha um vento mais gelado. Não sei se é sempre assim ou se isso significa apenas que o verão está chegando ao final.  Mas a sensação é tipo Guaramiranga às 3, 4 horas da tarde, sabe? Tem um Sol, mas se você ficar na sombra faz um friozinho. Hamilton, assim como todo o Canadá, tem pessoas de todos os lugares do mundo e aí quando estamos num parque, por exemplo,  é comum ouvir muitas outras línguas sendo falada. Isso é legal, faz o newcomer se sentir mais acolhido ou pelo menos menos peixe fora d'água. Hoje também quebrei minha promessa de nunca mais na vida entrar em grupo de mães no whatsapp. Uma moça muito simpática me adicionou em um grupo e em 24 horas já fiz uma talvez-possível-amiga? que nos convidou pra jantar na casa dela amanhã. Tô nervosa e feliz com esse Evento! Meu primeiro encontro no Canadá!!! Só que em família! Me ajudem a decidir o que eu devo levar no jantar: café, doce de leite ou doce de banana pra minha nova amiga?


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...