Fala Kempão-Diário de Bordo – Dia 01 – Cearense no Qatar
Esta publicação só é possível graças a todos aqueles que acreditaram neste projeto
Foram 24 horas intensas. Praticamente sem dormir, na madrugada, cheguei a Doha às 7h15. Logo na saída do avião, os catarianos já mostravam seu cartão de visitas: simpatia e atenção. Impressionante quando eles percebem a gente perdido, vão ao nosso encontro e tentam ajudar, sempre com sorriso e paciência.
Na imigração, fui atendido por uma mulher e pela primeira vez vi aquele turbante preto cobrindo todo o corpo. Somente os olhos dela eram visíveis. Ela foi muito muito simpática, pediu o passaporte, falou pra eu me posicionar pra foto e depois liberado.
Enfim, em Doha! Nossa! Demais! Logo depois do setor de imigração, corrida pra pegar um transporte para o hotel. Mas ao passar por dentro do aeroporto é possível perceber o qual grande, limpo, lindo e suntuoso é. Outro mundo!
No balcão de informação, fui saber valores de táxi e metrô. Táxi tava custando 150 catari (algo em torno de 180 reais) e de metrô precisava passar por 3 linhas. Achei melhor pegar o Uber (55 catari).
Os úbers ficam num setor específico, perto do estacionamento, há outros aplicativos também de transporte e por isso havia dezenas de carros já esperando os passageiros.
Meu Uber não demorou 3 minutos. Um Passat branco com o motorista Jahir. Conferi a placa, levantei a mão e ele viu. Com um largo sorriso, turbante branco e barba, desceu, abriu o porta-malas e falou: “good morning, sir! Mario?”.
No trajeto, que durou menos de 30 minutos, ele atendeu uma ligação, falou em árabe, um carro atravessou a gente, ele soltou um palavrão, mas de boa. Dei 5 estrelas.
No hotel, Le Park, que fica a cerca de 3km do hotel da Seleção e 5km do Estádio Grand Hamad, onde o Brasil treina, simpatia de todos. Reserva conferida, cartão-chave entregue e direto pro quarto. Fui logo fazer todas as necessidades possíveis. Barba feita, banho tomado, roupa trocada.
Tomei um rápido café. Achei o suco de laranja parecido com Tang de laranja, mas não fui argumentar. E voltei pro quarto pra pegar a mochila e correr para o centro de mídia para pegar a credencial.
O Metrô fica a 2 quarteirões. Praticamente do lado. Logo na entrada, 4 pessoas, todas uniformizadas ajudam a te orientar.
Quem tem o aplicativo Hayya (obrigatório para estrangeiros no Qatar) não paga passagem. Dentro da estação (Hamad Hospital) tudo limpo e lindo. O metrô nem se fala: magistral.
3 paradas depois, cheguei à estação da Biblioteca Nacional, que fica do lado do Centro de Convenções, que se transformou no Centro de Mídia da Copa do Mundo. Imagine o Centro de Convenções de Fortaleza? É do mesmo tamanho. Mas para atender a mídia do mundo todo, tinha de ser algo assim.
Depois de uma longa caminhada, enfim, a credencial no peito. Uma rápida olhada pelo complexo, depois, atualizar as redes sociais, me inteirar sobre os procedimentos, ônibus para os estádios e entrevistas coletivas, alimentação etc.
Após o almoço, peguei o metrô, depois o ônibus para ir ao treino da Seleção, no Estádio Grand Hamad. Reforçando outra vez, os catarianos são muito atenciosos e simpáticos e foi assim para pegar o transporte até a atividade do Brasil.
Na prática dos comandados do técnico Tite, reencontro com vários colegas de imprensa, depois uma boa espera para as entrevistas do Raphinha e Richarlison. Já eram 19h e o cansaço bateu forte, dormi apenas 1h no voo, ou seja, exaurido, exausto. Pedi para fazer pergunta ao atacante do Tottenham e abri a coletiva.
Depois, novamente ônibus para pegar o metrô. Só havia eu e outro passageiro. Aliás, os veículos de transporte muito limpos, com ar condicionado e tvs mostrando um mapa em tempo real e informando as próximas paradas. Mas a fome chegou com tudo e parei próximo à estação de metrô para buscar algo pra comer. Encontrei vários brasileiros nas proximidades, achei um centro de mídia da Fifa e jantei por lá. Aí, já sabe, com o bucho cheio, o cansaço me matou.
Peguei o Metrô, cheguei em casa, só deu tempo mandar mensagens aos familiares, falar com a esposa, filhas e dormi. Foi apenas o 1º Dia. Nesta terça-feira, tem mais… Muito mais!
Comentários
Postar um comentário