Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses





Augusto Cesar Benevides - Passei um bom tempo da minha vida tendo que ir a compromissos sociais. Dirigia emissoras de televisão e na Manchete principalmente recebia alguns pedidos dos patrões, Oscar e Adolpho Bloch, para representa-los em reuniões sociais, homenagens etc. Tudo muito chato mas eu não poderia deixar de ir porque além de observarem a minha ausência, estaria desobedecendo aos patrões. Fui a festas, entregas de medalhas, enterros, posses, aniversários etc. Muitos abraços, muitas conversas do tipo que você ouve mas não escuta e sempre no meio da conversa surge um amigo, conhecido e coisa e tal para interromper o papo e começar outra conversa deixando ali ao lado o conversador que já estava no meio da história .E o uísque passando...de repente você se anima e tome abraço, saudações, risadas...Anos atrás representei Cid Gomes, o governador do Ceará, em alguns eventos. E quando você chega como governador, é insuportável, rs. Mas eu ia fazia tudo direitinho ,como diria minha saudosa mãe. O querido amigo Lúcio Brasileiro uma ocasião me chamou para em reduto da família Macedo ir a um jantar em homenagem aos principes Orleans e Bragança. Confirmei. Era de paletó, gravata, tudo que eu não gosto.
Adoro o Lúcio, um amigo de muitos anos, mas achei que seria um saco apesar do querer bem a ele e à família Macedo a quem sempre fui muito ligado. Quando ia saindo, o Mino liga para ir a um cinema e depois tomar uns chopes com as companheiras. Falei do jantar, e ele disse: "Va não, criatura! Depois a gente liga pro irmão (como tratamos o Lúcio) e pro Amarílio. São nossos irmãos." Peguei corda e segui o conselho do Mino. Mas Lúcio ,muito cuidadoso com tudo que faz, ligou lá pra casa e a nossa secretária atendeu. Perguntou por mim e ela respondeu. Ele saiu pra jantar. E Lúcio perguntou: "Foi de paletó?". E a moça: "Não senhor!" No outro dia estava na coluna do Lúcio Brasileiro: "Convidado para jantar com os príncipes, de paletó e gravata, Guto Benevides saiu para jantar em mangas de camisa." Nota leve mas ficou chateado. Outra vez, foi para aqueles almoços na casa do Cláudio Aguiar. Era em homenagem ao Tasso. Estava fazendo uns exames e não disse nada a ninguém. Era coisa do coração, orientado pelo primo Cabeto. Cláudio Aguiar ligou: "Gutinho, tu não vem não, macho?" E eu, sem beber, fazendo exames às vésperas de um cateterismo, perguntei, o Cabeto está aí ? Então me deixe falar com ele. Perguntei e Cabeto disse: "Venha não! Você vai beber, já está todo mundo bebendo...amanhã tem exames..." Não fui. Lúcio ficou chateado. Mas liguei para o Cláudio, expliquei e aí ele fez um AAA (almoço na casa do Cláudio Aguar - AAA significa: almoço, Aguiar, Ancoradouro) em homenagem a mim. Esse eu não teria desculpa, rs. Fui e indiquei os convidados, entre eles, Gustavinho, Pedro Gurjão (que proferiu um lindo discurso), Pio, Totonho, Neo Pi Neo, maestro Rodolf Forte, com sanfona e tudo e outros mais que agora não lembro. Foi até de noite. Animadíssimo!! Mas recentemente me convidou para um almoço em homenagem a ele e não pude ir por conta de exames novamente, mas não quis explicar senão iam dizer que iria botar safenas etc. Não fui. E tentei falar mas não consegui. Sei que ele sabe que é uma das pessoas que mais quero bem. Sempre me orientou no começo da minha vida profissional, almoçamos várias vezes em sua cobertura no Iracema Plaza Hotel ,estive em sua casa no Cumbuco, quando jogamos uma pelada com o saudoso Neno, Mino e outros danados e queridos. Alguns anos atrás nosso encontro foi no aeroporto de Lisboa onde passamos algum tempo na "serpentina" da imigração e às gargalhadas contando histórias hilárias de amigos nossos. Se alguém puder, mande pra ele esses escritos. Já tentei, mas sem retorno. Quero que ele saiba que a amizade nada mais é do que um entendimento perfeito entre as coisas divinas e humanas, junto com o sentimento de se querer bem.
Hoje priorizo VIVER. Não quase viver, VIVER, fazendo o que gosto muito e cuidando da saúde para viver muito mais. Um dia cheguei no apartamento dele e Francisco, fiel assistente me disse: "Seu Lúcio está mal mas não quer que chame médico!" Liguei para o cunhado Pompeu (saudoso Pompeuzinho), otorrino, prestativo. Foi lá, cuidou do Lúcio e tornaram-se amigos-irmãos. Mas hoje eu não queria que me convidassem para eventos, jantares, sereias etc.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas imaturas. Muito menos sendo bolsonaristas, risos. Não tem quem aguente, esses tais “patriotas”, penso. Quem disse algo parecido foi Rubem Alves. Mas na verdade, amo os meus amigos e tenho certeza de que: de todas as coisas que a sabedoria proporciona para que se obtenha uma existência feliz, a maior é a amizade.





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...