Crimes Ambientais que envolvem Pesca e Comercialização Llícitas de Lagostas no Ceará são o alvo da Operação Macruros, da Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (1º de março de 2023). Ao todo, 60 Mandados Judiciais, expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal, estão sendo cumpridos em três Estados (Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte), nas cidades:
- Fortaleza (CE).
- Eusébio (CE).
- Aracati (CE).
- Fortim (CE).
- Icapuí (CE).
- Porto do Mangue (RN).
- Alcobaça (BA).
Segundo a PF, a Operação desta quarta-feira (1) envolve 230 Policiais Federais e tem a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que identificou mais de 249 toneladas de Lagosta com indícios de serem provenientes de Pesca Ilegal no Ceará.
- A investigação apontou indícios de esquema criminoso de Pesca Ilegal de Lagosta em Praias de Aracati, Fortim e Icapuí, envolvendo pescadores, atravessadores e empresas, com indícios de falsidades documentais para que o produto da Pesca Ilegal fosse formalmente inserido no mercado nacional e internacional”, detalhou a PF.
Os investigados podem ser enquadrados em:
- Crimes de Pesca Ilegal.
- Obstrução a Ação Fiscalizadora Ambiental.
- Falsidade Ideológica.
- Receptação Qualificada.
- Associação Criminosa.
- Lavagem de Dinheiro.
As Penas nesses casos podem chegar a 34 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados no material apreendido.
- As investigações continuam com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos”, acrescentou a PF.
Comentários
Postar um comentário