🔊 *Ações das Forças de Segurança culminam na captura de 11 pessoas e na apreensão de nove armas de fogo na Capital*
Ofensivas integradas de combate à criminalidade realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará culminaram, da manhã até a tarde desta quinta-feira (10), nas capturas de 11 pessoas suspeitas de envolvimento em ações criminosas em bairros das Áreas Integradas de Segurança 4 e 8 de Fortaleza. Ao todo, nove armas de fogo, entre elas um fuzil, e uma granada, diversas munições e drogas também foram apreendidas durante os trabalhos policiais.
As primeiras capturas ocorreram ainda pela manhã, quando dois adolescentes, com idades de 14 e 17 anos, suspeitos de incendiar um veículo no bairro Carlito Pamplona, foram apreendidos por policiais militares. A dupla foi localizada no bairro Pirambu e conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um procedimento análogo ao crime contra a incolumidade pública por causar incêndio foi registrado. Um outro adolescente foi levado a uma unidade de saúde com queimaduras e está sob escolta policial.
Ainda durante diligências, outras cinco pessoas, sendo três adolescentes e dois adultos, foram capturadas por equipes da Polícia Militar, no bairro Carlito Pamplona. Com eles, três pistolas, carregadores de pistolas e diversas munições foram apreendidas.
No bairro Barra do Ceará, um homem, identificado como Lindeson Nunes da Silva, de 33 anos, foi preso em posse de drogas por equipes do 33º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e integrar organização criminosa. Já um outro homem, identificado como Edequias Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, foi preso por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O homem é suspeito de envolvimento em homicídios na AIS 8.
Já no bairro Pirambu, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam Paulo Anderson Vieira da Silveira, de 26 anos. O indivíduo foi localizado em posse de cerca de um quilo de maconha, 45 munições calibre 380, uma pistola, além de 105 gramas de cocaína e 80 gramas de crack. Paulo foi autuado pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, fez um balanço da operação e destacou o reforço do policiamento ostensivo nessas áreas de segurança.
Prefeito de Fortaleza, José Sarto: Diante dos episódios de violência registrados no Grande Pirambu, determinei que o secretário municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda, acompanhe as ocorrências. Desde cedo, reforçamos equipes da Guarda Municipal em equipamentos públicos na região, incluindo escolas, postos de saúde, UPAs e prédios administrativos. Estamos adotando todo o protocolo para resguardar a segurança dos usuários de nossos serviços e também dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Disponibilizamos ainda o nosso efetivo para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social em caso de necessidade. É muito grave que a população fique refém da ação de criminosos, impedida de ir e vir em virtude desse lamentável cenário de insegurança.
Sindicato dos Jornalistas do Ceará: O Sindjorce orienta a instalação imediata de protocolos de segurança para os jornalistas que estão cobrindo os incêndios criminosos na região do Grande Pirambu, em Fortaleza. As empresas de mídia devem realizar uma avaliação criteriosa dos riscos envolvidos nas coberturas realizadas no local e garantir a segurança dos profissionais de imprensa. A orientação do Sindjorce ressalta a importância das empresas adotarem protocolos de segurança que incluam a análise prévia das condições do local, a definição de pontos seguros para posicionamento dos jornalistas e a disponibilidade de equipamentos de proteção adequados. Além disso, a colaboração entre as equipes de imprensa, as autoridades locais e os profissionais de segurança é fundamental para assegurar que a cobertura jornalística seja realizada de maneira responsável e segura. A iniciativa do Sindjorce demonstra a preocupação com o bem-estar dos profissionais de imprensa e reforça a importância de priorizar a vida dos jornalistas em situações como essa. Informamos ainda que as empresas de comunicação e a Secretaria de Segurança Pública também estão sendo oficiadas.
Comentários
Postar um comentário