Quarto dia do 8º Fórum Nacional de Museus promove minicursos, reuniões temáticas e debates nesta quinta (28).
Encontro Nacional do Setor de Museus realiza atividades de fortalecimento e disseminação da preservação da memória
A programação diversificada do 8º Fórum Nacional de Museus segue com atividades ocupando diversos equipamentos culturais e ambientes universitários de Fortaleza e reunindo profissionais atuantes em museus e espaços culturais, professores e pesquisadores, estudantes e interessados na temática da preservação da memória e da museologia. As ações do Fórum são patrocinadas pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e pelo Instituto Cultural Vale.
Nesta quinta-feira (28), quarto dia do Fórum, serão realizados oito minicursos com temas como captação de recursos, direitos autorais, documentação em museus e acessibilidade em exposições, entre outros. Em paralelo, dezesseis reuniões autogestionadas ampliarão as discussões em diversas áreas do conhecimento do setor, com a realização da Reunião de Articulação da Rede Cearense de Museus Comunitários, da Reunião do Conselho Federal de Museologia (Confem) e do 12º Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social.
A programação comecou às 9 horas e segue às 17 horas, com o credenciamento podendo ser feito ao longo dia. A programação da quinta-feira encerra com a mesa-redonda internacional “Repatriação e reparação”, que será realizada das 18h às 20h, na Estação das Artes, com a participação de Taís Valente, museóloga e Coordenadora de Preservação e Segurança / Ibram; Marco Antonio Nakata, diretor do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; Evelyn Centurión Cancino, representante do Ministério da Cultura do Peru; Aimeé Mansur, vice presidenta do Conselho Nacional do Patrimônio de Cuba; e Judith Opoku-Boateng, da Universidade de Ghana.
A presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, destacou a importância do evento. “Esse fórum é um marco histórico para a sociedade museal, porque vai envolver a sociedade civil e vai ter uma programação para as pessoas da cidade. Nós vamos ocupar museus, bibliotecas, teatros com uma programação rica de cursos, painéis e conferências. Vai ser um evento muito importante para abrir diálogos com a sociedade e para a construção de uma memória coletiva”, ressaltou.
Às 9 horas iniciou o evento Comunicações Coordenadas, no auditório da Pinacoteca, e também das 9h às 12h foi realizada a reunião autogestionada da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – Abremc, no auditório do Dragão do Mar.
Os participantes do evento pparticipam de doze minicursos que são ofertados em dois turnos, pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Confira a programação dos minicursos:
Minicursos - Manhã (das 9h às 12h):
● Sustentabilidade na prática
Local: Casa José de Alencar
● Captação de recursos do setor museal
Local: auditório Kuya
● Gestão de riscos ao patrimônio museológico brasileiro- Parte 1
Local: Museu da Indústria
● Plano museológico: planejamento estratégico para museus- Parte 1
Local: UNIFOR - Universidade de Fortaleza
● Desvendando a documentação em museus – Parte 1
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
● Direitos autorais
Local: Museu de Arte da UFC - MAUC
● Fotografia Tátil, acessibilidade em exposições – Parte 1
Local: Pinacoteca Ateliês 1 e 2
● Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) direcionada aos Pontos de Memória
Local: Seara da Ciência - UFC
Minicursos - Tarde (das 14h às 17h):
● Gestão de riscos ao patrimônio museológico brasileiro- Parte 2
Local: Museu da Indústria
● Plano museológico: planejamento estratégico para museus- Parte 2
Local: UNIFOR - Universidade de Fortaleza
● Desvendando a documentação em museus- Parte 2
Local: Museu de Arte da UFC - MAUC
● Fotografia Tátil, acessibilidade em exposições- Parte 2
Local: Pinacoteca Atelier 1 e 2
Além dos minicursos, a programação ainda conta com a realização de reuniões autogestionadas no turno da tarde. As reuniões acontecem em diferentes equipamentos culturais de Fortaleza. Confira a programação completa das reuniões:
Comunicações coordenadas - Manhã e tarde (das 9h às 17h)
● Comunicações coordenadas
Local: Auditório da Pinacoteca
Reuniões - Manhã (das 9h às 12h)
● Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – Abremc
Local: Auditório do Dragão do Mar
Reuniões – Tarde (das 14h às 17h):
● Encontro de REM’s do Brasil
Local: Sala Imersiva do Museu da Imagem e do Som (MIS)
● Conselho Federal de Museologia – Cofem
Local: Auditório Secult
● Museus Ferroviários
Local: Associação dos Ferroviários
● 12º Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social
Local: Auditório Kuya
● Registro de Museus
Local: Museu de Arte da UFC - MAUC
● Reunião de Articulação da Rede Cearense de Museus Comunitários
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca
*Fórum Nacional de Museus
O Fórum Nacional de Museus é um evento realizado desde 2004 e constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus e de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal. A escolha da cidade para a realização do evento se deu por votação em plenária realizada no 7º Fórum Nacional de Museus, ainda em 2017, em Porto Alegre/RS.
A realização do evento é fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), firmada por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado durante o Programa (re)Conexões Ceará, realizado em setembro deste ano.
Mais informações e a programação completa do 8º Fórum Nacional de Museus (8º FNM) estão disponíveis no endereço https://forum.museus.gov.br/
Comentários
Postar um comentário