Pular para o conteúdo principal



Bela Beberibe


Com a chegada oficial do período da alta estação, Beberibe, referência de destino turístico mundial, espera receber mais de 40 mil turistas nos próximos meses de dezembro, janeiro e feveirero. O município, localizado a 79 quilômetros de Fortaleza, é privilegiado por unir belezas naturais e paradisíacas no cenário do litoral, do sertão e da serra, além de contar com pousadas e hotéis de quatro e cinco estrelas, que já correspondem à segunda maior estrutura hoteleira do Estado, com a disponibilidade de 2.400 leitos, atrás somente da Capital.
Durante o ano de 2008, Beberibe foi o segundo município mais visitado no Ceará. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), mais de 212 mil turistas passaram pelo município, com a permanência média de cinco dias, após ingressarem em Fortaleza. “Com o maior investimento das empresas de turismo e a participação do município em feiras nacionais, a nossa expectativa é receber 20% a mais da média da alta estação passada”, ressalta Ingrid Bessa, secretária de Turismo e Cultura de Beberibe.
Para continuar a receber e atrair mais visitantes, a Prefeitura de Beberibe investiu na sinalização de trânsito e turística da região, na limpeza do litoral, com a presença de garis fixos durante todo o dia nas principais praias, e na construção de um ponto de apoio para as empresas de turismo na Praia do Morro Branco. Além de disponibilizar uma estrutura física de qualidade, neste semestre, bugueiros, guias, garçons e donos de barracas foram capacitados para melhor atenderem os turistas com cursos oferecidos através da parceria Sebrae, Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e Secretaria de Turismo e Cultura.
Com 54 quilômetros de extensão de litoral, o município é agraciado com praias exóticas, famosas ou ainda desconhecidas, e sol o ano todo, oferecendo opções de lazer para todos os gostos. Aqueles que buscam descanso podem desfrutar de um banho relaxante nas lagoas de águas cristalinas e de uma boa caminhada contemplando as falésias com areias coloridas e coqueirais da região. Já os que procuram mais aventura, podem conhecer os verdes mares da região seja com os nativos em um passeio de jangada e enfrentar as dunas em um radical passeio de buggy ou, ainda, praticar kitesurfe.
Mesmo tendo nas praias seus principais atrativos, Beberibe ainda detêm uma beleza cenográfica em seu sertão e sua serra. O interior do município apresenta característica do semi-árido tipicamente nordestino, com vegetação de caatingas, e observa-se a formação morfológica serrana, conhecida como inselberg, constituída pelo alinhamento da crista da Serra do Félix, com mais de 200m de altura, 15 km de extensão por 1,5m de largura.
A região interiorana do município proporciona a prática do ecoturismo, turismo rural, agroturismo, rappel e outros esportes da natureza. Também podem ser apreciadas a vegetação característica e as diversas fazendas distribuídas ao longo das estradas, como para a Fazenda Pimenteiras (JACAJU), que possui a maior área de plantação de cajueiro do País, com mais de 480 mil hectares de cajueiro anão precoce irrigado e 16 mil hectares de cajueiro nativo (comum).
A existência de matéria-prima local associada à comercialização para a demanda turística alimenta a produção artesanal do município. As peças produzidas, principalmente com areias coloridas, búzios, pedrinhas, couro, barro, palha, labirintos e rendas de bilros encantam os turistas, sendo, inclusive, exportadas para diversos países. De modo especial, sobressai o artesanato feito com areias coloridas, originadas das falésias misturadas com tinta e areia da praia (as cores vêm dos minerais encontradas na areia como o ferro e o enxofre). Criando várias paisagens de praia e da cultura nordestina, os artesãos originam peças decorativas e souvenires em garrafas de vidro de vários tamanhos. Essa arte é chamada de sericografia.
Beberibe também é muito conhecida por causa do seu carnaval. A festa realizada na cidade e nas praias é considerada um dos maiores carnavais do Ceará e atrai gente de várias partes do Brasil. Nos meses de férias e alta estação, as atividades culturais e de lazer no município não param. Para o Réveillon, a Prefeitura está organizando uma grande comemoração na praça matriz com a banda Biquíni Cavadão. No mês de janeiro, acontecem tradicionalmente Reisado e a Regata de Jangadas da Barra da Sucatinga.
O município ainda alia o turismo aos negócios. Em 2010, Beberibe vai sediar, pela terceira consecutiva, o Caju Nordeste, seminário anual realizado em municípios do Nordeste e já consolidado como o mais importante do País dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro. O município tem cerca de 32.600 hectares de área plantada com o cultivo de cajueiro, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para mais de 15 mil trabalhadores.
Um Pouco da História
A região só foi ocupada no início do século XIX, quando as famílias Ferreira do Vale, de Cascavel, e Queiroz Lima, de Aquiraz, compraram terras na região. A proximidade das terras favoreceu o relacionamento das duas famílias. O Sítio Lucas, nome primitivo de um dos distritos de Cascavel, pertencente a Baltazar Ferreira do Vale, por oferecer melhores condições de povoamento, deu início a um importante núcleo do qual originou a cidade de Beberibe.
Antes de ser conhecido por Lucas, o local recebeu a denominação de Uruanda, nome atribuído pelos indígenas que ocupavam a região. Beberibe foi o nome com o qual Brasiliano Ferreira de Araújo registrou as suas terras, adquiridas por 10 mil réis, localizadas onde hoje é a sede do Município. A preocupação de Brasiliano foi doar a área para a construção da igreja. Inaugurada em 1875, a igreja impulsionou o crescimento do povoado. E em 5 de julho de 1892 foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel.
De município a distrito, e de distrito a município, Beberibe teve que conviver diversas vezes com essa mudança, até novembro de 1951. Naquela data, o então governador Raul Barbosa sancionou a Lei nº 1.153, que restaurou em definitivo a autonomia do Município, atendendo a imposição dos ilustres filhos da terra. No entanto, somente em 25 de março de 1955 o Município foi oficialmente instalado.
Beberibe, que na língua tupi significa “lugar onde cresce a cana”, conheceu um expressivo desenvolvimento econômico a partir da implantação de aproximadamente uma centena de engenhos de cana de açúcar na região. A riqueza originada da indústria de rapadura local fez com que Beberibe fosse apelidada por Cascavel e Sucatinga de “Vila Rica”.
Roteiro das principais praias de Beberibe
As praias que fazem parte do município de Beberibe são Tabuba, Morro Branco, Praia das Fontes, Diogo, Uruaú, Barra da Sucatinga, Ariós, Prainha do Canto Verde, Praia do Paraíso e Parajuru. As opções são muitas. Não vão faltar destinos para você conhecer e se aventurar.
Praia Morro Branco
Famosa por seu labirinto de falésias abertas à erosão e seu artesanato de areias coloridas. Ficou conhecida nacionalmente por ser o cenário de inúmeras novelas, filmes, além de aberturas de programas de tv. Morro Branco fica a 80 km de Fortaleza e o acesso pode ser feitos pelas CE-085, CE-483, CE-423 e pela BR-222.
Praia de Tabuba
Praia localizada após a de Morro Branco. A areia é fofa e clara. Na época das cheias, ocorre um fenômeno chamado pelos nativos de 'pororoca', com ondas enormes, causada pelo encontro do Rio Choró com o mar.
Praia das Fontes
Conhecida por suas falésias avermelhadas, dunas e fontes de água doce potável que brotam das falésias à beira mar. Todos que passam por lá têm que conhecer a 'Mãe D`Água', uma gruta nas pedras, com uma fonte em seu interior, cujas águas os nativos afirmam rejuvenescer.
Praia do Diogo
Aqui as falésias recomeçam e se prolongam por uma praia reta e de areias multicoloridas. Bicas de água doce e cristalina surgem a poucos metros do mar.
Praia do Uruaú
Muitas dunas coloridas, de acesso restrito, praia linda, com mar esverdeado e lindo coqueiral. A Lagoa do Uruaú, a maior da região, fica a 4 Km da praia e é muito procurada por turistas. O local é perfeito para praticar esportes radicais.
Barra do Sucutinga
De beleza incomparável, esta barra abriga, além de uma paisagem fenomenal, uma colônia de pescadores que vivem de sua pesca abundante. Praia de ondas mansas, coqueirais, dunas e areia fofa.
Prainha do Canto Verde
Pequeno paraíso escondido entre as dunas, lagoas e coqueirais. Tem uma vila de pescadores e é conhecida por sua luta na preservação ecológica. No ano de 1993, quatro jangadeiros fizeram uma viagem de protesto contra a pesca predatória até o Rio de Janeiro a bordo da jangada 'SOS Sobrevivência'. Por isso, em 1995, esta praia tornou-se sede do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.
Praia do Paraíso
Praia deserta, de mar forte e areia fofa. Situa-se entre dois sangradouros das Lagoas Córrego do Sal e do Correia.
Praia Parajuru
Praia de mar limpo e ondas fortes. Boa para pesca e excelente para descanso.
Praia da Barrinha
Areia fofa, brisa constante e mar agitado. Fica na margem esquerda do Rio Pirangi. Na época das chuvas, aparecem lagoas e riachos temporários. Os Manguezais e a fauna da região são as principais atrações do local.
Mais informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Beberibe. Falar com Ludmila Vitorasso (9156.0038) ou Gabriela Alves (8849.6038) pelo fone 3258.1001.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...