"Em homenagem ao bicentenário dos compositores Frédéric Chopin e Robert Schumann, a Associação Amigos do Piano do Ceará – APICE apresenta PIANÍSSIMO, concerto com Maria José Moraes, depois de amanhã (26)), às 19h30 no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). A entrada é gratuita.
A PIANISTA - Maria José Moraes foi uma das vencedoras do 2° Concurso Nacional de Piano da Bahia e conquistou o 1º lugar no 2º Concurso de Piano Paurillo Barroso, em 1999, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Em sua trajetória artística, José realizou concertos em diversas capitais brasileiras, como Manaus, Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo.
Natural de Manaus, iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade com a professora Maria Augusta Bacelar. Apresentou-se pela primeira vez em recital aos dez anos de idade no Teatro Amazonas, já sob orientação da professora Mary Benaion. Diante do sucesso alcançado, obteve uma bolsa de estudos pela Prefeitura Municipal de Manaus e prosseguiu seus estudos na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.
Viajou, então, a pequena pianista acompanhada de seu pai e, em trânsito por Belém do Pará, por ocasião de uma visita a amigos na Rádio Clube do Pará, onde havia um piano de cauda, a menina interpretou ali a BALADA em sol menor de CHOPIN. A notícia da presença da menina-prodígio na cidade logo chegou ao conhecimento do então Interventor Federal do Estado do Pará, Cel. Magalhães Barata, que convidou Maria José e seu pai para serem hóspedes oficiais do Estado. Na oportunidade, a menina apresentou-se em concerto no Teatro de Paz, sob o patrocínio do Governo do Estado do Pará.
No Rio de Janeiro, Maria José Moraes continuou seu curso de piano com Maria Amélia Resende Martins, com quem estudou durante oito anos. Foi uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, com quem se apresentou tocando o Concerto para piano e orquestra K 466 em ré menor, de W. A. MOZART, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho.
Ainda no Rio de Janeiro, realizou concertos na Associação Brasileira de Imprensa, em audições nas Rádios GLOBO (Programa Artistas Novos do Brasil), Roquete Pinto, Nacional (com a Orquestra Sinfônica da emissora, sob a regência do maestro Léo Perachi), na rádio TUPY (no Programa Tupi na Televisão, programa de calouros dirigido por Ari Barroso).
PROGRAMA
F. CHOPIN
Noturno póstumo em dó # menor
Grande valsa Brilhante opus 18
Valsa Brilhante opus 34 nº 1
Valsa póstuma em mi menor
Fantasie Impromptu opus 66
R. SCHUMANN
Carnaval de Viena opus 26
Allegro
Romanza
Scherzino
Intermezzo
Finale
A APICE - A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PIANO DO CEARÁ (APICE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por iniciativa de professores, estudantes e intérpretes de piano com o interesse de promover e incentivar o estudo, a pesquisa e a prática de atividades relacionadas à música de concerto, com ênfase na formação e divulgação da cultura pianística. Tem como objetivo central difundir a música de concerto visando a formação de plateia e o enriquecimento cultural da sociedade cearense de uma maneira geral.
Para isso, a associação pretende desenvolver concertos didáticos, programa de rádio, realização de saraus em ambientes familiares e pequenos teatros, cursos de Apreciação Musical e História da Música; Centro de Pesquisa e Informação acerca da cultura pianística: repertório, compositores, novas metodologias, intérpretes, afinadores, tipos de instrumentos, escolas, concursos; mapeamento dos pianos existentes no estado do Ceará e viabilizar a experiência musical de jovens cearenses no Conservatório de Briançon, na França.
Qualquer pessoa pode associar-se à APICE. Basta pagar uma taxa anual de R$ 80,00 (R$ 60,00 para estudantes). Todos os sócios beneméritos podem usufruir gratuitamente de todas as atividades promovidas pela associação. Quem não for associado também pode colaborar por meio de doações avulsas, apoios culturais e parcerias com outras instituições de caráter artístico-cultural.
SERVIÇO - Concerto PIANÍSSIMO com Maria José Moraes - Dia 26 de maio (quarta-feira), às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531 – Aldeota). Concerto em homenagem ao bicentenário dos compositores Frédéric Chopin e Robert Schumann. Informações: 3264.7038. GRÁTIS.
CONTATOS para ENTREVISTAS:
Maria Helena Lage Pessoa (Presidente da APICE): 8866.1431
Angelita Ribeiro (Diretora Administrativa da APICE): 9118.6421
Maria José Moraes (Sócia-fundadora): 3265.4923
DÉGAGÉ
Comentários
Postar um comentário