Psiquiatras, psicólogos e diversos profissionais de saúde de todo o País estão em Fortaleza para participar da 28ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que começa hoje, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Considerado o maior encontro de psiquiatras da América Latina, o Congresso acontece pela primeira vez em Fortaleza, e tem o objetivo de valorizar o médico psiquiatra e garantir que os avanços científicos se transformem em benefícios práticos para a sociedade, além de aproximar os profissionais para discutir a ciência e o compromisso social na área. Em sua 28ª edição, deve atrair mais de cinco mil pessoas em simpósios, conferências, mesas redondas e outros tipos de atividades, durante os dias 27 a 30 de outubro, para debater temas sobre a saúde mental e a responsabilidade social do psiquiatra.
Dentre as conferências que serão apresentadas nesta quarta-feira, com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas da saúde, destaque para os temas “O estresse no cotidiano da vida” que será discutido pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, Dr. Adriano Vaz-Serra; e para o famoso cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy, que tratará dos aspectos psicossociais na cirurgia plástica. Psiquiatria forense, transtornos do humor no ciclo reprodutivo e a demência no idoso, também fazem parte dos temas que serão ministrados durante os cursos na programação. Nas mesas redondas, os debates abordarão diversos assuntos, dentre eles o Transtorno Obsessivo Compulsivo; e os desafios assistenciais para as políticas públicas de saúde mental no Brasil, onde irão falar sobre a eletroconvulsoterapia, os CAPS e a situação da emergência psiquiátrica no País.
Após o dia de debates, todos os conferencistas estarão reunidos em uma Solenidade de Abertura que será realizada a partir das 19h30, no Buffet La Maison Dunas. No momento, o atual presidente da Associação Brasileira fará o discurso de abertura do evento, além de apresentar o novo presidente da ABP, eleito por associados em Assembléia ocorrida nesta terça-feira (26). Também serão entregues as gratificações referentes ao Prêmio de Jornalismo da ABP e os prêmios Professor Ulysses Vianna Filho, Professor Luiz Cerqueira, Professor Álvaro Rubim de Pinho, Professor Oswald Moraes Andrade, Professor Zaldo Rocha, Psiquiatria Geriátrica e Jovem Psiquiatra.
Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria em conjunto com a Sociedade Cearense de Psiquiatria, é a primeira vez que o evento acontece no Estado. Serão mais de 160 atividades científicas programadas, entre simpósios, conferências, cursos, mesas redondas, encontros com especialistas, oficinas de ensino, fóruns, debates, casos clínicos, laudos psiquiátricos e vídeos.
Comentários
Postar um comentário