Pular para o conteúdo principal



Sem Alceu, mas com Tulipa


Em virtude de restrições orçamentárias durante captação de recursos para o IV Festival UFC de Cultura – Caminos de Nuestra América, que acontece de 17 a 21 de outubro, está cancelado o show que o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença faria na noite de sexta-feira (21), no Campus do Pici. Assim, a coordenação de produção do evento anuncia a participação da cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz e do músico cearense Artur Menezes na programação noturna do Festival para o dia 21 de outubro.

Com início às 19h, no Campus do Pici, a programação de encerramento do Festival, na sexta-feira (21), terá início com show da banda universitária Galáctico Papa. Logo em seguida, sobe ao palco o cearense Artur Menezes, considerado um dos melhores músicos de sua geração. Ele vem despontando no cenário do blues ao mostrar virtuosismo com a guitarra e composições e interpretações que têm colecionado elogios da imprensa especializada. 

Artur dividiu o palco com a lenda Buddy Guy – guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock que inspirou Jimi Hendrix – em recente temporada de quase dois meses em Chicago, nos Estados Unidos. Artur tem 26 anos de idade e 10 de carreira. O repertório do show no Pici será semelhante à apresentação que ele fez, em agosto, no Projeto Blues na Faixa, do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista: releituras, como “Red House”, de Jimi Hendrix; “Dangerous Mood”, de B.B. King; “Misirlou”, de Dick Dale; “Everybody Needs Somebody”, do Blues Brothers; e canções autorais do recém lançado álbum “Early to Marry”, como “I’m Never Satisfied”, “Please Give Me a Chance”, “Going Back Home” e “Tell Me How”.

As influências de Artur vão de Jimi Hendrix ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Passa também por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy e Johnny Winter, além do funk de James Brown. Para se aprimorar, o artista cursou Música na Universidade Estadual do Ceará (Uece). E quando foi morar nos EUA, em 2006 e 2007, participou de jam sessions com John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns e Big Ray, além de ter sido integrante da banda The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico, gravando com ela dois discos ao vivo. 

No Brasil, entre participações e abertura de shows, dividiu o palco com artistas do porte de Nuno Mindelis, Blues Etílicos, Magic Slim, Big Time Sarah, Scott Henderson, Rick Estrin, Peter Mad Cat e Baseado em Blues. Também já foi convidado por André Christóvam para participar de seu show no Bourbon Street, um dos mais importantes espaços para o blues no Brasil. “Early to Marry”, lançado pela Blues Time Records e distribuído pela Tratore, traz em nove faixas a sintonia do blues com o baião, além do soul, rock e funk. Artur Menezes é ainda um dos idealizadores do projeto ”Casa do Blues”, que prevê a realização de shows semanais com entrada gratuita, no bairro Benfica, em Fortaleza. 

Para encerrar a noite e a programação do Festival, Fortaleza receberá, também pela primeira vez, dois dos artistas mais representativos e premiados da nova geração da música brasileira, o paulistano Marcelo Jeneci e a santista Tulipa Ruiz

Jeneci apresentará o show de seu primeiro álbum, “Feito pra Acabar”, lançado em dezembro de 2010 e que vem colecionando boas críticas. “Felicidade”, desse disco, foi eleita a melhor música do ano pelo júri do Prêmio Multishow, realizado no último dia 6 de setembro. O trabalho de Jeneci é calcado em sua própria vivência musicial. Apesar de ter apenas um álbum com composições próprias, é instrumentista desde cedo. Hoje, aos 28 anos, tem no currículo mais de dez anos como músico acompanhante de variados nomes da música nacional, como Chico César. Entre seus parceiros de composição estão Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Vanessa da Mata.

Eleita melhor cantora no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011, em setembro último, a também compositora Tulipa Ruiz fará participação especial no show de Marcelo Jeneci. Ela diz ter aprendido a cantar ouvindo cantoras e compositoras do naipe de Joni Mitchell, Gal Costa, Ná Ozzetti, Zezé Motta, Baby “Consuelo” do Brasil e Joyce. Mas a música sempre participou de sua vida, pois o pai, Luiz Chagas, é jornalista e músico do grupo Isca de Polícia, que acompanhava Itamar Assumpção em seus shows.

Desenhista e ilustradora de livros infantis, agendas, capas de disco e cartazes de shows, Tulipa deixou, em dezembro de 2008, a agência de comunicação em que trabalhava para ficar três meses compondo com o irmão. Foi, então, convidada para o Festival da Trama, no Teatro Oficina, em São Paulo. Não parou mais, fazendo seu primeiro show solo em 2009, também no Teatro Oficina, e, depois, no Projeto Prata da Casa, no SESC Pompeia. Colecionou tantos elogios da crítica, inclusive do conceituado produtor musical Nelson Motta, que decidiu apostar na carreira e gravar seu primeiro disco: “Efêmera”. Lançado no final de maio de 2010, o disco conquistou rapidamente a crítica e o público, com canções sutis e poéticas, construídas sob arranjos simples e melodias doces, embaladas pela voz única de Tulipa. 

É amiga pessoal de Marcelo Jeneci, com quem já cantou em diversas outras oportunidades, e também já fez dobradinha com grandes cantoras do País, como Zélia Duncan. Em “Efêmera”, há participações de Tiê, Anelis Assumpção, Donatinho, Kassin, Thalma de Freitas, Juliana Kehl e Mariana Aydar. No último Rock in Rio, seu show ao lado da banda pernambucana Nação Zumbi também gerou grandes elogios.

O FESTIVAL – Inspirado na Nuestra América de José Martí, poeta e pensador cubano, o tema do IV Festival UFC de Cultura põe em foco a identidade latino-americana: a heterogeneidade de países com heranças culturais próprias que se unem na construção de uma só América, a Latina. Devido aos muitos aspectos que permeiam a miscigenação cultural de seu território, a busca pela integração latino-americana não é tarefa fácil. Com essa proposta, a programação do Festival trará expressões culturais, artísticas e estéticas dos vários países que compõem nosso continente, tendo ao centro os sentidos que fazem pulsar a vida do povo latino-americano e suscitando reflexões.

CARIRI – Depois de três edições em Fortaleza, o Festival UFC de Cultura se expande e acontece pela primeira vez no Campus do Cariri. De 25 a 27 de outubro de 2011, oficinas, shows, debates e apresentações culturais ocuparão os diversos espaços da UFC em Juazeiro do Norte. O evento contará na abertura com a apresentação de Orquestra de Rabecas do Cariri e se encerrará com o show do grupo Cabruêra, da Paraíba. Nos debates, os rumos da universidade pública e das grandes cidades entrarão em pauta. Oficinas de grafite prometem deixar seus vestígios pela estrutura do Campus, além de apresentações de grupos locais.

A programação completa do IV Festival UFC de Cultura está no site www.festivalufcdecultura.ufc.br. Novidades podem ser acompanhadas também pelo twitter @festivalUFC ou pela fanpage do evento no facebook (www.facebook.com/pages/Festival-UFC-de-Cultura/204167589645767).

O IV Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem apoio cultural do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Coelce.

Fonte: Coordenação de Produção do IV Festival UFC de Cultura – (fone: 85 3366 7319) / Assessoria de Imprensa – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332) / Produção do IV Festival UFC de Cultura – Via de Comunicação e Cultura – (fone: 85 3223 4300 / e-mail: festivalufc@gmail.com)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...