“A pobreza não é um acidente.
Assim como a escravidão e o Apartheid,
a pobreza foi criada pelo homem e
pode ser removida pelas ações
dos seres humanos” Nelson Mandela.
Nos últimos anos, o foco dos estudos a respeito da presença dos negros na sociedade brasileira tem se deslocado. Estudiosos do tema vem buscando redirecionar suas análises no intuído de perceber o papel desempenhado por esses indivíduos como importantes sujeitos no processo histórico de formação da sociedade brasileira. Nesse sentido, pesquisadores tem se voltado cada vez mais para a análise de diferentes variáveis de modo que modelos cristalizados, nos quais a relação negro-escravidão que direcionava ao negro escravo ou liberto o papel de figurante na sua história, sendo incapaz de agir eficazmente no processo histórico, fosse superado. Se de um lado, tivemos o pensamento do historiador Raimundo Girão (1971) desqualificando e/ou negação as contribuições de mulheres e homens negros no Ceará, quando diz:
Nessa organização socioeconômica, que veio caracterizar, no conceito de Capistrano [de Abreu], a Civilização do Couro, os ombros afros pouco entraram em cena. (...) Daí porque a percentagem do sangue africano é pequena dentro das veias do cearense. E também porque humilde e pouco não pode subir na escala, ficou em baixo, sem ânimo de interferir na mesclagem da etnia cearense.
Por sua vez, temos em 2010 a publicação do Museu do Ceará do livro intitulado O negro no Ceará: História e Memória, obra que vem trazer de forma contundente a presença do Ser Negro no Ceará ou, por assim dizer do Afro-cearense.
Nesse sentido, o I Colóquio das Faculdades INTA – Consciência Negra Numa Discussão Sobre Sociedade, Saúde e Educação: perspectivas para transformação, tem como objetivo principal refletir e deliberar ações para uma sociedade mais justa e plena social, política e economicamente.
BOX
Tema:
Numa sociedade de cor: discutindo cultura, saúde e educação de afrodescendentes.
PROGRAMAÇÃO
Mesa Redonda
Local: Auditório das Faculdades INTA
Horário: 18h30 as 21h45
Profa. Me. Ana Lúcia Farah de Tófoli (História - INTA)
Profa. Me. Carla Silvino (História - INTA)
Profa. Doutoranda Geranilde Costa (Pedagogia - INTA)
Profa. Doutoranda Janaina Zaranza (Serviço Social - INTA)

Comentários
Postar um comentário