Pular para o conteúdo principal



Rally Dakar 2014

O Brasil terá duas duplas no Rally Dakar 2014. A Equipe Mitsubishi Petrobras parte para o maior desafio do off-road mundial com grandes novidades e a estreia de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ao lado de Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

"É excelente poder ter mais um carro na equipe, já que permitirá mais diversidade de estratégias e, com isso, buscar melhores resultados. O Reinaldo, sem dúvida, é hoje um piloto muito experiente também em provas internacionais, além de ser rápido. Tenho certeza que vai contribuir muito para a equipe, fiquei muito satisfeito com a escolha dessa forte dupla", comenta Guiga, que vai para o seu sexto Dakar.

A prova começa no dia 4 de janeiro em Rosario, na Argentina, e termina na cidade de Valparaíso, no Chile, no dia 18. Serão quase mais de 9.000 quilômetros pelas estradas, desertos e montanhas da Argentina e Chile. "Será um rali muito mais desgastante do que nos últimos anos e vai exigir bastante do carro, da equipe e das duplas", prevê Guiga.

O experiente piloto Reinaldo Varela estreia na Equipe Mitsubishi Petrobras, mas carrega no currículo cinco participações no Rally Dakar. Ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, foi campeão Mundial de Rally Cross-country em 2012 na categoria T2 (carros originais) com um Pajero Full, além de inúmeros títulos conquistados em mais 337 provas disputadas no Brasil e no mundo.

"É uma satisfação muito grande estar correndo em uma equipe oficial e com uma grande estrutura. Desde o ano passado, quando ganhamos o Mundial, estou me preparando muito para andar bem e quero fazer uma ótima prova no Rally Dakar", empolga-se Varela. "Em um rali, o que mais favorece para um piloto é a sua experiência. Quanto mais provas, mais tranquilo se consegue andar. Agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendi em todas essas provas ao redor do mundo."

Gustavo Gugelmin é estreante no Rally Dakar, mas a experiência ao lado de Varela traz tranquilidade ao navegador. "É um grande sonho participar do Dakar e já começar com uma grande equipe e um carro de grande potencial, o ASX Racing. Vamos com mais confiança por ter participado do campeonato Mundial, medimos força com os outros competidores e vemos que podemos brigar por boas posições. A navegação e os equipamentos utilizados pelo Dakar também são bem similares aqueles que usamos em várias provas, então não terei dificuldade com isso", afirma Gugelmin.

Este será o segundo Rally Dakar do ASX Racing, desenvolvido para enfrentar os grandes desafios que a prova impõem. Com ele, Guiga e Youssef foram campeões do Dakar Series, no Peru, e conquistaram a vice colocação no Rally dos Sertões, a segunda maior prova off-road do mundo. "Trabalhamos muito neste ano, fizemos provas de deserto importantes em Abu Dhabi e no Peru e estamos conseguindo evoluir o carro em desempenho e durabilidade", comemora Guiga.

A Equipe Mitsubishi Petrobras é chefiada pelo renomado Thierry Viardot, que esteve presente nas doze vitórias da Mitsubishi Motors no Rally Dakar.

Percurso longo e ainda mais difícil
A edição 2014 do Rally Dakar, que começa no dia 4 de janeiro, será uma das mais desafiadoras dos últimos tempos. "O rali está com um dia a menos. Serão 13 etapas e um dia de descanso. Mas, mesmo assim, será muito difícil, pois os dias são extremamente longos. Segundo o que a organização nos passou, será uma prova mais mista do que nos últimos anos, ou seja, mesclando mais estradas com deserto. E teremos novamente a dificuldade da altitude, nas especiais pelos Andes", descreve Guiga.

Os carros terão a maior quilometragem da prova, com 9.374 quilômetros, sendo a maior parte de trechos cronometrados, 5.522 km. O dia mais longo será entre Chilecito e Tucumán, onde as duplas enfrentarão 911 quilômetros.

"Desde 2005 o Dakar não tem especial tão longa e nesta edição teremos uma com 657 km. Mas, por outro lado, as etapas devem ter ser bem velozes. Mesmo assim, as equipes terão pouco tempo para manutenção nos carros e nós, menos tempo para descansar de um dia para outro e nos recuperarmos. Temos que ter cabeça para preservar o carro e a nós mesmos durante todo o rali", comenta o navegador Youssef Haddad.

Outro grande desafio para a Equipe Mitsubishi Petrobras será a etapa maratona, onde não é permitido ter manutenção das equipes. Somadas as duas etapas, os veículos andarão 1.464 quilômetros sem qualquer apoio, sendo 958 km de especiais. "A característica da região entre San Rafael e Chilecito é de muitas pedras. Teremos que ter um cuidado redobrado para não furarmos os pneus", explica Youssef.

"Estamos nos esforçando na preparação, mas temos consciência que este é o rali mais difícil do mundo e enfrentamos os melhores do mundo. Teremos adversários com muita experiência nesse tipo de prova e novos competidores chegando com boas chances. A prova terá um grid ainda maior com duplas e equipes do mais alto nível", disse Guiga.

Etapas do Rally Dakar

Etapa 1 - 05 de janeiro
Rosario - San Luis (ARG)
Deslocamento: 629 km
Especial: 180 km

Etapa 2 - 06 de janeiro
San Luis - San Rafael (ARG)
Deslocamento: 365 km
Especial: 433 km

Etapa 3 - 07 de janeiro
San Rafael - San Juan (ARG)
Deslocamento: 295 km
Especial: 301 km

Etapa 4 - 08 de janeiro
San Juan - Chilecito (ARG)
Deslocamento: 211 km
Especial: 657 km

Etapa 5 - 09 de janeiro
Chilecito - Tucuman (ARG)
Deslocamento: 384 km
Especial: 527 km

Etapa 6 - 10 de janeiro
Tucuman - Salta (ARG)
Deslocamento: 270 km
Especial: 424 km

Dia de Descanso - 11 de janeiro
Salta (ARG)

Etapa 7 - 12 de janeiro
Salta - Salta (ARG)
Deslocamento: 230 km
Especial: 533 km

Etapa 8 - 13 de janeiro
Salta (ARG) - Calama (CHL)
Deslocamento: 510 km
Especial: 302 km

Etapa 9 - 14 de janeiro
Calama - Iquique (CHL)
Deslocamento: 29 km
Especial: 422 km

Etapa 10 - 15 de janeiro
Iquique - Antofagasta (CHL)
Deslocamento: 58 km
Especial: 631 km

Etapa 11 - 16 de janeiro
Antofagasta - El Salvador (CHL)
Deslocamento: 144 km
Especial: 605 km

Etapa 12 - 17 de janeiro
El Salvador - La Serena (CHL)
Deslocamento: 349 km
Especial: 350 km

Etapa 13 - 18 de janeiro
La Serena - Valparaiso (CHL)
Deslocamento: 378 km
Especial: 157 km
Assessoria de Imprensa

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...