Passagens nas mãos e tudo certo para o voo que leva torcedores de times cearenses para um intercâmbio de torcidas na Alemanha. A viagem, começou ontem, é resultado do trabalho que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, vem realizando com as torcidas organizadas desde 2013. A ação denominada “Nossa torcida é pela juventude” discute com os jovens de torcidas organizadas formas de acabar com a violência em dias de jogos e maneiras de incluir estes jovens nas políticas públicas.
O intercâmbio, realizado graças a uma parceria da Prefeitura com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), prevê a participação dos jovens torcedores em mesas de discussões, passeios culturais e em jogos dos principais times da Alemanha para sentir a dinâmica da segurança nos estádios. No início do ano, torcedores alemães vieram a Fortaleza para conversas sobre o tema. Agora, os cearenses irão para lá.
O intercâmbio surgiu depois de conversas entre o secretário de Juventude Élcio Batista e o alemão Hans-Jürgen Fiege (João Alemão), que está à frente do projeto “Futebol para Desenvolvimento“ e integra a GIZ. A GIZ trabalha o futebol como trampolim para a inclusão social e o crescimento da personalidade dos jovens. Além da diversão que o jogo proporciona, fazer com que se aprenda algo.
O intercâmbio para a Alemanha conta com a participação gestores e torcedores do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O professor de História, Régis Alves Pires, de 35 anos, faz parte da Cearamor desde 1992 e, lá, desempenha a função de conselheiro fiscal. “O intuito é buscar o cenário de uma cultura de paz e conseguir repassar isso para os torcedores daqui. As mudanças na Alemanha começaram há 20 anos e só agora terão início em Fortaleza. Mas já é válido, porque é uma parceria inédita entre o Poder Público e as torcidas organizadas. Os frutos virão a longo prazo“.
O auxiliar administrativo Francisco Dione de Lima, de 23 anos, diretor social da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), também fará o intercâmbio. Acredita que vai ser muito positiva essa troca de informação. “Temos de aproveitar ao máximo a oportunidade que está sendo dada pela Coordenadoria de Juventude, para que possamos promover as mudanças que tanto se deseja por aqui“.
Um membro da Jovem Garra Tricolor (JGT), Arture Saraiva, também participará do encontro.
Cidades que serão visitadas
Amanhã - Dortmund
Quarta, 26 - Düsseldorf
Domingo, 30 - Augsburg
Terça, 1/4 – Berlim.
Por trás das torcidas existe algo mais complexo, a própria origem das mesmas em nosso estado remonta ao tempo da extinção obrigatória dos bailes funks. Não creio que tais medidas resolverão o problema das briga entre torcidas. No entanto toda ação ainda é melhor do que ação alguma.
ResponderExcluir