De acordo com a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, no Brasil, existem 98,35 milhões de brasileiros acima do peso e 14,8 milhões de brasileiros obesos. Muitas doenças poderiam ser evitadas com a alimentação saudável já que a ingestão, insuficiente, de frutas e vegetais causa, em todo o mundo, 19% dos cânceres gastrointestinais, 31% das cardiopatias isquêmicas e 11% dos acidentes vasculares cerebrais e 85% da morbilidade mundial.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, 1.700,000 um milhão e setecentas mil vidas poderiam ser salvas a cada ano por consumo suficiente de frutas e hortaliças.
Pensando em incentivar o consumo de frutas e hortaliças, o Instituto Frutal lança amanhã, a partir das 8h30, na Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) - CSFrutas, o Seminário Internacional de Frutas e Hortaliças, que está programado para acontecer no período de 23 a 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, dentro do Frutal 2014.
O objetivo da iniciativa é alertar a população brasileira sobre os graves problemas de saúde causados pelo consumo insuficiente de frutas e hortaliças, conscientizá-los dos benefícios de uma alimentação rica em frutas e hortaliças, e sensibilizar as autoridades, lideranças políticas e gestores públicos para a importância de criar e desenvolver programas que estimulem hábitos alimentares seguros e saudáveis.
Na ocasião, ocorrerá a palestra sobre “Pesticidas em alimentos – Avaliação de risco”, com a PhD em química agrícola e ambiental pela Universidade da Califórnia (UCLA) e Professora de Toxicologia do curso de farmácia da Universidade de Brasília (UNB), doutora Eloisa Dutra.
A especialista vai abordar assuntos relacionados ao consumo de alimentos que são tratados com agrotóxicos, fungicidas e pesticidas, identificação e caracterização do risco relacionado à ingestão de alimentos, a quantidade utilizada x quantidade ingerida, qual o limite máximo de resíduo e quais alimentos contribuíram para a sua maior ingestão. “Temos que estimular e conscientizar a sociedade para a importância do consumo de frutas e hortaliças saudáveis e seguras”, afirma o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel.
Comentários
Postar um comentário