'A Copa foi um sonho perdido'
Caroline Matos Ribeiro, graduanda em Farmácia (Unb) em O Povo de hoje:
"Não sei ao certo como começar a escrever, mas sinto que tenho que botar para fora tudo o que está preso, que foi sufocado pelo grito de gol que está entalado na garganta. Como a maioria dos brasileiros, estou chateada por não ganharmos o título. A sonhada sexta estrela, que estava quase colocada ali em nosso peito pouco antes da Copa começar, foi parando de brilhar aos pouquinhos até que não mais existia. A torcida, que começou tímida no início, foi se soltando e a revolta deu lugar ao nacionalismo, ao orgulho de ser brasileiro.
Com os ares estrangeiros, veio um sentimento que cresceu entre os brasileiros. A paixão pelo futebol, o amor pelo Brasil e a alegria em receber os turistas superou os obstáculos. Em pouco tempo, o país se vestiu completamente de verde e amarelo. E o que seria fracasso tornou-se sucesso magnífico, com direito a elogios mundiais. Há quem diga que essa foi a “Copa das Copas”. Sim, porque ocorreram jogos inesperados, vitórias inesperadas, derrotas inesperadas... O Brasil sabia das dificuldades de vitória, deu um passo de cada vez, viveu uma emoção de cada vez. Quando soubemos que Thiago Silva e Neymar não iriam jogar na semifinal ficamos abalados. Mas continuamos com esperança. O torcedor até o 5X0 acreditava que o Brasil ainda pudesse virar.
Mas o time estava desestruturado, arrasado, decepcionado, assim como os brasileiros. O sonho por completo não acabou; parte se realizou. Trouxemos a Copa do Mundo, conseguimos terminar obras importantes, os visitantes amaram o nosso país e conseguimos novamente ter uma nação unida, confiante, hospitaleira, alegre e com amor pela seleção. Tudo isso era parte do sonho. Ganhar o título seria ótimo, mas a seleção brasileira perdeu um jogo, um título. Afinal, nem tudo é como gostaríamos. O Brasil ganhou melhorias na mobilidade, nos aeroportos, em segurança pública - avanços que demorariam a chegar. Os donos de bares e restaurantes lucraram e trabalhadores conquistaram empregos.
A Copa trouxe de volta a alegria e a paz, a esperança de um país melhor para todos. Ganhamos respeito mundial de visitantes apaixonados. Para a seleção deixo o muito obrigado, especialmente, ao David Luiz, Thiago Silva, Neymar Jr e Oscar. Vocês realmente deram o melhor de si, não têm porque se desculpar. Agradeço não só pelo que vocês fizeram, mas pelo que mostraram ser: pessoas de caráter, determinação, respeito e humildade. Quero também parabenizar os brasileiros/torcedores que fizeram a Copa das Copas. Tenho muito orgulho de ser brasileira. Estamos juntos seleção brasileira nas vitórias e nas derrotas e estamos juntos brasileiros em busca de um Brasil cada vez melhor".
Comentários
Postar um comentário