O balanço das ações de saúde que deram suporte aos eventos da Copa do Mundo da FIFA em Fortaleza serão apresentados hoje, às 10 horas, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, com a participação de gestores da Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa), Secretaria Municipal de Fortaleza e Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (SecopaFor). Durante o encontro, os profissionais que trabalharam no período do mundial de futebol sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) receberão certificados de reconhecimento.
O balanço apresentará os números das ações de assistência, vigilância e promoção da saúde durante o torneio de seleções. Órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza, com apoio do Ministério da Saúde, trabalharam de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa. Com a utilização de tablets, o CIOCS fez durante a Copa a coleta de dados em tempo real, em 18 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos exclusivamente relacionados à Copa, que subsidiaram as ações de vigilância à saúde.
Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuaram no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no entorno da Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS teve a responsabilidade de monitorar as situações de risco, a demanda por atendimento, a vigilância epidemiológica e sanitária, além de coordenar respostas diante de emergências em saúde pública.
15.07.2014
Assessoria de Comunicação da Sesa
Comentários
Postar um comentário