O Programa de Qualificação da Energia Pecém (Proquali), curso promovido numa parceria entre a Energia Pecém e a Universidade de Fortaleza (Unifor), encerrará uma turma após seis meses de aulas teóricas e práticas, responsáveis por capacitar profissionais aptos a atuar como operadores de uma usina termelétrica. O encerramento do curso acontece hoje, às 18 horas, na Unifor.
O curso para formação de operadores de usina termelétrica foi oferecido pela Energia Pecém para atender a demanda de profissionais, uma vez que, até o momento, o Ceará não dispõe de cursos regulares nessa área.
Os 34 alunos já saem preparados para o mercado de trabalho, após concorrer com mais de 200 candidatos durante o processo seletivo e participarem de aulas de segunda a sábado ao longo desses seis meses. Em meio a matérias como Noções de Química, Eletricidade Básica, Instrumentação, Máquinas Elétricas, Turbinas a vapor, Operações Unitárias, Termodinâmica, Química das Águas, Produção de Energia - Tecnologia do carvão, Sistema de Comando, Comando e Informação do Processo, Combustíveis e Combustão, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, puderam ainda vivenciar as atividades e a rotina de um operador de usina termelétrica.
Na última quinta-feira (10), inclusive, os novos operadores visitaram a sede da Energia Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza.
O momento foi bastante oportuno para fechar o curso, proporcionando uma visão na prática daquilo que eles viram nas aulas teóricas.
Ao longo de todo o curso, os participantes também receberam uma bolsa mensal, além de alimentação na universidade, ou seja, todo o suporte para a permanência dos mesmos no programa.
A Energia Pecém realizou processo de seleção com estes alunos para contratação imediata. Aqueles que não forem selecionados neste momento estarão no banco de vagas como prioridade para futuras oportunidades na usina.
Sobre a Energia Pecém
A Energia Pecém é a empresa responsável pela construção e operação da Usina Termelétrica Porto do Pecém I, executada por meio da parceria entre a EDP (50%) e a ENEVA (50%). Situada no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza (CE), a termelétrica é movida a carvão mineral e composta por duas unidades, totalizando uma potência instalada de 720 Megawatts (MW) e uma energia anual assegurada de 5.500 gigawatts/ hora, suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente de 5,6 milhões de habitantes. Foi eleita pela revista Exame a empresa que mais cresceu no estado do Ceará em 2014, com índice de 178%.
(Assessoria de Imprensa)

Comentários
Postar um comentário