A exposição Âmago é o mais recente trabalho do artista cearense Júnior Pimenta. A mostra reúne seis obras inéditas, um vídeo, duas séries fotográficas e um objeto de apreciação. Levando 10 anos para ser concluída, Âmago é resultado das experiências vivenciadas pelo artista visual e pela curadora, Ana Cecília Soares, em residência artística realizada na Colômbia.
“Nossa temporada na Colômbia aconteceu no espaço Residência em La Tierra, na zona rural da cidade de Montenegro. A viagem motivou uma série de trabalhos sobre nossa afetividade com aquele lugar. As experimentações culminaram na exposição Âmago, que mostra o diálogo entre corpo e paisagem, os deslocamentos territoriais e a subjetividade produzida no campo e na cidade”, afirma Pimenta.
Segundo a curadora Ana Cecília Soares “o andar a pé é um dos principais recursos usados para compor o trabalho. É um tipo de cartografia guiada pelo próprio corpo que se configura com o conhecimento no cotidiano”. Desta maneira, o artista ampliou suas vivências no ambiente rural. É na mata, cercado por bananais e bambuzais, embalado pelos chocalhos das vacas que Júnior Pimenta se deixou afetar pelo espaço.
A exposição Âmago, sua primeira individual, mostra marcas colombianas e brasileiras deixadas na pele e na memória do artista. “É o registro de uma subjetividade contaminada pelo campo e pela cidade dos dois países”, ressalta Ana Cecília. Parte da exposição foi financiada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, por meio de edital de seleção.
A individual é composta por seis peças inéditas: três fotos em grande dimensão intituladas Homem-estaca, Escora e Homem-bambu, as quais refletem questões referentes à demarcação e a proteção da propriedade privada, bem como os processos de transmutação e camuflagem com o ambiente.
O vídeo Do pó ao pó traz reflexões sobre o ritual de renascimento chamado El intierro Del guerrero, tradição cultural da Colômbia que ressignifica a transformação pessoal. A série fotográfica Móvel trata o movimento das dunas cearenses com a sutileza e o calor necessários; já na série Parábola, Júnior Pimenta traça uma linha imaginária que trilha trajetórias poéticas. Por fim, Fusão é um objeto contemplativo que une terras colombianas e cearenses em um só espaço: uma garrafa.
A exposição Âmago está em cartaz de 9 de outubro a 9 de novembro no endereço Rua Conde D’Eu, 560, Centro, sede do CCBNB-Fortaleza. A visitação é disponível de terça a sábado das 10h às 20h. Para mais informações, os interessados podem ligar para (85) 3464.3108 ou enviar email paracultura@bnb.gov.br.

Comentários
Postar um comentário