“Pá-Pé-Pio…
Pá-Pé-Pio…”
Na época do Dia das Crianças, é impossível não ouvir comerciais de TV com esse jingle no Ceará. O tempo passa, e o comercial que a Casa Pio veicula na televisão no mês de outubro continua arrancando sorrisos de crianças e adultos.
Pá-Pé-Pio…”
Na época do Dia das Crianças, é impossível não ouvir comerciais de TV com esse jingle no Ceará. O tempo passa, e o comercial que a Casa Pio veicula na televisão no mês de outubro continua arrancando sorrisos de crianças e adultos.
“Querida mamãe, querido papai. O Dia da Criança é dia de Pá-Pé-Pio. Na Casa Pio, lá tá assim de ofertas, Pá-Pé-Pio. Vamos pra Casa Pio”…
A clássica propaganda, que atravessa gerações, é a prova de que a tradição faz parte da história da empresa. A campanha existe há 30 anos e foi idealizada pelo publicitário Assis Santos, falecido em 2004. “Ele teve a ideia de criar uma música de soletração. As crianças gostam muito de soletrar coisas. Como a gente tinha o ‘Pio’, da Casa Pio, dava para brincar e criar uma sonoridade boa”, explica Cláudio Ferreira, redator da agência publicitária responsável pelo marketing da loja.
O sucesso da campanha é visto com o retorno dos clientes. De acordo com Cláudio, em aniversários e em excursões infantis, até mesmo nos Estados Unidos, as crianças cantam a musiquinha. “Elas cantam dentro do ônibus. Em vez de escolherem Batman ou Barbie, muitos pequenos optam pelo tema Pá-Pé-Pio nos aniversários. No mês de outubro, são feitas mais bandeirolas da campanha, porque os pais querem levar para casa, para decorar o quarto dos filhos. Lembre-se: estamos falando com classes B, C e D”, afirma.
saiba mais
A manutenção do jingle, que já virou patrimônio da empresa, é feita anualmente. “Nunca pensamos em mudar, mas todo ano é feita uma gravação diferente. Trabalhamos sempre com esse universo lúdico, já estivemos no mundo aquático, em parques de diversão, e agora é a vez do circo. Mas sempre com a mesma musiquinha”, brinca.
Basta citar a música, que a cliente da loja há mais de 20 anos, Roselena Menezes, sabe de cor. Além da música publicitária, o prazo elástico de varejo (30, 60, 90 e 120 dias) faz a alegria da recepcionista, que tem duas filhas – uma de 25 e outra de 12 anos. “Quando minha filha mais velha era pequena, já existia essa música, e eu já era cliente de lá. Essa semana mesmo, a Isabela [mais nova] me pediu presente de Dia das Crianças, e eu disse que ela não tinha mais idade pra isso. Acabei indo até a Casa Pio e voltei pra casa brincando com ela, cantando ‘Pá-Pé-Pio’, conta.
A história do grupo Casa Pio começou no Centro, na Rua Major Facundo, 242. À época, o empresário pioneiro, Pio Rodrigues, contava com o apoio da esposa, Idelzuite Araújo, que administrou e trabalhou como caixa por 25 anos. O segredo para seguir esses 86 anos no mercado de varejo vem de dedicação, aliando tradição e modernidade, segundo os clientes. Talvez, por isso, a campanha faça tanto sucesso entre as crianças e os adultos. “Na realidade, eu brinco que o jingle faz parte do cancioneiro infantil cearense. Todo mundo canta, todo mundo sabe. Passarão os anos, gerações, virão novas tecnologias, mas a Pé-Pé-Pio continuará existindo”, conclui Cláudio.
Assista e cante junto:
Quem criou
O publicitário Assis Santos foi o criador do jingle. Era dono da agência de propaganda cearense SG Propag e tinha 47 anos de profissão. Desde 1975, Assis Santos apontava o caminho a ser seguido pelos profissionais da SG. Entre as campanhas mais destacadas da agência, estão “Pé-Pé-Pio” e “60, 90, 120″, para a Casa Pio; “Sua Idade, Seu Desconto” para a Itamaraty; e “Ofertíssima” da Otoch. O publicitário faleceu em junho de 2004, deixando viúva Maria José com quem teve três filhos: Roberto Santos (também publicitário), Ana Cristina e Ana Cláudia.
Comentários
Postar um comentário