De amanhã (19) a segunda-feira (23) cerca de quatro mil delegados eleitos pelos sindicatos filiados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) participam, em Brasília, da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE).
Representam a APEOC, entidade filiada à CNTE, seu vice-presidente, professor Reginaldo Pinheiro, diretoras: professoras Kelma Cristina e Josilma Costa, bem como os professores Hélder Nogueira, Roberto Sérgio e Marco Aurélio, representantes da base sindical do nosso Sindicato.
A CONAE coloca em debate o Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Participam dos debates, das discussões e deliberações, os delegados que representam todas as etapas da educação pública e privada, gestores, trabalhadores, pais e estudantes, setores sociais e as instâncias do poder executivo. O novo PNE apresenta 10 diretrizes e 20 metas e prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
Aqui no Ceará, o Sindicato APEOC, em preparação à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, promoveu e participou ativamente de conferências municipais e estaduais, fóruns, tratando não somente do Plano Nacional da Educação, mas também da Nacionalização da Carreira, Valorização dos Profissionais da Educação, e aplicação dos recursos provenientes dos Royalties do Petróleo no FUNDEB.
“Aprovamos no Ceará a proposta da Nacionalização da Carreira, agora levamos o debate para Brasília na CONAE 2014. Vamos defender também que os recursos dos Royalties sejam destinados ao FUNDEB para financiar o Piso Salarial e a Carreira dos Profissionais da Educação em todo o país,” declara o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC.
Comentários
Postar um comentário