Pular para o conteúdo principal



Água II

A quadra chuvosa de 2015 deve apresentar precipitações abaixo da média. É o que aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Pensando nisso, a Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), localizada no município de Barreira/CE, realiza anualmente a “Semana das Águas”, que visa à ampliação, reflexão e realização de ações práticas que despertem uma consciência crítica e social quanto ao valor dos recursos hídricos e sua utilização. Este ano, o evento, que entra em sua 11º edição, ocorre entre os dias 16 e 22 de março, e tem como tema “Água e Solo: onde brota a vida”, em alusão ao Ano Internacional dos Solos, lançado pela FAO e pela ONU.

A “11ª Semana das Águas” é realizada pela Obas, em parceria com entidades locais, sindicatos de trabalhadores rurais, escolas, agentes de saúde, associações comunitárias, instituições religiosas e comunidade em geral.


PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira, a abertura oficial da ”11ª Semana das Águas” ocorrerá às 14h no auditório da Obas. O evento contará com a presença do Prof. Dr. Levi Furtado Sampaio (Geografia - UFC) e a Profa. Dra. Maria Ivanilda de Aguiar (Agronomia - Unilab) que participarão da mesa-debate “Água e Solos – Um mapeamento do Maciço de Baturité e os 100 anos da “Seca do 15’”. A noite se encerra com a Noite Cultural com a apresentação do músico Edilson do Acordeom, de Limoeiro do Norte. Já no segundo dia, haverá a Trilha das Águas, com a presença do agroecologista Francisco Saldanha. No percurso, que seguirá até a localidade de Lagoa do Barro, os participantes terão acesso a informações sobre os solos e a flora do município. A quarta-feira, 18, será dedicada as crianças e jovens das escolas municipais, que receberão atividades diversas alusivas ao evento. No dia 19 de março, feriado de São José, haverá a “Pedalada das Águas” e a Procissão de São José. Uma mobilização sobre o sobre uso e cuidado com as cisternas será a atividade da sexta-feira, que irá mobilizar três comunidades do município. Já no sábado, a manhã começa com o “Cortejo das Águas”, numa das praças centrais da cidade, e contará com a distribuição de mudas e entrega de material informativo sobre a Obas e consumo consciente. A 11ª Semana das Águas se encerrará no domingo, 22 de março, Missa das Águas, na Paróquia São Pedro. Logo após a missa, será servido um Café Solidário, ao som da Orquestra Municipal Poeta Raimundo Cesário (de Barreira).


A SEMANA DAS ÁGUAS

O evento, que acontece na semana que antecede o Dia Mundial das Águas (22 de março), teve seu marco inicial em 2005, a partir da realização de trabalhos comunitários e da necessidade de fazer reflexão sobre a importância da água e de sua utilização racional sustentável. Desde então, se consolidou como um evento anual no município.



SOBRE A OBAS

Em Barreira, a Obas atua na formação da juventude, com o projeto de capacitação “Primeiro Passo”, em parceria com o Governo do Estado, que formou 337 alunos. Além disso, foram construídas até 2014, aproximadamente 1.700 cisternas de placas, e estão previstas para implementação em 2015, outras 1.500 unidades, em parceria com o Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido (FCVSA), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ética Brasile e Rotary Club, totalizando 3.200 cisternas em todo o município.

Ainda no munipcio, a Organização realizará feiras solidárias municipais, em parceria com a instituição PPPEcos. Para isso, foram realizadas, nos últimos dois meses, pesquisas mercadológicas para diagnosticar a aceitação dos produtos agroecológicos e mensurar o nível de consumo destes alimentos, no município de Barreira. As feiras têm o objetivo de fomentar o conhecimento e difusão da agrobiodiversidade da caatinga e oportunizar a produção, comercialização, trabalho e renda para os agricultores e agriculturas agroecológicos nos municípios de Barreira, Russas e Pereiro, inseridos na microrregião do Baixo Jaguaribe, e no Maciço do Baturité.

Um outro projeto realizado pela Obas, em parceria com a União Europeia, é o “Trabalho e Bem Viver”. A ação visa trazer outras perspectivas para a juventude do Maciço de Baturité, atendendo a cerca de 1500 jovens da região, a partir de março deste ano. A proposta pretende formá-los para o mercado de trabalho, seja para o emprego formal ou para a implementação de empreendimentos econômicos solidários.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Segunda-Feira
(16 de Março)
14h – Abertura Oficial da “11ª Semana das Águas
14:15h -  Mesa-Debate “Água e Solos – Um mapeamento do Maciço de Baturité e os 100 anos da “Seca do 15”com o Prof. Dr. Levi Furtado Sampaio (Geografia - UFC) e a Profa. Dra. Maria Ivanilda de Aguiar (Agronomia - Unilab)
18h - Noite Cultural – Edilson do Acordeom (de Limoeiro do Norte)
Terça-Feira
(17 de Março)
7h - Trilha Ecológica das Águas na Lagoa do Barro (saída da sede da Obas)
Quarta-Feira
(18 de Março)
8h - Gincana das Águas para crianças (na sede da Obas)
14h - Oficina de Fanzine e estêncil (na Escola Danísio Correia – somente para alunos)
Quinta-Feira
(19 de Março)
7:30h – Pedalada das Águas (saída da sede da Obas)
17h – Procissão de São José (saída da Olária)
Sexta-Feira
(20 de Março)
8h - Mobilização sobre uso e cuidado com as cisternas (nas comunidades Uruá, Cruz e Lagoa Nova Barreira)
Sábado
(21 de Março)
7h – Cortejo das Águas (saída da sede da Obas com destino à Praça dos Taxistas)
Domingo
(22 de Março)
7h – Missa das Águas (na Paróquia São Pedro)
Café Solidário após a missa com a Orquestra Municipal Poeta Raimundo Cesário (de Barreira)




A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Ao todo são 11 estados incluídos no semiárido brasileiro. É nesse contexto que há cerca de 15 anos atua a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), rede da qual a Obas faz parte.

Levando em conta o seu dinamismo, o semiárido brasileiro remete sobre as possibilidades de desenvolvimento que considere as especificidades e as características socioeconômicas e ambientais da região.

Em sua atuação, a Obas e a ASA agem para potencializar os interesses de agricultores e agricultoras sobre o uso sustentável dos recursos naturais e o acesso a água, a terra, e aos diversos meios de produção, promovendo o desenvolvimento sustentável entre os povos, respeitando suas culturas e modos de viver.

O conceito de “combate à seca” e aos seus efeitos, que predominou durante quase todo o século XX, foi superado, tendo em vista que os seus fundamentos negavam os princípios da sustentabilidade. Em seu lugar, surgiu uma modernização econômica e tecnológica que incluiu a questão ambiental e deu uma maior atenção ao social, interpretando a sustentabilidade como a durabilidade do desenvolvimento, baseando-se na eficiência tecnológica, racionalidade e autonomia produtiva. Assim, a “convivência com o semiárido” vem se caracterizando como uma perspectiva orientadora de um desenvolvimento que tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida, por meio de iniciativas socioeconômicas e tecnológicas apropriadas, e a valorização e visibilidade da mulher e da juventude no campo.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...