Pular para o conteúdo principal



Água II

A quadra chuvosa de 2015 deve apresentar precipitações abaixo da média. É o que aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Pensando nisso, a Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), localizada no município de Barreira/CE, realiza anualmente a “Semana das Águas”, que visa à ampliação, reflexão e realização de ações práticas que despertem uma consciência crítica e social quanto ao valor dos recursos hídricos e sua utilização. Este ano, o evento, que entra em sua 11º edição, ocorre entre os dias 16 e 22 de março, e tem como tema “Água e Solo: onde brota a vida”, em alusão ao Ano Internacional dos Solos, lançado pela FAO e pela ONU.

A “11ª Semana das Águas” é realizada pela Obas, em parceria com entidades locais, sindicatos de trabalhadores rurais, escolas, agentes de saúde, associações comunitárias, instituições religiosas e comunidade em geral.


PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira, a abertura oficial da ”11ª Semana das Águas” ocorrerá às 14h no auditório da Obas. O evento contará com a presença do Prof. Dr. Levi Furtado Sampaio (Geografia - UFC) e a Profa. Dra. Maria Ivanilda de Aguiar (Agronomia - Unilab) que participarão da mesa-debate “Água e Solos – Um mapeamento do Maciço de Baturité e os 100 anos da “Seca do 15’”. A noite se encerra com a Noite Cultural com a apresentação do músico Edilson do Acordeom, de Limoeiro do Norte. Já no segundo dia, haverá a Trilha das Águas, com a presença do agroecologista Francisco Saldanha. No percurso, que seguirá até a localidade de Lagoa do Barro, os participantes terão acesso a informações sobre os solos e a flora do município. A quarta-feira, 18, será dedicada as crianças e jovens das escolas municipais, que receberão atividades diversas alusivas ao evento. No dia 19 de março, feriado de São José, haverá a “Pedalada das Águas” e a Procissão de São José. Uma mobilização sobre o sobre uso e cuidado com as cisternas será a atividade da sexta-feira, que irá mobilizar três comunidades do município. Já no sábado, a manhã começa com o “Cortejo das Águas”, numa das praças centrais da cidade, e contará com a distribuição de mudas e entrega de material informativo sobre a Obas e consumo consciente. A 11ª Semana das Águas se encerrará no domingo, 22 de março, Missa das Águas, na Paróquia São Pedro. Logo após a missa, será servido um Café Solidário, ao som da Orquestra Municipal Poeta Raimundo Cesário (de Barreira).


A SEMANA DAS ÁGUAS

O evento, que acontece na semana que antecede o Dia Mundial das Águas (22 de março), teve seu marco inicial em 2005, a partir da realização de trabalhos comunitários e da necessidade de fazer reflexão sobre a importância da água e de sua utilização racional sustentável. Desde então, se consolidou como um evento anual no município.



SOBRE A OBAS

Em Barreira, a Obas atua na formação da juventude, com o projeto de capacitação “Primeiro Passo”, em parceria com o Governo do Estado, que formou 337 alunos. Além disso, foram construídas até 2014, aproximadamente 1.700 cisternas de placas, e estão previstas para implementação em 2015, outras 1.500 unidades, em parceria com o Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido (FCVSA), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Ética Brasile e Rotary Club, totalizando 3.200 cisternas em todo o município.

Ainda no munipcio, a Organização realizará feiras solidárias municipais, em parceria com a instituição PPPEcos. Para isso, foram realizadas, nos últimos dois meses, pesquisas mercadológicas para diagnosticar a aceitação dos produtos agroecológicos e mensurar o nível de consumo destes alimentos, no município de Barreira. As feiras têm o objetivo de fomentar o conhecimento e difusão da agrobiodiversidade da caatinga e oportunizar a produção, comercialização, trabalho e renda para os agricultores e agriculturas agroecológicos nos municípios de Barreira, Russas e Pereiro, inseridos na microrregião do Baixo Jaguaribe, e no Maciço do Baturité.

Um outro projeto realizado pela Obas, em parceria com a União Europeia, é o “Trabalho e Bem Viver”. A ação visa trazer outras perspectivas para a juventude do Maciço de Baturité, atendendo a cerca de 1500 jovens da região, a partir de março deste ano. A proposta pretende formá-los para o mercado de trabalho, seja para o emprego formal ou para a implementação de empreendimentos econômicos solidários.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Segunda-Feira
(16 de Março)
14h – Abertura Oficial da “11ª Semana das Águas
14:15h -  Mesa-Debate “Água e Solos – Um mapeamento do Maciço de Baturité e os 100 anos da “Seca do 15”com o Prof. Dr. Levi Furtado Sampaio (Geografia - UFC) e a Profa. Dra. Maria Ivanilda de Aguiar (Agronomia - Unilab)
18h - Noite Cultural – Edilson do Acordeom (de Limoeiro do Norte)
Terça-Feira
(17 de Março)
7h - Trilha Ecológica das Águas na Lagoa do Barro (saída da sede da Obas)
Quarta-Feira
(18 de Março)
8h - Gincana das Águas para crianças (na sede da Obas)
14h - Oficina de Fanzine e estêncil (na Escola Danísio Correia – somente para alunos)
Quinta-Feira
(19 de Março)
7:30h – Pedalada das Águas (saída da sede da Obas)
17h – Procissão de São José (saída da Olária)
Sexta-Feira
(20 de Março)
8h - Mobilização sobre uso e cuidado com as cisternas (nas comunidades Uruá, Cruz e Lagoa Nova Barreira)
Sábado
(21 de Março)
7h – Cortejo das Águas (saída da sede da Obas com destino à Praça dos Taxistas)
Domingo
(22 de Março)
7h – Missa das Águas (na Paróquia São Pedro)
Café Solidário após a missa com a Orquestra Municipal Poeta Raimundo Cesário (de Barreira)




A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Ao todo são 11 estados incluídos no semiárido brasileiro. É nesse contexto que há cerca de 15 anos atua a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), rede da qual a Obas faz parte.

Levando em conta o seu dinamismo, o semiárido brasileiro remete sobre as possibilidades de desenvolvimento que considere as especificidades e as características socioeconômicas e ambientais da região.

Em sua atuação, a Obas e a ASA agem para potencializar os interesses de agricultores e agricultoras sobre o uso sustentável dos recursos naturais e o acesso a água, a terra, e aos diversos meios de produção, promovendo o desenvolvimento sustentável entre os povos, respeitando suas culturas e modos de viver.

O conceito de “combate à seca” e aos seus efeitos, que predominou durante quase todo o século XX, foi superado, tendo em vista que os seus fundamentos negavam os princípios da sustentabilidade. Em seu lugar, surgiu uma modernização econômica e tecnológica que incluiu a questão ambiental e deu uma maior atenção ao social, interpretando a sustentabilidade como a durabilidade do desenvolvimento, baseando-se na eficiência tecnológica, racionalidade e autonomia produtiva. Assim, a “convivência com o semiárido” vem se caracterizando como uma perspectiva orientadora de um desenvolvimento que tem por finalidade a melhoria da qualidade de vida, por meio de iniciativas socioeconômicas e tecnológicas apropriadas, e a valorização e visibilidade da mulher e da juventude no campo.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...