Pular para o conteúdo principal



Em Limoeiro do Norte

Uma grande festa a céu aberto, onde a sanfona é a principal atração. Na praça principal de Limoeiro do Norte, de 21 a 23 de maio, artistas cearenses e de outros estados brasileiros se encontram para soltar o som de seus instrumentos no IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte.

Serão três dias em que a cidade cearense do Vale do Jaguaribe se transforma na capital da sanfona, instrumento que no Brasil imortalizou nomes como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos. A exemplo das edições anteriores, o Festival de Sanfoneiros terá shows, exposições e palestras, com acesso gratuito

A 9ª EDIÇÃO

O Festival inova nesta edição, abolindo o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público.

noite de abertura do IX Festival de Sanfoneiros será marcada pela apresentação conjunta dos Mestres sanfoneiros da região, os irmãos João e Carlito Bandeira, e o parceiro Paulo Ney, os três com 50 e mais alguns anos de Sanfona, além da participação de João Bandeira Jr. e Paulo Henrique. Na sequência, Zé Celestino e encerramento da noite por conta de Chambinho do Acordeon. Os shows noturnos, individuais e em grupos, acontecem no palco principal da Praça da Catedral, sempre a partir das 20 horas. Na mesma praça, haverá exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival.

Nas noites seguintes, são atrações no Festival: Elias Carneiro (foto), Damião e Renato Carneiro, Ferro Quente, Cacimba de Aluá, Alves Nascimento, com a sanfona no choro e na gafieira, Vanin e Nicinha, Os Galizas da Sanfona e Quinteto Sanfônico Juvenil, Os Januários, Redondo, com o show de encerramento do Repente Sanfoneiro Jonas Alves.

Forró na Feira – Nas manhãs de 22 e 23 de maio, a partir das 8:30h, acontece o Forró na Feira, na praça Capitão João Ennes (Coluna da Hora), espaço aberto aos músicos populares, iniciantes, diletantes e profissionais da sanfona.

Conversa de Sanfoneiro – À tarde, também nos dias 22 e 23, das 16h às 17h, sanfoneiros convidados conversam com o público sobre suas carreiras, no Auditório do NIT - Núcleo Informação Tecnologia (Rua Cônego Bessa, 2381). No dia 22, a palestra é de Alves Nascimento. No dia 23, a conversa é com Redondo e Paulo Ney.

O FESTIVAL

Numa realização do Instituto Brasil de Dentro, o Festival de Sanfoneiros acontece com o intuito de estimular a busca da melhor qualidade estética e sonora na execução da sanfona, mostrando aos músicos iniciantes e veteranos, e ao público em geral, as largas possibilidades de um instrumento que é tocado por grande parte dos povos do mundo. Além do forró em suas várias vertentes, é possível tirar desse instrumento a excelência da música, desde a valsa mais tradicional, passando pelo jazz, o tango, ao mais requintado chorinho.

A ideia do Festival é ainda contribuir para a formação de plateia, mostrando aos jovens a riqueza sonora e artística deste instrumento. É também uma oportunidade de intercâmbio entre músicos de distintas regiões e estilos, mostrando a formação da sanfona ao lado dos mais diversos instrumentos, através de shows, exposições e palestras, proporcionando maior aperfeiçoamento do músico em seu instrumento.

A cada dia ratificando sua vocação para as artes, principalmente a música, o Vale do Jaguaribe é reconhecido como uma das regiões do Ceará que mais abastece o segmento de bandas, com inúmeros artistas, instrumentistas, compositores, cantores, cantadores e, principalmente, sanfoneiros, em destaque.

A 9ª edição do Festival de Sanfoneiros tem apoio da Coelce, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Local: Praça da Matriz

Dia 21. 05.15 (quinta)
20:00 – Homenagem 60 Anos de Sanfona de Carlito Bandeira e 50 Anos de Sanfona de João Bandeira e Paulo Ney. Participação: João Bandeira Jr. e Paulo Henrique
21:15 – Zé Celestino
21:45 – Chambinho

Dia 22.05.15 (sexta)
20:00 – Elias Carneiro, Damião e Renato Carneiro
20:45 – Ferro Quente
21:15 – Cacimba de Aluá
21:45 – Alves Nascimento - Sanfona Gafieira

Dia 23.05.15 (sábado)
20:00 – Os Galizas e Quinteto Sanfônico de Juvenil
20:30 – Vanin e Nicinha 
21:00 – Os Januários
21:45 – Redondo
22:15 – Jonas Alves
  

HISTÓRICO DO FESTIVAL

A retomada do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi, de muito tempo, uma demanda cultural da população do Vale do Jaguaribe, pela importância que suas cinco primeiras edições alcançaram, de 1968 a 1972. O Festival surgiu em 1968, a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, apresentado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade. O evento permaneceu no imaginário cultural do sertão do Vale pela efervescência provocada, o surgimento de novos valores e os tantos casos que, até hoje, alimentam a memória local.

Em 2006 o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do Festival, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Teve também o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, convidado especial da festa, que reuniu na Praça da Catedral cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, em três noitadas de shows. Este evento impulsionou a realização da 6ª edição do Festival, em 2007, com participantes de várias regiões do Ceará e de outros Estados. Em 2008, na edição comemorativa de 40 anos, obteve a aprovação no Edital Festival Petrobras, que possibilitou implantar aulas de formação, palestras, shows de atrações locais e uma atração internacional, a sanfoneira alemã Cathrin Pfeifer.

Em 2010, na 8ª edição, o Festival teve um crescimento no formato e no público. Foram mais oficinas, teve novas atrações regionais, nacionais e participação do bandoneonista argentino Martin Mirol, que engrandeceram o evento, e homenageou os que contribuíram para a história do Festival, com entrega de 60 troféus.

A cada edição do Festival de Sanfoneiros, percebe-se a boa influência do evento, tanto no trato do músico com o seu instrumento, como no nível de programação das TVs e rádios da região, melhor selecionando atrações, alargando repertórios e cativando novas plateias, a ratificar o valor da mestiçagem da música brasileira.

SERVIÇO
IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte - De 21 a 23 de maio de 2015 na cidade cearense, no Vale do Jaguaribe. SHOWS: Nos três dias, a partir das 20 horas na Praça da Matriz. No local, exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival. FORRÓ NA FEIRA: Dias 22 e 23, a partir das 8:30h na Praça da Coluna da Hora. CONVERSA DE SANFONEIRO: Dias 22 e 23, às 16h no auditório do NIT (Rua Cônego Bessa, 2381). Informações: (88) 9661.0512. Toda a programação tem acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...