Pular para o conteúdo principal



Em Limoeiro do Norte

Uma grande festa a céu aberto, onde a sanfona é a principal atração. Na praça principal de Limoeiro do Norte, de 21 a 23 de maio, artistas cearenses e de outros estados brasileiros se encontram para soltar o som de seus instrumentos no IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte.

Serão três dias em que a cidade cearense do Vale do Jaguaribe se transforma na capital da sanfona, instrumento que no Brasil imortalizou nomes como Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos. A exemplo das edições anteriores, o Festival de Sanfoneiros terá shows, exposições e palestras, com acesso gratuito

A 9ª EDIÇÃO

O Festival inova nesta edição, abolindo o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público.

noite de abertura do IX Festival de Sanfoneiros será marcada pela apresentação conjunta dos Mestres sanfoneiros da região, os irmãos João e Carlito Bandeira, e o parceiro Paulo Ney, os três com 50 e mais alguns anos de Sanfona, além da participação de João Bandeira Jr. e Paulo Henrique. Na sequência, Zé Celestino e encerramento da noite por conta de Chambinho do Acordeon. Os shows noturnos, individuais e em grupos, acontecem no palco principal da Praça da Catedral, sempre a partir das 20 horas. Na mesma praça, haverá exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival.

Nas noites seguintes, são atrações no Festival: Elias Carneiro (foto), Damião e Renato Carneiro, Ferro Quente, Cacimba de Aluá, Alves Nascimento, com a sanfona no choro e na gafieira, Vanin e Nicinha, Os Galizas da Sanfona e Quinteto Sanfônico Juvenil, Os Januários, Redondo, com o show de encerramento do Repente Sanfoneiro Jonas Alves.

Forró na Feira – Nas manhãs de 22 e 23 de maio, a partir das 8:30h, acontece o Forró na Feira, na praça Capitão João Ennes (Coluna da Hora), espaço aberto aos músicos populares, iniciantes, diletantes e profissionais da sanfona.

Conversa de Sanfoneiro – À tarde, também nos dias 22 e 23, das 16h às 17h, sanfoneiros convidados conversam com o público sobre suas carreiras, no Auditório do NIT - Núcleo Informação Tecnologia (Rua Cônego Bessa, 2381). No dia 22, a palestra é de Alves Nascimento. No dia 23, a conversa é com Redondo e Paulo Ney.

O FESTIVAL

Numa realização do Instituto Brasil de Dentro, o Festival de Sanfoneiros acontece com o intuito de estimular a busca da melhor qualidade estética e sonora na execução da sanfona, mostrando aos músicos iniciantes e veteranos, e ao público em geral, as largas possibilidades de um instrumento que é tocado por grande parte dos povos do mundo. Além do forró em suas várias vertentes, é possível tirar desse instrumento a excelência da música, desde a valsa mais tradicional, passando pelo jazz, o tango, ao mais requintado chorinho.

A ideia do Festival é ainda contribuir para a formação de plateia, mostrando aos jovens a riqueza sonora e artística deste instrumento. É também uma oportunidade de intercâmbio entre músicos de distintas regiões e estilos, mostrando a formação da sanfona ao lado dos mais diversos instrumentos, através de shows, exposições e palestras, proporcionando maior aperfeiçoamento do músico em seu instrumento.

A cada dia ratificando sua vocação para as artes, principalmente a música, o Vale do Jaguaribe é reconhecido como uma das regiões do Ceará que mais abastece o segmento de bandas, com inúmeros artistas, instrumentistas, compositores, cantores, cantadores e, principalmente, sanfoneiros, em destaque.

A 9ª edição do Festival de Sanfoneiros tem apoio da Coelce, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Local: Praça da Matriz

Dia 21. 05.15 (quinta)
20:00 – Homenagem 60 Anos de Sanfona de Carlito Bandeira e 50 Anos de Sanfona de João Bandeira e Paulo Ney. Participação: João Bandeira Jr. e Paulo Henrique
21:15 – Zé Celestino
21:45 – Chambinho

Dia 22.05.15 (sexta)
20:00 – Elias Carneiro, Damião e Renato Carneiro
20:45 – Ferro Quente
21:15 – Cacimba de Aluá
21:45 – Alves Nascimento - Sanfona Gafieira

Dia 23.05.15 (sábado)
20:00 – Os Galizas e Quinteto Sanfônico de Juvenil
20:30 – Vanin e Nicinha 
21:00 – Os Januários
21:45 – Redondo
22:15 – Jonas Alves
  

HISTÓRICO DO FESTIVAL

A retomada do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi, de muito tempo, uma demanda cultural da população do Vale do Jaguaribe, pela importância que suas cinco primeiras edições alcançaram, de 1968 a 1972. O Festival surgiu em 1968, a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, apresentado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade. O evento permaneceu no imaginário cultural do sertão do Vale pela efervescência provocada, o surgimento de novos valores e os tantos casos que, até hoje, alimentam a memória local.

Em 2006 o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do Festival, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Teve também o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, convidado especial da festa, que reuniu na Praça da Catedral cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, em três noitadas de shows. Este evento impulsionou a realização da 6ª edição do Festival, em 2007, com participantes de várias regiões do Ceará e de outros Estados. Em 2008, na edição comemorativa de 40 anos, obteve a aprovação no Edital Festival Petrobras, que possibilitou implantar aulas de formação, palestras, shows de atrações locais e uma atração internacional, a sanfoneira alemã Cathrin Pfeifer.

Em 2010, na 8ª edição, o Festival teve um crescimento no formato e no público. Foram mais oficinas, teve novas atrações regionais, nacionais e participação do bandoneonista argentino Martin Mirol, que engrandeceram o evento, e homenageou os que contribuíram para a história do Festival, com entrega de 60 troféus.

A cada edição do Festival de Sanfoneiros, percebe-se a boa influência do evento, tanto no trato do músico com o seu instrumento, como no nível de programação das TVs e rádios da região, melhor selecionando atrações, alargando repertórios e cativando novas plateias, a ratificar o valor da mestiçagem da música brasileira.

SERVIÇO
IX Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte - De 21 a 23 de maio de 2015 na cidade cearense, no Vale do Jaguaribe. SHOWS: Nos três dias, a partir das 20 horas na Praça da Matriz. No local, exposição de registros fotográficos das edições anteriores do festival. FORRÓ NA FEIRA: Dias 22 e 23, a partir das 8:30h na Praça da Coluna da Hora. CONVERSA DE SANFONEIRO: Dias 22 e 23, às 16h no auditório do NIT (Rua Cônego Bessa, 2381). Informações: (88) 9661.0512. Toda a programação tem acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...