Pular para o conteúdo principal



Hoje

Hoje, os alunos da 4ª Turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes apresentam para a cidade a primeira leva de filmes produzidos por eles que iniciaram o curso em agosto de 2016. A sessão de filmes será aberta ao público e começa às 18 horas, no Cinema do Dragão–Fundação Joaquim Nabuco. Após a exibição haverá debate com os alunos, mediado pela artista visual e ex-aluna da EAV, Raísa Christina. .
O Curso de Realização em Audiovisual é constituído de seis ciclos. Cada ciclo é composto por módulos, divididos nos seguintes eixos: histórico, teórico, linguagem, técnico, aproximativo e ateliê. Na quarta-feira, 12/04, o público assiste a oito filmes produzidos no primeiro ciclo, intitulado Imagem e Cidade. “Os filmes produzidos nesse ciclo apresentam aspectos históricos-teóricos da relação entre imagem e cidade. Esse é o primeiro ateliê de realização, onde surgem os primeiros experimentos de possibilidades que guardam estreita relação entre a linguagem experimental de caráter inventivo”, explica Kennya Mendes, coordenadora da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Além da exibição, os alunos elaboraram ainda duas vídeo-instalações que ficarão abertas à visitação pública, na Vila das Artes, de 17 a 21 de abril, das 14h às 18h. Uma delas, intitulada Reservado para pixadores é uma instalação que surge de uma pesquisa sobre a pixação como demarcação de territórios, pertencimento a cidade, violência, intervenção urbana, subversão, códigos, linguagem e identidades. De acordo com os alunos organizadores, da pesquisa resulta um recorte sobre a prática recorrente de algumas pessoas que ao se depararem com pixadores, os reprimem através do ato de pintar com os jets/spray os corpos desses indivíduos. A instalação trata então do corpo violentado, da identidade e anseios do pixador, censurada pelas forças de opressão.
Já a video-instalação Relampejo traz o corpo como ponto de destaque. “Relampejos são forças intensivas que irradiam, intempestivamente, as potências sensíveis dos corpos. Relampejar como um modo de movimentar-se, transformando os gestos e os sentidos que possam resistir às capturas dos espectros policiais da cidade, onde não há mais o toque de recolher, mas o cruel recolhimento do toque”, explicam os alunos. 
*Todas as atividades são gratuitas.
SERVIÇO
[APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – ATELIÊ IMAGEM E CIDADE]
[SESSÃO DE FILMES]
O que: Exibição dos filmes dos alunos da 4ª Turma do Curso de Realização em Audiovisual
Quando: 12 de abril de 2017
Hora: 18 horas
Onde: Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
*Entrada gratuita
[VIDEO-INSTALAÇÕES]
>>”RESERVADO PARA PIXADORES”
>>”RELAMPEJO”
Quando: 17 a 21 de abril de 2017
Horário de visitação: 14h às 18h
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
*Entrada gratuita
Mais informações: 85 3105.1404
[FILMES E SINOPSES]
>> “GUARARAPES” – Direção: Leonardo Câmara e Polly Di
Sinopse: Um ser vaga por ambiente desconhecido e estrangeiro em busca do lugar de onde veio. transitando entre o sonho e a lembrança, talvez o lugar não seja mais o mesmo.
>> “IRACEMA” – Direção: Francisco Carneiro
Sinopse: Em seu apartamento, Iracema vive um solitário cotidiano.
>> “MEMENTO MORI” – Direção: Íron Ccauan
Sinopse: A morte pelo fogo deveria expurgar-lhe toda dor e sofrimento. Num ato final de loucura, Dante busca esse conforto.
>> “MEMÓRIAS DO SUBSOLO / ou o homem que cavou até encontrar uma redoma/” – Direção: Felipe Camilo
Sinopse: Uma travessia subterrânea entre 1984 e 2016.
>> “SOTURNA” – Direção e Roteiro: Léia Ávila
Sinopse: Mortes trágicas dançam na espiral soturna da noite.
>> “TETO” – Direção: Darwin Marinho
Sinopse: Jéssica aproveita cada espaço de sua nova casa, até que, durante o sono, percebe que algo precisa entrar.
>> “LIQUIDA” – Direção: Clara Capelo e Tuan Fernandes
Sinopse: A solidão. Ser mulher e mãe. Homens, repúdio e desejo. Morrer todo dia e olhar pra morte. As marcas no corpo. Os medos, todos eles.
>> “RUA RIO PARDO” – Direção: Luciana Rodrigues
Sinopse: Nos caminhos cotidianos ver as memórias de uma cidade caindo. Uma rua, Rio Pardo, ameaçada de acabar em nome do crescimento de uma cidade que só cresce para alguns. Rosa, Patrícia, Iracema tem suas vidas ali. Antes dos tratores virem, um filme a partir disso.
[EQUIPES VIDEO-INSTALAÇÕES]:
>>”RESERVADO PARA PIXADORES”
Equipe:
Concepção: Dalvanio Ócio, Rodrigo Ferreira, Paolla Fernandes, Clébson Oscar, Renata.
Pesquisa: Dalvanio Ócio, Rodrigo Ferreira, Paolla Fernandes, Clébson Oscar, Renata.
Pesquisa e edição de imagem: Dalvanio Ócio
Performance e montagem: Dalvanio Ócio
>>”RELAMPEJO”
Equipe:
Realização e Argumento: Léo Silva
Produção: Amanda Rodrigues, João Paulo Pinho e Léo Silva
Fotografia: Alex Hermes
Performance: Felipe Araújo
Preparação de Corpo: João Paulo Pinho
Iluminação: Léo Silva e João Paulo Pinho
Som: Eric Barbosa
Montagem: Abdiel Anselmo
Arte e Figurino: Léia Avila
Técnico de Equipamentos: Eudes Freitas

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...