![]() |
| Foto: Divulgação |
Técnica desenvolvida na Europa, pela cantora brasileira Fernanda Cabral, acontece pela primeira vez no Nordeste, na UTI Neonatal do Hospital Maternidade Eugênia Pinheiro
Sentimentos de amor por meio de voz e instrumentos de som que ajudam na recuperação de bebês, que nasceram antes do tempo previsto. Os recém-nascidos, colocados em incubadoras e monitorados 24 horas por dia, ganharão uma sonoridade que provoca reações aos olhos e estímulos ao corpo. Nesta sexta-feira, 6, o projeto "Música nas incubadoras" chega a esses bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Maternidade Eugênia Pinheiro. Primeira apresentação do Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC), a musicalização acontecerá em dois horários, 8h30 e 14h30, e destinada aos pais e aos bebês prematuros.
Fortaleza é a segunda capital do país a receber o projeto, técnica desenvolvida pela cantora brasileira Fernanda Cabral durante seu mestrado na Europa. Para a profissional, a música é capaz de estreitar laços, já que, durante a recuperação, o filho fica distante do contato com a mãe. "Nessa fase da criança, elas são extremamente ligadas aos sons. Elas ouvem muito melhor e se conectam bastante através deles. Com isso, a ideia do projeto é trazer uma sensação de bem-estar e estreitar os laços entre os pequenos e a mãe. É uma música que é feita para esse momento", afirma a cantora. Desde 2016, Fernanda implantou a iniciativa no Hospital Materno Infantil de Brasília, no Distrito Federal, e chega à capital cearense para abrir a sétima edição do Festival Internacional de Teatro Infantil.
Aconchego
O Hapvida leva o projeto a seus pacientes acompanhados dos pais, pois prioriza o bem-estar e reconhece a importância dos resultados no apoio à recuperação dos bebês por meio da música. "Sabemos que para termos uma boa recuperação, também precisamos estar com a mente sadia. Entendemos que sentimentos como amor também podem ajudar na recuperação. Por isso, acreditamos na beleza desse projeto e queremos ofertá-lo para os bebês que, desde cedo, já são guerreiros, na luta pela vida", afirma Gabriela da Costa Vasconcelos, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Eugênia Pinheiro.
Esta ação soma-se às iniciativas de conforto e humanização que já são realizadas nas UTIs Neonatais do Hapvida. Para Gabriela, a presença de redinhas, que deixam os recém-nascidos mais calmos e com o sono melhor, fazem com que os bebês prematuros fiquem mais envolvidos, como se tivessem no acolhimento do útero materno, e isso é fundamental para o desenvolvimento deles. “Em conjunto com as redinhas, o ambiente é também preparado com uma iluminação e música ambiente próprias para o bem-estar dos bebês. Além disso, há o banho de ofurô, que tem propriedades terapêuticas e deixa os bebês mais tranquilos”, destaca Gabriele.
Serviço
Música nas Incubadoras
Dia: 06 de outubro
Hora: 8h30 e 14h30
Local: UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro

Comentários
Postar um comentário