![]() |
Foto: Divulgação |
O damista Francisco Marcelo Araújo Oliveira participa entre os dias 19 e 29 de outubro do Campeonato Mundial de Damas 64 Casas, realizado em São Petersburgo, na Rússia. Cearense, morador de Horizonte, Marcelo é o único brasileiro a levar o nome do país ao torneio, organizado pela Federal Internacional de Damas (IDF). Neste campeonato, o jogador já conquistou a 10ª posição mundial, na regra brasileira, no estilo rápido, entre os 72 participantes da competição e ainda está concorrendo aos outros estilos. Atleta independente, Marcelo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e de amigos.
Nascido no bairro Panamericano, Marcelo começou a jogar Damas aos 7 anos. Aos 12, já estudava livros sobre o assunto e praticava cada vez mais o jogo do tabuleiro com amigos mais velhos. A primeira grande oportunidade de pôr em prática seus estudos foi na escola Julia Jorge da Cnec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), quando lá foi palco de um campeonato cearense de Damas. A partir daí, Marcelo, ainda criança, nas horas de intervalo dava aulas para os alunos e representava a escola em campeonatos.
Aos 16 anos, Marcelo se mudou para São Paulo e recebeu um convite da Federação Cearense de Damas para representar o Ceará no campeonato brasileiro juvenil na cidade de Itatiba (SP). Das 7 rodadas do campeonato, ganhou 6 e empatou 1. Esse resultado o credenciou a ingressar no hall da fama dos tabuleiros. Conheceu grandes jogadores, presidentes de federações e compartilhou saberes com campeões nacionais, além de conquistar vários títulos cearenses, nacionais e pan-americanos.
Em 2006, lançou em Fortaleza (CE), de forma independente, o livro “Conhecendo novas teorias do jogo de Damas”, em edição limitada, obra que teve circulação em vários países, entre os quais a Ucrânia, Moldávia e Polônia. Já em 2015, além da conquista do Tricampeonato Cearense, participou dos estilos pensado, rápido e blitz, obtendo, respectivamente, as seguintes classificações: 27ª, 30ª e 18ª, disputando com 72 participantes de 43 diferentes países, realizado pela Federação Internacional de Damas – IDF, em São Petersburgo, Rússia, no qual conquistou o título de “O Melhor Jogador das Américas”.
Comentários
Postar um comentário