Pular para o conteúdo principal



Sesi Ceará desenvolve ferramenta de cálculo de retorno de investimentos

É comum utilizar a expressão "prevenir é melhor que remediar" para situações diversas do dia a dia. Para colocar essa premissa em prática, o Centro de Inovação em Economia para a Saúde e Segurança (CIS), do Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará), desenvolveu uma tecnologia inovadora que deve mudar a forma como empresas do Brasil inteiro se relacionam com a saúde de seus colaboradores: a Ferramenta Sesi de Cálculo do Retorno sobre o Investimento.

O produto será lançado durante o evento SESI Health Summit, a ser realizado hoje e amanhã, em Fortaleza. A programação reunirá executivos de grandes empresas brasileiras e contará com a presença do PhD Ron Goetzel, Cientista Sênior e Diretor do Instituto de Estudos da Saúde e Produtividade da Johns Hopkins University e a PhD Enid Chung Roemer, cientista associada do mesmo instituto.

Entenda melhor
Hoje, a maioria das organizações concentra seus cuidados com a saúde dos colaboradores no fornecimento de um plano de saúde como benefício. O investimento é tanto que cerca de 60% dos custos com a saúde suplementar nacional é pago pela iniciativa privada.

O problema é que os valores pesam no bolso do empresário. Segundo uma pesquisa da Consultoria em Saúde e Benefícios Aon, para 25% das corporações estudadas, os custos de assistência médica podem chegar de 10,1% a 20% do total gasto com os colaboradores, fora o salário.

O custo fica ainda maior porque, anualmente, os planos de saúde passam por aumentos significativos em suas mensalidades. Para chegar ao valor do reajuste, as operadoras levam em consideração fatores como a sinistralidade: quanto mais os usuários acessam o plano, maior é o reajuste no ano seguinte.

Assim, atuar na prevenção dos fatores de risco de saúde que podem ser modificados com um melhor comportamento - como obesidade, tabagismo, depressão, hipertensão e alcoolismo – parece a solução indicada para dirimir o volume das contas. Para tanto, é necessário que empresários enxerguem saúde como investimento e não custo, criando ações direcionadas e assertivas para o seu público de colaboradores. Mas como calcular o retorno dessas ações?

Atualmente, algumas indústrias já investem em programas de qualidade de vida, mas não conseguem dimensionar o impacto real desses investimentos. Por exemplo, quanto uma indústria ganha ao implementar um programa de redução do sedentarismo entre seus colaboradores? Hoje, não é possível ter números concretos desse impacto.

É aí que entra a Ferramenta SESI de Cálculo do Retorno sobre o Investimento, desenvolvida pelo Centro de Inovação em Economia para a Saúde e Segurança do SESI Ceará em parceria com a Universidade de Johns Hopkins. Trata-se de uma tecnologia capaz de mensurar o retorno sobre o investimento em produtividade e economia em assistência médica. Assim, a empresa do exemplo citado conseguiria dimensionar quanto dinheiro ela economizou com a sua ação de redução do sedentarismo. No momento em que ela retira aqueles trabalhadores sedentários do grupo de risco, ou seja, sujeitos a faltas e ao uso frequente do plano de saúde, ela ganha em diminuição de custos e produtividade.

A análise da sinistralidade do plano de saúde é feita com a ferramenta, que consegue ter um mapeamento da saúde dos colaboradores das empresas. A partir desses cálculos, é possível direcionar os investimentos em saúde das empresas, estratificando-os por riscos e custos. Por exemplo, se uma empresa identifica uma grande quantidade de colaboradores indo a ortopedistas e fisioterapeutas por conta de problemas na coluna, ela poderá criar um programa de saúde direcionado para essa questão, o que deve diminuir a sinistralidade do plano e diminuir os índices de absenteísmo. A ferramenta será capaz de apontar, ainda, o retorno desse investimento em valores, para que os empresários consigam visualizar o resultado das ações.

Como é feito hoje?
A maioria das empresas ou consultorias trabalha resolvendo os problemas de custos pensando apenas em mudar contratos com operadoras de saúde. A metodologia do CIS orienta a empresa a melhorar a saúde das pessoas e, consequentemente, melhorar a produtividade e a redução dos custos com saúde.

Como acontecerá o serviço?
O CIS desenvolveu dois produtos para atendar a demanda das indústrias brasileiras sobre custos com saúde e segurança: a Ferramenta SESI de Cálculo do Retorno sobre o Investimento e o Workshop para Líderes: o impacto na gestão dos custos em saúde e segurança.

O Workshop para Líderes é um momento para desenvolver competências de líderes de empresas quanto à gestão dos investimentos em saúde e segurança. Este produto objetiva proporcionar uma mudança de mindset, uma quebra de paradigma, quanto aos investimentos em saúde e segurança, apresentando o impacto negativo desses temas nos custos de saúde na empresa quando não são bem geridos, além de mostrar a importância da elevação dos indicadores de SST a um nível estratégico. Muitos gestores enxergam saúde e segurança como obrigação, sem entrar no mérito de como os gastos são feitos e como podem ser otimizados. O empresário sabe quanto a empresa dele perde em produtividade toda vez que um trabalhador adoece? E como os programas de qualidade de vida implantados estão atuando nessas questões?

O Workshop para Líderes conta com uma metodologia inovadora, desenvolvida em parceria com a National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) e Instituto finlandês de Saúde Ocupacional (FIOH), utilizando ferramentas de imersão e aprendizado coparticipativo, como o Desigh Thinking e o OMNI Learning.

Como o SESI Ceará chegou a essa solução?
Em 2016, foram realizadas duas missões internacionais mapeando as instituições de referência na Europa e EUA. Em busca de instituições que tivessem avanços significativos na área de pesquisa (economia para saúde e segurança) e que tivessem desenvolvido algum estudo, pesquisa ou ferramenta que pudesse ser customizada para a realidade brasileira e, com isso, abreviar o tempo de resposta do SESI Ceará para as indústrias.

A partir dessas interações foram identificadas três instituições parceiras:
NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health ou NIOSHI: agência federal dos EUA responsável pela realização de pesquisas e produção de recomendações para a prevenção de lesões e doenças relacionadas com o trabalho.

Johns Hopkins University - Escola de Saúde Pública, Instituto de Saúde e Produtividade: desenvolveram uma calculadora semelhante a do SESI Ceará, em parceria com TRUVEN HEALTH ANALYTICS - IBM. O pesquisador principal, Dr Ron Goetzel é referência mundial nestes estudos, tendo centenas de trabalhos publicados sobre temática.

FIOH - Instituto finlandês de Saúde Ocupacional: uma organização de pesquisa, especialista no campo da saúde e segurança ocupacional.

Sobre o Centro de Inovação
O SESI assumiu, nacionalmente, o desafio de atender de forma proativa as necessidades das indústrias brasileiras, a partir de um levantamento feito em todo o Brasil sobre as principais demandas do setor. Nesse sentido, a inovação aparece como uma estratégia central para promover soluções eficazes, através da criação dos Centros SESI de Inovação.

No total, estão sendo criados oito Centros de Inovação em diferentes Departamentos Regionais do SESI, com o objetivo de pensar soluções para as questões identificadas como prioritárias, a exemplo das altas taxas de absenteísmo, dos transtornos psicológicos e das lesões musculares que geram absenteísmo.

Ao SESI Ceará coube dar tratativa ao tema Métricas para a Saúde, a partir da análise da relação existente entre saúde e bem-estar versus produtividade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 (Quinta-feira)

18h30 - Abertura do Evento

Promoção da Saúde no Local de Trabalho: o Que as Últimas Pesquisas nos Contam?
PhD Ron Goetzel – Johns Hopkins University

Dia 24 (Sexta-feira)

Painel de debates + Exposições temáticas

8h – Credenciamento
8h30 – Abertura do Painel de Debates

8h40 – Case Johnson & Johnson
Dr. Carlos Dias – Gerente Médico de Global Health Services da Johnson&Johnson

9h – Case Renault
Dr. Paulo Zétola – Gerente de Saúde e Segurança da Renault do Brasil

9h20 – Saúde e Segurança Como Estratégia de Negócio
Emmanuel Lacerda – Gerente Executivo de Saúde e Segurança na Indústria – SESI CNI

9h40 – Debate

10h – Coffee Break

10h15 – Abertura Exposições Temáticas

10h20 – Exposição Temática
Gestão de Custo com Saúde a Partir dos Fatores de Risco Modificáveis
PhD Ron Goetzel – Johns Hopkins University

11h20 – Exposição Temática
Modelo SESI de Gestão dos Custos com Saúde: Como Caminhar do ROI até o VOI
Dr. Cláudio Patrício – Médico do Trabalho do Centro de Inovação do SESI Ceará

11h50 – Perguntas

12h20 – Almoço no Hotel Gran Marquise

14h – Abertura SESI Talks – Edição Especial
Compartilhando Ideias para a Inovação em Saúde e Segurança
Apresentação: jornalista Carla Vilhena

14h10 – Panorama Geral e Custos da Saúde Suplementar
Natália Lara – Economista e Pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS)

14h40 – Inovação em Saúde: do Big Bang até a Necessidade de Disrupção
Luciana Costa – Coordenadora do Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança

15h10 – Relação entre Produtividade e Saúde e Segurança para o Trabalho
Prof. Dr. Ubiraci Espinelli – USP

15h40 – Os Segredos para Promover um Ambiente de Trabalho Saudável
PhD Enid Roemer – Johns Hopkins University

16h10 – Economia para Saúde e Segurança: a Importância de Indicadores de Impacto e Gestão de Custos
Fábio Cordeiro – Economista SESI

16h40 – Encerramento com Nayra Costa

Local: Hotel Gran Marquise
Endereço: Avenida Beira Mar, 3980 – Mucuripe – Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...