Pular para o conteúdo principal



Projeto Elo estreia no Dragão Fashion nesta quinta

Foto: Divulgação
Um desejo, três ideias, um pacto. Assim nasceu em 2016 o projeto Elo, união entre a arquiteta Suyenne Lemos e as designers Evelyn Matthews e Monike Oliveira (foto), na busca de transformar sonhos em negócios criativos, revelados nas marcas autorais Elemento Fio, K e Padma. Desde a origem, o Elo tece sobre empatia, colaboração e coragem, conceitos que marcarão a estreia no DFB Festival 2018, maior evento de moda autoral da América Latina com o desfile da coleção ELO COLLAB, quinta-feira, dia 10 de maio, às 19h, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. As três marcas também comercializarão suas criações no espaço Boulevard por todo o período do evento, de 09 a 12 de maio.

A coleção ELO COLLAB no DFB Festival 2018 propõe: Manifeste seu Poder: juntas nós podemos. São roupas e acessórios como plataformas de expressão, que saúdam a memória de mulheres arquetípicas da história do Brasil, símbolos reais de luta e empoderamento femininos.As criações para o desfile evocam a grandeza de oito perfis femininos, que em épocas e atuações distintas conquistaram espaços, reconhecimento e visibilidade em passos definidores para que outras mulheres estejam hoje à frente, na valorização de ações, fazeres e na crença em si mesmas. Na passarela serão apresentadas em 20 looks, compostos por 36 peças de vestuário produzidos pela K, junto a 29 joias e acessórios, realizados pelaElemento Fio e pela Padma, que materializam conjuntamente o conceito elaborado pelo trio criador.

Três grupos temáticos traduzem, poeticamente, as questões de gênero e memoriais relativas às inspiradoras oito mulheres brasileiras, coordenadas nessa inédita coleção ELO COLLAB:

Sobre Liberdade, a inspiração vem de Dandara – esposa de Zumbi, que lutou ao lado dele pela libertação dos escravos no país; Maria Amélia de Queiroz – fundadora da associação de mulheres Ave Libertas, com atuação abolicionista; e Leila Diniz – defensora do amor livre e da emancipação feminina.

A Vanguarda é bem representada por Tarsila do Amaral – um dos nomes centrais do modernismo artístico no Brasil e autora da pintura brasileira mais valorizada, o Abaporu; e Lota de Macedo Soares – que se tornou uma das principais arquitetas do Rio de Janeiro, na década de 60, sem nunca ter cursado faculdade.

Já o Lugar de Fala é de Jovita Feitosa – cearense que se alistou para lutar na Guerra do Paraguai e passou de única mulher de seu batalhão à sargento; Rachel de Queiroz - escritora do sertão e primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras; e Nise da Silveira – psiquiatra que usava a arte para tratar seus pacientes.

Além de homenagear oito mulheres, desenvolvendo dois looks para cada personagem onde roupa e joia foram criadas em sintonia, a coleção também busca homenagear todas as mulheres que podem e devem fazer a diferença no mundo. Elaboradas exclusivamente para o DFB Festival 2018, a roupa influenciou as jóias, que por sua vez se ajustaram às roupas. A co-criação guarda, no entanto, a identificação das três marcas. A roupa “all black”, no conceito da K, traz ainda transparências, bordados, entre aplicações e materiais diversos, que revelam contrastes e criam movimentos, enriquecendo as peças únicas assinadas pelas irmãs Oliveira, MoniKe, Manuella e Marcelle. Já as joias da Elemento Fio foram todas desenvolvidas por Suyenne Lemos com fios metálicos, enquanto as criações da Padma por Evelyn Matthews se utilizaram de placas das mesmas matérias primas.

Nas joias pela Elemento fio, por exemplo, após definidas as personagens reverenciadas, a pesquisa visual e iconográfica levou aos símbolos, universos das pessoas e de suas obras a serem representados na coleção. Assim, a peça com inspiração em Tarsila do Amaral é a síntese visual do famoso auto-retrato da artista. Já numa representação de Lota, a referência é a sua casa, caracterizada pela ausência de barreiras visuais entre exterior e interior. A persona de Rachel de Queiroz foi explorada no universo visual da seca e do sertão, retratado em sua obra "O Quinze" e usado naELO COLLAB ao referenciar a peça "Só se cerca o que se quer bem", relacionadas às cercas de faxina, presentes até hoje no interior do Nordeste. A Padma após sintonizar com as histórias e personalidades das mulheres definidas, elaborou as joias com representação da luta de defender a pátria,como no brinco de Jovita Feitosa, bem como os círculos e quadrados das obras dos pacientes de Nise da Silveira.

Em síntese, as marcas que compõem o Projeto Elo e apresentam a coleção ELO COLLAB querem mostrar que “todas podem fazer algo, fazer a diferença no nosso campo de atuação. Ter voz. Cabe a cada uma acreditar e agir. Assim seguimos ao mesmo tempo trilhando e construindo esse caminho, e honrando quem veio antes de nós”, como distingue Suyenne. Evelyn completa que é “com muita satisfação que a Padma apresenta suas joias em um evento cultural de repercussão mundial, principalmente por poder mostrar uma coleção que representa mulheres fortes que lutaram pela educação, pátria, cultura, liberdade, arte, inserção social, tudo com a finalidade de que Eu, você, nós possamos nos inspirar para a construção de uma sociedade mais justa”. Monike finaliza que “a grande luta é para que todas possam dar sua opinião e que, independente da área de atuação, possamos fazer a diferença!”.



Mais sobre o projeto Elo:

Elemento Fio – As joias da Fio se caracterizam pelo desenho limpo, simples - elementar - que por vezes dialoga com a rigidez geométrica do desenho técnico, para no momento seguinte, fluir livre seguindo o contorno irregular de uma pedra bruta. As peças são conceituadas, projetadas e executadas pela Arquiteta Suyenne Lemos.



* K – É uma marca de moda com espírito de Startup. As peças, produzidas na cor preta, utilizam o conceito “allblack”. Com estilo prático e atemporal, as peças da K ganham diferencial por seu mix de tecidos, nervuras, texturas e aplicações, em muitos casos artesanais, como os bordados e crochês. Criada pelas irmãs Oliveira (Monike, Manuella e Marcelle), segundo Monike resume “o nosso estilo vai do básico ao nada básico”. #learnbydoing #BlackIsAlwaysTheNewBlack



Padma – Tem como inspiração transformar vivências, experiências e emoções em uma jóia, num produto com sentimentos únicos e verdadeiros. Essas histórias são transformadas em joias autorais pela designer Evelyn Matthews. “Nosso nome já transmite o que sentimos na alma – pureza”, ressalta a criadora.



SERVIÇO

ELO NO DFB FESTIVAL 2018

Desfile Manifeste Seu Poder: 10/05 (quinta-feira), às 19:00

Estande no Boulevard: De 09 a 12/05, de 16 às 22h

Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Av. Vicente de Castro – Mucuripe)

Entrada: Gratuita

Distribuição de convites para desfiles no espaço do Elo no Boulevard

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...