Pular para o conteúdo principal



Centro Histórico de Fortaleza começa a ganhar novos ares

Esquecido pelas famílias ricas, que foram se distanciando, e tomado por moradores de rua e ambulantes, o Centro Histórico de Fortaleza está passando, desde agosto deste ano, por um processo de reordenamento, denominado Projeto Novo Centro. Trata-se de um conjunto de intervenções que objetiva dar novos ares à região, modificando o cenário do Centro de Fortaleza, por meio de obras e ações em seis eixos: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização.


Praça do Ferreira (Foto: Carmen Pompeu) 

PARTE 1
PARTE 2 - Cidade que habita em nós
PARTE 3
As ações foram definidas por meio do trabalho de um Comitê Gestor formado por representantes da Prefeitura de Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outras entidades de classe, além de moradores e representantes da sociedade civil.

Também foi criado o Conselho de Governança para o Centro, composto 48 membros, representantes de instituições públicas e privadas, e que tem por missão acompanhar a execução de todas as ações do Projeto, possibilitando melhorias na utilização dos espaços públicos a serem executadas a curto, médio e longo prazos.

Prefeito Roberto Cláudio (Foto: Divulgação)
"A ideia desse comitê é promover uma reunião mensal - um mês na Prefeitura, outro na sede da CDL - para acompanhar o andamento de cada uma dessas ações. Muitas delas já estão em implantação e outras estão com cronograma para os próximos 12 meses", diz o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A intenção é gerar um engajamento de quem já está na área e também criar uma relação de afeto, de solidariedade. "Um novo olhar da cidade para o Centro", explica.

Roberto Cláudio não gosta de usar a palavra revitalização para definir o conjunto de intervenções. "O Centro, na verdade, tem muita vitalidade. O que a gente quer é poder dar uma maior organização, um melhor ordenamento e um novo padrão de ocupação. Ocupação cultural, ocupação econômica, ocupação residencial e imobiliária, inclusive, para o Centro da cidade", esclarece o prefeito.

Assis Cavalcante (Foto: Reprodução CDL)
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, assegura que há um compromisso de todos os envolvidos para que os seis eixos sejam concluídos o mais rápido possível. "Nós estamos comprometidos; nós estamos abraçados; e nós estamos acreditando que tudo vai sair dentro do prazo. Porque nós estamos trabalhando para isso e estamos comprometidos com isso. Não só a CDL, como o Poder Executivo municipal. E os lojistas estão esperando tudo isso para melhorar as suas vendas, melhorar o rendimento, empregar mais e, por sua vez, recolher mais imposto", afirma.

HABITAÇÃO

No eixo da Habitação, o Projeto Novo Centro objetiva estimular a ocupação habitacional na região central da Capital, por meio da viabilização de até 900 unidades habitacionais. Na pauta de apoio a pessoas em situação de rua, o projeto prevê a implantação de Pousada Social com até 100 vagas, além da destinação de vagas para o programa de Aluguel Social.


Entrevista com coordenador do eixo Habitação, Antônio Silvestre, por Lauriberto Braga

O coordenador do eixo da Habitação, Antônio Silvestre explica que o objetivo é atrair investidores para construção de novas moradias. "Um outro aspecto de habitação no Centro vai ser o de interesse social e também de locação social, que é quando a Prefeitura precisa pagar aluguel temporário para pessoas. Em vez de pagar isso via imobiliária, vamos ter um prédio onde possamos deslocar essas pessoas para o Centro, enquanto está tendo intervenção urbanística em seu local de moradia", informa.

Paulo Probo, da Associação de Moradores do Centro, considera a habitação uma parte essencial para a viabilização do projeto. A entidade vem articulando o grupo de moradores, trabalhadores e simpatizantes da área no sentido de promover ações de ocupação e reflexão nesse sentido. "A gente não consegue perceber o Centro, a partir desse plano, sem ter a mola-mestra da habitação", opina.

CALÇADA VIVA


Obras do calçadão da Guilherme Rocha (Foto: Lauriberto Braga)

No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar e a reforma dos calçadões da Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Além disso, faixas exclusivas de ônibus serão implantadas na Avenida Duque de Caxias e nas Ruas João Moreira e Castro Silva. As Ruas Senador Pompeu, Barão do Rio Branco, Major Facundo e Floriano Peixoto, além dos cruzamentos nas Ruas Senador Pompeu e Barão do Rio Branco, receberão travessias elevadas.


A Rua Barão do Rio Branco também será alvo do Projeto Calçada Viva. "Na medida que a gente for ordenar o comércio ambulante, vai estender a área de passeio. Vai fazer calçadas pintadas como fizemos no entorno do Dragão do Mar", diz o prefeito Roberto Cláudio.

ORDENAMENTO DO COMÉRCIO INFORMAL


Ambulantes da Praça José de Alencar (Foto: Lauriberto Braga)

Na área de Ordenamento do Comércio Informal, dois projetos pilotos se destacam: na Rua Barão do Rio Branco será feita a padronização das bancas e nos calçadões das Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso serão criados quiosques em aço escovado com o objetivo de ordenar o comércio informal.


O presidente da CDL, Assis Cavalcante, mostra-se animado com o projeto. "O lojista entende o ambulante como um parceiro, porque ele traz consumidor para o Centro. Não pode ser da forma como estava, desordenado. Nós tínhamos 1.491 cadastrados e tinham mais três mil na informalidade. Então, estava uma coisa insuportável. E os produtos por eles vendidos eram de origem duvidosa. No momento em que se instalar os quiosques e padronizar e os produtos por eles vendidos sejam de procedência que dê segurança ao consumidor, respeitando o Código de Defesa, isso vai ser maravilhoso. Vai ser mão-dupla: ganha o lojista e ganha também o ambulante", destaca.

Assis informa ainda que a Faculdade CDL vai capacitar os ambulantes: "Nós estamos também conseguindo um convênio com os cartões de crédito para que eles tenham uma máquina e assim possam vender e serem incluídos dentro da tecnologia."


Galber Sousa, vendedor de garrafadas (Foto: Lauriberto Braga)

O ambulante Galber Sousa diz que a ideia é boa e necessária. Mas sugeriu que o espaço reservado para cada vendedor fosse de pelo menos um metro quadrado. "Mas se for para padronizar e ficar tudo bonitinho, é uma boa ideia. Agora, para a Prefeitura ajeitar esses camelôs todos, vai ser uma guerra, porque é camelô de mais. Vai ser uma confusão grande", comenta.


TURISMO E CULTURA

Já o eixo Turismo e Cultura vai trabalhar a consolidação de uma agenda cultural única. Desta forma, a Prefeitura de Fortaleza tem buscado restabelecer uma ligação de afeto com esse pedacinho da cidade.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, anuncia para a partir do dia 14 de novembro a cidade contará com uma linha de ônibus turístico panorâmico de dois andares (hop on hop off), que terá como ponto de partida a Praça do Ferreira, percorrendo as igrejas, os museus e as praças do Centro. 

A ideia é que o passageiro possa descer onde quiser, ficar o tempo que precisar e retornar ao passeio em em um dos horários disponíveis.

"Ele vai fazer um percurso de 28 quilômetros, saindo do Centro, passando pela Beira-Mar, Praia do Futuro e outros espaços turísticos da cidade. As pessoas poderão subir e descer quantas vezes quiserem, ao longo do período de 24 horas por ingresso", explica Medeiros. A tarifa será de R$ 65.

SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO

No eixo da Segurança e Fiscalização, o projeto prevê a instalação de 40 novas câmeras de videomonitoramento, que serão somadas às 32 câmaras da Prefeitura já existentes e às 11 câmaras da Secretaria de Segurança Pública também já existentes. Além disso, está prevista a aquisição de uma célula de monitoramento com instalação de videowall.

O secretário regional Adail Fontenele informa que o Centro recebe hoje cerca de 350 mil pessoas por dia. Ele espera que com esses conjuntos de ações outros moradores da cidade voltem a frequentar o local.

Leia também:
Centro Histórico de Fortaleza: a cidade que habita em nós

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...