Atendendo a solicitação do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou nesta sexta-feira (8), a prorrogação do tempo de permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Estado por mais 30 dias.
Desde o início de janeiro, mais de 400 integrantes da FNSP prestam apoio às forças de segurança do estado principalmente no patrulhamento de vias, terminais de ônibus e ações de inteligência em integração com as polícias locais.
Em ofício enviado a Camilo Santana, Sergio Moro ressalta que a atuação da Força Nacional em conjunto com as forças de segurança estaduais promoveu uma redução das ações causadas pelos grupos criminosos, restaurando a lei, a ordem e protegendo a população cearense.
Por isso, durante os próximos 30 dias de permanência da Força Nacional no Ceará será feito um plano de desmobilização gradativa, de acordo com avaliação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Caso haja retomada na gravidade e número de incidentes, a FNSP estará pronta para retomar atividades com intensidade necessária no Estado.
Além do apoio da Força Nacional, o ministério também prestou apoio com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, além de ter entregue equipamentos de segurança para as forças locais. Foram feitas mais de 40 transferências de presos para os presídios federais.
Moro destaca que outras unidades da federação já solicitaram reforço federal. Conforme informado pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, a Força Nacional de Segurança Pública se prepara para atuar no Pará, a pedido do governador Helder Barbalho, a partir de março.
Comentários
Postar um comentário