Três grupos que mesclam música erudita e popular se apresentam gratuitamente no Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-CCBNB-Fortaleza (Rua Conde D'Eu, 560) nesta semana.
O Grupo 30 Cordas na quarta-feira (19), ao meio-dia, empreenderá uma viagem através das fronteiras das músicas Popular e Erudita. Expressando-se por meio de um instrumento típico da cultura musical brasileira, o violão, o quinteto traz o show Espiral.CE, uma espiral de sons musicais violonísticos produzidos desde os idos do início do Século XX no Ceará, Brasil e América Latina, até a contemporaneidade.
No sábado (22) é a vez do Concerto Lírico Due Cuori, às 18h20, e o Grupo Syntagma (foto Divulgação), às 19h30.
O Syntagma surgiu em Fortaleza em 1986, com a proposta de mostrar a forte ligação da música nordestina com a música antiga europeia, através de um minucioso trabalho de pesquisa que identifica a similaridade das estruturas musicais, rítmicas e melódicas entre esses dois períodos, numa linguagem contemporânea. Com um estilo próprio, preza por valorizar toda a personalidade e riqueza da cultura do Nordeste. O show apresenta um repertório que homenageia a obra do grande compositor cearense Liduíno Pitombeira, através de exclusivos arranjos de grandes clássicos da música do Nordeste como Asa Branca, Juazeiro, Estrada de Canindé, entre outras importantes obras de sua autoria escritas especialmente para o grupo.
Para esta apresentação, o Syntagma se sente honrado em homenagear esse nosso grande compositor. O Syntagma é formado por músicos profissionais atuantes em vários segmentos didáticos e artísticos: Flautas: Heriberto Porto, Luciana Gifoni, Marcos Paulo Leão, Robson Lima e Solange Gomes; Violão: Alisson Félix; Viola da gamba: Jorge Santa Rosa e Percussão: Marcelo Holanda.
O Concerto Lírico Due Cuori, por sua vez, é uma imersão no universo romântico através da música lírica. Tem como temática principal o amor em suas diversas facetas, explorado em estilos composicionais diversos, num repertório eclético.
O Concerto Lírico Due Cuori, por sua vez, é uma imersão no universo romântico através da música lírica. Tem como temática principal o amor em suas diversas facetas, explorado em estilos composicionais diversos, num repertório eclético.
A soprano cearense Liana Fonteles e o tenor georgiano Giorgi Gelashvili, acompanhados pelo pianista Bruno Fragoso, apresentarão desde clássicos da ópera de compositores como Verdi e Puccini, até canções eruditas do Brasil e da Geórgia, passando pelo lied alemão e pela canção francesa e napolitana. Giorgi Gelashvili, tenor natural da Geórgia, é bacharel e mestre em canto erudito pelo Conservatório Estadual de Tbilisi e na Itália integrou a Accademia Lirica M.Binci. Sua experiência em Ópera na Geórgia e Itália inclui papéis como Alfredo (La Traviata - G. Verdi), Ernesto (Don Pasquale - G. Donizetti). Residente no Brasil desde o final de 2014, tem atuado em concertos em diversos espaços de Fortaleza e se firmado como professor de canto com notoriedade na cidade.
Liana Fonteles licenciada em música pela Universidade Estadual do Ceará, na qual também lecionou canto e história da música. Estudou canto na Itália, na “Scuola di Musica Paolo Soprani”, e teve aulas com grandes profissionais da ópera, entre eles o diretor Stefano Viziolli, e os cantores Johannes Martin Kränzl, Carlo Colombara e Cynthia Lawrense. Apresentou vasto repertório que inclui desde ópera até música sacra e participou em diversos projetos culturais no Ceará.
Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do CCBNB-Fortaleza.

Comentários
Postar um comentário