Pular para o conteúdo principal



Cândido promete reinventar UFC

O professor de Direito e advogado criminalista há 38 anos, Cândido Albuquerque, de 62 anos de idade, terceiro colocado na lista tríplice da consulta à comunidade acadêmica toma posse nesta quinta-feira (22), às seis da noite, em Brasília  como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o quadriênio 2019-2023.



José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque toma posse em solenidade no Ministério da Educação (MEC) com a presença do presidente Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Após a posse de Cândido Albuquerque em Brasília, o atual reitor Henry de Holanda Campos transmite o cargo para Cândido Albuquerque, na Reitoria da UFC, em Fortaleza, na próxima sexta-feira (23).

Cândido Albuquerque compôs lista tríplice enviada em maio para o MEC ao lado dos professores Custódio de Almeida, atual-vice-reitor e Maria Elias Soares, diretora do Campus de Crateús. O reitor nomeado tem como vice o professor Glauco Lobo Filho, da Faculdade de Medicina.

CONSULTA - Na consulta à Comunidade Acadêmica em maio passado, Cândido ficou em terceiro colocado com 610 votos, sendo 345 de estudantes, 115 de professores e 150 de servidores técnicos-administrativo, representando 4,61% dos votantes. O primeiro colocado foi o professor Custódio Luís Silva de Almeida, que, obteve 7.772 votos (6.067 de estudantes, 859 de servidores docentes e 846 de servidores técnico-administrativos), representando 34,70%. O segundo lugar foi o professor Antonio Gomes de Souza Filho, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que teve 3.499 votos (2.227 de estudantes, 674 de docentes e 598 de técnico-administrativos), o equivalente a 25,89%. O processo da consulta segue a Lei nº 9.192/95, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/96, onde os votos têm pesos diferenciados na apuração do resultado. A proporção é de 70% para o voto de professores, 15% para o de servidores técnico-administrativos e 15% para o de estudantes.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) registrou 11.997 votos, sendo 1.668 de servidores docentes, dos 2.111 aptos a votar; 1.622 de servidores técnico-administrativos, dos 3.437 aptos; e 8.707 de estudantes, dos 36.052 aptos a votar. Foram registrados 49 votos em branco (0,22%) e 67 nulos (0,59%). As abstenções representam 33,99% desse universo.

CONSELHO - O Conselho Universitário da UFC elaborou, em 20 de maio a lista tríplice para a escolha do reitor para o quadriênio 2019-2023. Em votação secreta e uninominal, 47 conselheiros votaram no certame, que definiu os nomes de Custódio Almeida, Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares, em ordem decrescente de votos, para a lista que seguirá ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Custódio Luís Silva de Almeida, na chapa com o diretor do Campus de Quixadá, Davi Romero, encabeçou a lista, com 25 votos. Na sequência veio o diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, em chapa com o representante das Coordenações de Núcleos e Projetos de Extensão, Glauco Lobo Filho, que obteve nove votos. A diretora do Campus de Crateús, professora Maria Elias Soares, conquistou oito votos. O certame teve quatro votos em branco e um nulo. O presidente do Consuni, reitor Henry Campos, absteve-se de votar.

Maria Elias apresentou seu nome para votação em virtude da desistência do candidato Antônio Gomes de Souza Filho, que manifestou por escrito o desejo de que seu nome não seja incluído na lista tríplice em favor do mais votado na consulta, Custídio Almeida.

REAÇÃO - A nomeação de Cândido Albuquerque provocou reação imediata contrária do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Docentes e do Sindicato dos Servidores que prometem fechar a Reitoria nesta terça-feira (20) às seis da noite.

Teve também reação positiva. A primeira foi da esposa de Cândido, professora Rebecca Albuquerque: "Inicio de uma nova era na UFC. Determinação e luta. Competência, transparência e coragem certeza não faltarão. Orgulho de você, @albuquerquecandido", postou ela no Facebook tão logo a nomeação foi anunciada.

O professor universitário César Espíndola saudou o novo reitor: "Professor e advogado Cândido Albuquerque é o novo Reitor da UFC. O cumprimento pela indicação e desejo sucesso à frente da instituição".

Cândido destacou tão logo foi informado da nomeação disse "vou resgatar o protagonismo dos verdadeiros talentos, mantendo a pluralidade de ideias, será um desafio necessário e urgente”.

Em entrevista nesta terça-feira à tarde (20) ao Blog do Lauriberto e ao Estadão, Cândido reafirmou os compromissos de campanha: "“Minha história na Faculdade de Direito é que me credencia a ser reitor, era nota três no MEC e elevei a cinco. A 
Faculdade de Direito é um exemplo. Nós precisamos modernizar nossa universidade para dar novas habilidades. O mercado de trabalho está em permanente modificação e nós não estamos acompanhando, precisamos acompanhar. Nós vamos herdar uma universidade com dezenas de obras inacabadas. Vamos fazer um planejamento para conclusão das obras e mobilização dos projetos de pesquisa e extensão… Entre os planos, está a criação de uma pró-reitoria de inovação e de uma pró-reitoria ou secretaria de empreendedorismo".

FUTURE-SE - Disse também que vai rever a posição da UFC não aderir ao programa federal Future-se. “Não podemos ficar contra ou a favor. Só com ele formatado é que poderemos ter posição. O País só vai sair da crise através da Universidade e que, por isso, a instituição não pode ficar afastada da sociedade. O Future-se está na fase de construção. Vamos sugerir, aperfeiçoar, atualizar e manter um diálogo bom com o Governo Federal. Não podemos ter medo do Governo Federal. Vamos ter dinheiro. Por isso conclamo a toda comunidade acadêmica. O processo eleitoral acabou. Somos todos UFC. Vamos unir a Universidade".


Aberta até 29 de agosto, a consulta pública do Future-se chegou à marca de 55.764 pessoas cadastradas. O sistema registrou 31.282 comentários sobre ao menos um dos pontos da proposta. Os dados são desta terça-feira (20).

Lançado em 17 de julho, o Future-se objetiva promover maior autonomia financeira em universidades e institutos federais ao incentivar a captação de recursos próprios e o empreendedorismo. A iniciativa, que tem adesão voluntária, não pretende diminuir os repasses da União para às instituições, apenas promover uma complementação nos recursos.

A consulta pública serve para abrir espaço a especialistas e população em geral opinarem sobre o projeto. As contribuições serão compiladas para aperfeiçoar a proposta normativa a ser enviada para o Congresso Nacional.

Inicialmente, a consulta pública encerraria ema 15 de agosto, mas o prazo foi estendido por mais duas semanas para que mais pessoas possam participar. “A extensão do prazo até 29 de agosto tem sido importante para uma maior contribuição na formulação do projeto do Future-se”, disse o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima.

PROTESTO - Sobre a reação contrária sua nomeação por parte do DCE e dos Sindicatos dos Professores e dos Servidores, o novo reitor disse: “O País mudou. Deu uma guinada. Tinha um Governo de Esquerda, foi para um Governo Liberal. Tem um panorama novo e temos que dialogar com tolerância. Os meus opositores são um número muito pequeno de pessoas contra. A Universidade é plural. É claro que há uma insatisfação, não existe unanimidade, mas eu vou estender a mão para essa pequena parcela da oposição em busca de união. Não fui escolhido para ser líder político. Dividir não é bom. Produzir conhecimento. Debate ideológico não é bom. Vamos reinventar administrativamente a UFC com produção de conhecimento. Estendo a mão a todos. A UFC é plural, friso. Vamos investir forte na pesquisa", promete.

Ele aproveitou para criticar o processo eleitoral: “Essa eleição direta no lugar de servir para buscar um gestor para a Universidade você trava uma batalha ideológica e gera disputa política. Nós precisamos rever esse processo. Desde o começo da minha campanha eu me posiciono contra esse processo. Nas vinte melhores universidades do mundo há um comitê que escolhe o reitor, inclusive com 50% de pessoas fora da universidade".

Os professores Custódio Almeida e Maria Elias não quiseram se manifestar sobre a nomeação de Cândido Albuquerque.


RENUNCIA - Já Antônio Souza Filho e Augusto Teixeira, segundo colocados na consulta, que renunciaram no Conselho Universitário disseram "Sempre defendemos, desde o início do processo de sucessão para a Reitoria, que não era adequado antecipar etapas e assim o fizemos. Concluímos a primeira fase do processo com a mesma tranquilidade que iniciamos e estamos hoje certos de termos colaborado para um momento democrático marcante na história da nossa Universidade. Nós tínhamos como propósito maior discutir com a comunidade um projeto viável e honesto para a UFC. Assim fizemos e ficamos muito felizes com a forma como fomos recebidos. Ainda assim, em sua autonomia, a maioria dos colegas que votou preferiu apoiar outra proposta na consulta. Tivemos pouco tempo de campanha, mas o que conseguimos fazer em cinco semanas foi algo incrível. Agradecemos a confiança dos 2.227 estudantes, 674 docentes e 598 técnicos-administrativos que nos apoiaram. Foi muito gratificante ter todas essas pessoas ao nosso lado simplesmente por acreditarem em nosso projeto e confiarem em nós, por se sentirem representadas em uma proposta e um modelo de Universidade que mira a excelência acadêmica e não foca em interesses particulares ou imediatos. Sendo coerentes com a nossa campanha, após a primeira fase, reconhecemos o resultado das urnas na consulta, analisamos o histórico da UFC nessa matéria e, levando em conta muitas variáveis e cenários (internos e externos), tomamos a decisão de sair do processo. Ainda na mesma coerência do nosso discurso de campanha, depositamos a confiança na autonomia dos membros do Conselho Universitário. Continuaremos dedicados à instituição e responsavelmente atentos para apontar, de forma contundente, qualquer ação da futura administração que possa contribuir para desviar a rota de excelência que a UFC trilhou nos últimos anos. Seguiremos nossa atuação institucional, cultivando e celebrando a atividade intelectual como o pilar que distingue a instituição universitária e que é, na nossa visão, o único caminho sustentável para termos uma UFC Cada Vez Mais forte e relevante".

HENRY - O reitor Henry Campos, que transmitirá o cargo na próxima sexta para Cândido Albuquerque se absteve na votação do Conselho Universitário desejou boa sorte ao novo reitor: 

"Que ele tenha uma boa sorte na administração da UFC que comandamos com muito sacrifício nos últimos anos. Que o reitor nomeado dê continuidade a a essa trajetória que adotamos. Modifique o que deve ser alterado. Construa, acrescente, aperfeiçoe e continua a trajetória de crescimento que tivemos. Ele tem como maior desafio a convivência com este Governo que se prenuncio de maneira muito incerta. O professor terá que ter habilidade muito grande com o MEC para que a gente não pare de produzir. No quadriênio administrativo que se encerra, a UFC investiu fortemente em áreas fundamentais, que nos tornaram a melhor Universidade do Norte e Nordeste e a 19ª de toda a América Latina. Espero que, nos anos vindouros, continuemos oferecendo a nossos discentes um padrão de ensino que os leve a brilhar não apenas na academia, mas, igualmente, quando deixarem o Campus para assumir os encargos profissionais que a sociedade lhes reserva. O que deles esperamos é o empenho em absorver os conhecimentos que aqui vieram buscar, assim como a capacidade de exercitar o senso crítico diante da realidade que nos cerca, lapidando os valores éticos e democráticos, a visão humanística e a sensibilidade social que cultivamos na Universidade. Nosso projeto é formar novas e autênticas lideranças para os vários escalões da vida pública e setor privado, cidadãos verdadeiros, capazes de atuar eficazmente, de modo a se produzirem os avanços sociais e econômicos que trarão prosperidade e justiça. Convido com o novo reitor os estudante e professores a renovarem seus laços com esta grande Universidade, que todos queremos pública, gratuita, autônoma e de qualidade".

Cândido disse que vai reaproveitar várias obras em construção na UFC, mas diminuindo custos. "Com planejamento vamos readequar a Universidade. Não terá período de transição, mas tenho conversando com o professor Henry Campos que fez uma grande trabalho e espero contar com ele na minha administração", finalizou o novo reitor da UFC.


PERFIL - Piauiense de Corrente, Cândido Albuquerque é advogado criminalista com 38 anos de carreira, ex-diretor da Faculdade de Direito, mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC (2009) e doutor em Educação Brasileira, também pela UFC (2016). É docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na Graduação e Pós-Graduação. Foi chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de 1998 a 2002 e 2008 a 2011 e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC em 2010 e 2011. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará (OAB-CE), no triênio 1995-1997, conselheiro Federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados, sediado em Fortaleza desde 1981. Começou na Universidade de Fortaleza (Unifor) como professor em 1986.





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...