Pular para o conteúdo principal



Línguas, Ciências Humanas e Redação abrem Enem 2019

Começa neste domingo (três), a uma da tarde, Horário no Ceará, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Além da Redação-Dissertação, o primeiro domingo do Enem terá provas de Conhecimentos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola e Ciências Humanas.


Milhões de estudantes se preparam para realizar o Enem 2019. A gerente de Produtos Pedagógicos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Francislaine Maciel, destaca sete dicas essenciais para uma Redação nota mil.
  1. Estude o formato da Redação: A Redação cobrada no Enem utiliza o formato dissertativo-argumentativo e deve ser dividida em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Para se dar bem, é preciso expor argumentos sobre o tema e desenvolver uma Conclusão que solucione o problema apresentado.
  2. Aprenda a ler gráficos e tabelas: Os textos de apoio para a Redação podem possuir gráficos e/ou tabelas. É importante saber fazer a leitura deles para extrair o máximo de informações possíveis.
  3. Conte as linhas: Para se manter na quantidade de linhas exigida na Redação, é preciso estar atento ao desenvolvimento do seu texto.Conforme for escrevendo, vá acompanhando a quantidade de linhas já utilizadas. Lembre-se de que é preciso conter, no mínimo, três parágrafos para que seja cumprida as etapas do tipo textual dissertativo-argumentativo.
  4. Tenha cuidado com o tamanho da Letra: A Redação deve ser escrita em, no máximo, 30 linhas, portanto cuide para que a letra não fique muito grande, assim, todas as ideias caberão dentro do limite de linhas. Letras muito pequenas também não são indicadas. É imprescindível que a letra fique legível para os avaliadores.
  5. Está com dúvida de como a palavra se escreve? Então, troque a palavra por um sinônimo! Evitar os erros na Redação é muito importante, pois erros são passíveis a anulação do texto. Certifique-se de escolher palavras que conheça e de saber como escrevê-las.
  6. Não fuja do tema: Fugir do tema na Redação do Eben configura um dos motivos de anulação da prova. Portanto, o indicado é ler os textos de apoio para poder analisar as ideias a serem trabalhadas, antes mesmo de iniciá-la. O ideal é você criar um esboço para ter uma visão do que vai tratar, quais ideias vai defender e como isso vai ser distribuído nas três partes exigidas pelo tipo textual em vigor.
  7. Pratique a Redação! Leia muito sobre os temas que estão em alta. Escreva redações de diversos temas para que possa desenvolver suas habilidades de escrita e conteúdos. Leia a mesma Redação diversas vezes e vá corrigindo os erros encontrados.
Francislaine Maciel destaca ainda 13 dicas essenciais para o momento da prova.
  1. O QUE FAZER NA VÉSPERA DA PROVA? - É preciso relaxar para se livrar da ansiedade e descansar a mente. Durma cedo e esqueça os estudos, você já se preparou antes, nada de estudar na véspera. Programe-se para chegar na hora: É muito importante chegar com antecedência, assim, verifique onde realizará a prova, como chegar até o local e o meio de transporte que utilizará. Deixe separado tudo que precisará levar para a prova, assim, não correrá o risco de esquecer nada.
  2. O QUE LEVAR PARA A PROVA? Caneta esferográfica PRETA com tubo transparente; documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e/ou passaporte); comprovante de inscrição (acesse o site do Enem). A carteira de estudante não é considerada como documento oficial.
  3. O QUE NÃO LEVAR? Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou quaisquer aparelhos eletrônicos, relógio, óculos escuros, dentre outros. O indicado é comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição, para evitar problemas. Caso leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, esses ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.
  4. O QUE FAZER NO DIA? - Chegue cedo! Muitas pessoas estarão se dirigindo aos locais para realização da prova, por isso, saia de casa com antecedência para evitar atrasos.
  5. Certifique-se de que pegou todo material separado no dia anterior para que não tenha problemas de acesso ao local da prova.
  6. Alimente-se bem. Porém, prefira alimentos leves e que já esteja habituado a consumir. Alguns alimentos são indigestos e laxativos, evite-os.
  7. Vá com roupas confortáveis.
  8. Mantenha-se concentrado e calmo, para que consiga lembrar de todo o conteúdo estudado.
  9. Fique atento às regras e não as infrinja.
  10. Não esqueça de assinar a prova. O Caderno de Questões é seu, portanto, utilize de modo que o auxilie, você pode grifar os trechos mais importantes ou eliminar questões que considere incorretas. Após a prova, confira o gabarito e se prepare para a próxima etapa.
  11. Priorize as questões mais fáceis. No momento da prova, realize primeiro as questões que considere mais fáceis para garantir seus acertos e uma nota mais alta na média final.
  12. Não perca muito tempo nas questões difíceis. Uma das dicas é de cronometrar o tempo para se preparar para a realização da prova. Portanto, se perder muito tempo na realização de uma questão, logo, impactará no tempo das demais.
  13. “Chutar” ou não as questões? Caso realmente não saiba a resposta, é mais indicado chutar do que deixá-la em branco. Caso você acerte e o sistema identifique que foi no “chute” a nota será mais baixa, porém, receberá alguma pontuação.
Sobre o Cebrac - O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) nasceu em 1995, com a vocação de educar e qualificar pessoas por meio de seus diversos cursos profissionalizantes. Tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Com uma metodologia inovadora, os cursos desenvolvem e aprimoram a postura profissional e empreendedora dos seus alunos. A instituição é pioneira na utilização de realidade virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua História, o Cebrac é a rede de ensino mais premiada do Brasil.
O conteúdo faz parte do e-book especial, repleto de orientações para quem pretende se sair bem nas provas. Acesse o material completo no cebrac.com.br/enem2019.

ORIENTAÇÕES - As assessorias de comunicação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão trabalhar em regime de plantão nos domingos (três e dez de novembro).

O atendimento à imprensa será feito pelos telefones (61) 2022-3630, (61) 2022-3660, e-mail imprensa@inep.gov.br, do Inep, além do (61) 98185-3601 e do e-mail imprensa@mec.gov.br, do MEC.

Apenas o MEC e o Inep são as fontes oficiais de informação sobre a operação logística do Enem 2019. Portanto, representantes regionais não estão autorizados a conceder entrevistas ou repassar dados oficiais sobre o exame, assim como os coordenadores de locais de aplicação de provas.

Vale ressaltar que o Inep não divulga antecipadamente listagem de locais de prova, por questões de segurança e sigilo. Além disso, as provas e os gabaritos não serão divulgados nos próximos dois domingos. A previsão é de que sejam divulgados no site do Enem (enem.inep.gov.br), na quarta (13 de novembro).

Informações e dados gerais sobre o Enem 2019 estão disponíveis para consulta no press kit. O material inclui, por exemplo, orientações aos participantes, inscritos por município de aplicação e números da logística em cada unidade da Federação.

Ao longo dos dois domingos, o MEC e o Inep vão divulgar boletins aos veículos de comunicação com informações pontuais. Há a previsão de duas entrevistas coletivas, uma neste domingo (três) e outra no próximo domingo (dez). Elas devem ocorrer à noite, após o término das provas.








Os veículos de imprensa terão a opção de utilizar uma sala de apoio na sede do Inep, em Brasília (DF), com energia e wi-fi. O endereço é Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 4, Lote 327.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...