O quatro de fevereiro na História, segundo Arquivo Nirez com destaque para morte do deputado estadual Amadeu Furtado (foto ALCE) há 68 anos:
- 1826 - Toma posse no cargo de Presidente da Província o coronel Antônio de Sales Nunes Berford, nomeado a primeiro de agosto de 1825, meio à terrível seca.
- 1859 - Desembarca em Fortaleza, vinda no paquete “Tocantins”, a Comissão Científica de Exploração, composta por Francisco Freire Alemão, presidente; Manuel Ferreira Lagos, chefe da Seção de Zoologia; Guilherme Schuch de Capanema, chefe da Seção Geológica e Mineralógica; Giácomo Raja Gabaglia, chefe da Seção de Astronomia; poeta Antônio Gonçalves Dias, chefe da Seção Antropológica; Joaquim José dos Reis Carvalho, professor de desenho da Escola da Marinha - autor do desenho que ilustra a capa deste trabalho - e outros, apelidada, “Comissão das Borboletas”, que tinha por missão estudar as causas das secas a fim de que fossem corrigidos seus efeitos. Uma das resoluções da comissão foi trazer da Argélia 14 dromedários para uso em nossos “desertos”. Em Fortaleza ficaram hospedados no sobrado do Comendador Machado, na Praça do Ferreira, no local onde hoje se levanta o Excelsior Hotel”.
- 1867 - São vendidos por hasta pública, os quatro dromedários restantes dos 14 aqui chegados em 1859, procedentes da Argélia.
- 1875 - Esta data marca o dia da abertura do Colégio Universal em Fortaleza.
- 1884 - Morre a abolicionista Carolina Carlota de Castro Cordeiro, casada com João Cordeiro. Nascera a 19 de junho de 1852, filha do médico José Lourenço de Castro e Silva.
- 1912 - Surge em Fortaleza o jornal 24 de Janeiro, publicação bi-semanal redatoriada por Boanerges de Queirós Facó (Boanerges Facó), Moacir Caminha, Francisco Irineu de Araújo Filho (Irineu Filho) e Paulo Domingues.
- 1918 - Morre, em Sobral, o magistrado Antônio Ibiapina, que nasceu em Sobral a sete de fevereiro de 1858. Foi Patrono na Academia Cearense de Letras (ACL).
- 1922 - Inscrita, na Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a Associação Desportiva Cearense (ADC).
- 1941 - A antiga Inspetoria, depois Serviço de Assistência Médica à Maternidade e à Infância, pelo decreto 764, passa a denominar-se Departamento Estadual da Criança.
- 1944 - Morre, às 23 horas, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o comerciante Álvaro de Castro Correia. Era paranaense de Curitiba nascido em 18 de outubro de 1879 e hoje é nome de Rua no Papicu.
- 1944 - Apresenta-se no Teatro José de Alencar o soprano húngaro e estrela de Hollywood Ilona Massey, para os soldados brasileiros e americanos sediados em Fortaleza.
- 1952 - Morre, às 14 horas, na Casa de Saúde Eduardo Salgado, em Fortaleza, vítima de ataque de uremia, aos 66 anos de idade, o médico João Amadeu Furtado, que foi constituinte de 1947 e exerceu a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, em 1950. Era chefe do Gabinete Médico Legal da Polícia do Estado. Cearense de Ipu, nascera a 21 de junho de 1886. É hoje nome de rua e bairro em Fortaleza.
- 1962 - Morre a escritora e jornalista Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez), aos 87 anos de idade. Era natural de São Francisco de Uruburetama, hoje Itapajé, onde nascera no Sítio Espírito Santo a 12 de dezembro de 1874. Fez parte do Centro Literário, da Boêmia Literária, da Iracema Literária, da Sociedade Cearense de Geografia e História, da Academia Cearense de Letras (ACL) e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Foi a primeira mulher a assumir cadeira na Academia Cearense de Letras - ACL. É sepultada no Cemitério de São João Batista.
- 1973 - No Clube do Advogado, a posse dos novos membros do Conselho Deliberativo e a eleição da nova diretoria. Presidente - bacharel Carlos Roberto Martins Rodrigues; Vice-presidente - José Germano Machado Holanda; 1º Secretário - Vanda Rita Othon Sidou; 2º Secretário - José Moura Vieira; Tesoureiro - Edgar Pinho Filho.
- 1976 - Irrompe grande incêndio, pela manhã, que devora uma das lojas Casa Delta, especializada em plásticos, da firma Nóbrega & Filho, na Rua Barão do Rio Branco nº 1313, vizinha ao Edifício Arara (do IAPC), que faz esquina com a Rua Pedro Pereira.
- 1977 - Instalada, no segundo andar do Palácio do Comércio, a primeira Bolsa de Valores em Fortaleza, com o pregão onde estavam presentes 12 corretores, ocasião em que foram negociadas 25 mil ações, sendo a primeira operação realizada pela Corretora Terra.
- 1977 - Às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio da Abolição, o industrial José Dias de Macedo é distinguido com a Medalha da Abolição, sendo saudado pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes.
- 1977 - Sem a participação da Crônica Carnavalesca, realiza-se no Clube Romeu Martins, eleição para escolha da Rainha do Carnaval de 1977, sendo eleita a manequim Heloísa Helena, soteropolitana vinda da Bahia exclusivamente para a eleição.
- 1979 - Morre o diácono da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, José Baltazar Lopes Barreira (Baltazar Barreira), aos 95 anos de idade, incansável lutador contra o vício do fumo, fundou em Fortaleza a Barreira Contra o Vício - Bacovi.
- 1983 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense de 1983, Leila Miranda, representante da União dos Clubes Suburbanos.
- 1985 - Moradores da Favela Verdes Mares têm suas casas alagadas e ficam intoxicados, com o cheiro de óleo proveniente das caldeiras do Hospital Geral de Fortaleza, no Papicu.
- 1996 - Eleição realizada no Anfiteatro da Fundação Cultural de Fortaleza escolhe a Rainha do Carnaval cearense Marliete Leite da Silva e Djanir Pinheiro Landim é escolhido Rei Momo pela terceira vez consecutiva.
- 1999 - A Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará apresenta à imprensa, na sede do Sindicato dos Jornalistas, o novo Rei Momo do Carnaval Cearense, Clóvis Moraes e a Rainha do Carnaval, Renata Suyelleu.
- 2000 - Morre em Fortaleza o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Fernando Leite, aos 94 anos de idade, vítima de parada cardíaca, sendo seu corpo velado no Salão Nobre da Reitoria da UFC, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.
- 2006 - Falecimento, na cidade do Rio de Janeiro, do escritor, romancista, cronista e novelista cearense João Clímaco Bezerra, aos 93 anos de idade. Seu corpo é sepultado no dia seguinte, naquela cidade, onde residia há muitos anos. Suas principais obras publicadas são “Não há Estrelas no Céu” (1948), “Sol Posto” (1952), “Duas Novelas” (1952) e “A Vinha dos Esquecidos” (1980). Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL e um dos fundadores do Grupo Clã de Literatura e Arte, No jornalismo, trabalhou por mais de 20 anos no Unitário, periódico dos Diários Associados. Além de editoriais, escreveu crônicas diárias e foi responsável pela crítica literária no suplemento dominical. Exerceu também a função de diretor-técnico de educação da Secretaria de Educação do Ceará. Foi por cerca de dez anos chefe do serviço de relações públicas do Banco do Nordeste do Brasil. Transferido para o Rio de Janeiro, foi assessor técnico da presidência da Confederação Nacional da Indústria até se aposentar. Nascera a 30 de março de 1913 em Lavras da Mangabeira.

Comentários
Postar um comentário