Pular para o conteúdo principal



Câmara lança livro sobre Saúde Mental das Crianças

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta quinta-feira (23), o Webinário 'Saúde Mental das Crianças durante a Pandemia de Covid-19'. 

O evento virtual, transmitido pelos canais de comunicação da CMFor, marcou o lançamento do livro “O Coronavírus Não Sai do Meu Pensamento. E Agora?”, apoiado pela Casa e produzido pelas profissionais da saúde Ana Paula Brandão, Kaliny Oliveira e Maria Gardênia Amorim.


Estiveram presentes ao evento, além das autoras da obra, o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT), a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, os secretários-adjuntos de Saúde e Educação da Capital, Ana Estela e Jefferson Maia, respectivamente, a procuradora da Justiça Elizabeth Almeida e vários vereadores ligados às temáticas da educação e da infância e juventude, como Iraguassú Teixeira Filho (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, Guilherme Sampaio (PT), Professor Elói (Patriota) e outros.


Para o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique-PDT (foto), o apoio da Câmara Municipal à publicação revela o comprometimento da Casa com a saúde e com os direitos das crianças e dos adolescentes. 

“A Pandemia mudou a rotina de todas as pessoas por causa do isolamento social e, também, do medo de ver pessoas próximas doentes, com risco de morrer. Não temos ainda a cura, uma vacina, que venha tirar essa preocupação. Ainda estamos tendo todos os cuidados pra que não alcance nossos amigos e familiares. Essa situação afeta a todos, incluindo as crianças”, disse Antônio Henrique.

O vereador Iraguassú Teixeira Filho (PDT) destacou que o livro “vai, com certeza, facilitar, dar caminhos” para pais, responsáveis, educadores e profissionais da saúde aprenderem a cuidar da saúde mental dos jovens e ensinarem a eles a lidar com os próprios sentimentos e com as próprias emoções.


“É de uma sensibilidade extrema”, elogiou a secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza, 
Ana Estela (foto). A gestora disse que, apesar de as crianças não serem o grupo de risco da Covid-19, elas têm sofrido tanto com desestabilizações no ambiente familiar como com a saudade da rotina, com o medo iminente da perda de pessoas próximas e com perdas reais. “Esse livro é um outro olhar que se precisa ter da pandemia em relação às crianças”, reconheceu.


A primeira-dama de Fortaleza, Carolo Bezerra (foto) destacou a forma didática como o livro aborda a saúde mental das crianças e propôs incluir o material em discussões na rede pública de ensino. “Temos feito um trabalho muito forte de fortalecimento do currículo socioemocional”, disse.


O secretário-adjunto da Educação, Jefferson Maia (foto), reconhece a relação direta entre saúde mental e educação, provocada pela pandemia. “Sabemos que os impactos da questão socioemocional podem refletir diretamente na aprendizagem”, assumiu o gestor.

Processo de produção do livro
- No webinário, as autoras contaram o que motivou a produção do livro e como foi o processo de produção.


A enfermeira, advogada e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil da Regional VI, Ana Paula Brandão (foto), relatou que, desde o início da Pandemia, tem aumentado a procura por assistência por pais e responsáveis com crianças “em crise, com choro fácil, irritadas, apresentando diversos sintomas psicológicos”. Além disso, ela disse que, apesar de o livro ser lúdico e dedicado, também, às próprias crianças, é preciso que os pequenos estejam acompanhados de adultos para que as terapias propostas tenham efetividade.


“O livro foi desenvolvido para ser capaz de acolher e trabalhar a ansiedade”, completou a psicóloga da infância e adolescência Kaliny Oliveira (foto), destacando a seriedade do tema num contexto pandêmico, visto que, segundo ela, alterações nos pensamentos, nas cognições e nas emoções podem provocar alterações nos comportamentos e até mesmo reações fisiológicas.


A psiquiatra Gardênia Amorim (foto) ressaltou que, se não for feito algo, agora, para prevenir o adoecimento psicológico das crianças que estão enfrentando a pandemia, elas podem vir a desenvolver transtornos graves ou sofrer pioras em transtornos que, porventura, já tiverem. “Aqui, a ansiedade foi tomada (como mote) porque predominaram essas queixas logo no início da pandemia, tanto na demanda espontânea como por meio das nossas buscas ativas”.

Reportagem de Luana Severo e fotos de Érika Fonseca, da Agência de Notícias da CMFor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170