Pular para o conteúdo principal



Câmara lança livro sobre Saúde Mental das Crianças

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta quinta-feira (23), o Webinário 'Saúde Mental das Crianças durante a Pandemia de Covid-19'. 

O evento virtual, transmitido pelos canais de comunicação da CMFor, marcou o lançamento do livro “O Coronavírus Não Sai do Meu Pensamento. E Agora?”, apoiado pela Casa e produzido pelas profissionais da saúde Ana Paula Brandão, Kaliny Oliveira e Maria Gardênia Amorim.


Estiveram presentes ao evento, além das autoras da obra, o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT), a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, os secretários-adjuntos de Saúde e Educação da Capital, Ana Estela e Jefferson Maia, respectivamente, a procuradora da Justiça Elizabeth Almeida e vários vereadores ligados às temáticas da educação e da infância e juventude, como Iraguassú Teixeira Filho (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, Guilherme Sampaio (PT), Professor Elói (Patriota) e outros.


Para o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique-PDT (foto), o apoio da Câmara Municipal à publicação revela o comprometimento da Casa com a saúde e com os direitos das crianças e dos adolescentes. 

“A Pandemia mudou a rotina de todas as pessoas por causa do isolamento social e, também, do medo de ver pessoas próximas doentes, com risco de morrer. Não temos ainda a cura, uma vacina, que venha tirar essa preocupação. Ainda estamos tendo todos os cuidados pra que não alcance nossos amigos e familiares. Essa situação afeta a todos, incluindo as crianças”, disse Antônio Henrique.

O vereador Iraguassú Teixeira Filho (PDT) destacou que o livro “vai, com certeza, facilitar, dar caminhos” para pais, responsáveis, educadores e profissionais da saúde aprenderem a cuidar da saúde mental dos jovens e ensinarem a eles a lidar com os próprios sentimentos e com as próprias emoções.


“É de uma sensibilidade extrema”, elogiou a secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza, 
Ana Estela (foto). A gestora disse que, apesar de as crianças não serem o grupo de risco da Covid-19, elas têm sofrido tanto com desestabilizações no ambiente familiar como com a saudade da rotina, com o medo iminente da perda de pessoas próximas e com perdas reais. “Esse livro é um outro olhar que se precisa ter da pandemia em relação às crianças”, reconheceu.


A primeira-dama de Fortaleza, Carolo Bezerra (foto) destacou a forma didática como o livro aborda a saúde mental das crianças e propôs incluir o material em discussões na rede pública de ensino. “Temos feito um trabalho muito forte de fortalecimento do currículo socioemocional”, disse.


O secretário-adjunto da Educação, Jefferson Maia (foto), reconhece a relação direta entre saúde mental e educação, provocada pela pandemia. “Sabemos que os impactos da questão socioemocional podem refletir diretamente na aprendizagem”, assumiu o gestor.

Processo de produção do livro
- No webinário, as autoras contaram o que motivou a produção do livro e como foi o processo de produção.


A enfermeira, advogada e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil da Regional VI, Ana Paula Brandão (foto), relatou que, desde o início da Pandemia, tem aumentado a procura por assistência por pais e responsáveis com crianças “em crise, com choro fácil, irritadas, apresentando diversos sintomas psicológicos”. Além disso, ela disse que, apesar de o livro ser lúdico e dedicado, também, às próprias crianças, é preciso que os pequenos estejam acompanhados de adultos para que as terapias propostas tenham efetividade.


“O livro foi desenvolvido para ser capaz de acolher e trabalhar a ansiedade”, completou a psicóloga da infância e adolescência Kaliny Oliveira (foto), destacando a seriedade do tema num contexto pandêmico, visto que, segundo ela, alterações nos pensamentos, nas cognições e nas emoções podem provocar alterações nos comportamentos e até mesmo reações fisiológicas.


A psiquiatra Gardênia Amorim (foto) ressaltou que, se não for feito algo, agora, para prevenir o adoecimento psicológico das crianças que estão enfrentando a pandemia, elas podem vir a desenvolver transtornos graves ou sofrer pioras em transtornos que, porventura, já tiverem. “Aqui, a ansiedade foi tomada (como mote) porque predominaram essas queixas logo no início da pandemia, tanto na demanda espontânea como por meio das nossas buscas ativas”.

Reportagem de Luana Severo e fotos de Érika Fonseca, da Agência de Notícias da CMFor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...