Pular para o conteúdo principal

Unifor adota novo ambiente virtual de aprendizagem

Com o objetivo de preservar a saúde da comunidade acadêmica e de seus familiares neste momento de Pandemia do Novo Coronavírus, o semestre 2020.2 na Universidade de Fortaleza (Unifor), terá modelo de ensino e aprendizagem híbrido. 


Todos os cursos terão atividades presenciais em ambientes restritos e com número reduzido de pessoas nos espaços de atividades, associado a um ambiente online rico em ferramentas e interação.

A Unifor estruturou novo ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle, um sistema que permite interação, acompanhamento, monitoramento, desenvolvimento e, principalmente, engajamento do aluno no processo remoto. O novo ambiente virtual oferece de forma integrada um conjunto de serviços de suporte ao ensino, como videoaula, fórum, quiz e toda a estruturação e apresentação dos objetos de aprendizagem – o que vai garantir mais dinamismo para as atividades virtualizadas do semestre, que poderão ser síncronas ou assíncronas.

Segundo consultorias especializadas, o Moodle é um dos melhores ambientes virtuais de aprendizado disponíveis no mercado. É utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino do mundo, em mais de 155 países. No Brasil, a plataforma já é adotada por diversas universidades de excelência, tais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Fiocruz e PUC do Rio e de São Paulo.

“De certa forma, já começamos a hibridização em 2020.1. A diferença agora é que tivemos tempo para planejar. O que vamos fazer em 2020.2 é uma aplicação de abordagens educacionais mediadas pela tecnologia, mas orientadas para o desenvolvimento de competências duráveis em todas as carreiras. Uma experiência necessária pela circunstância da pandemia, mas que já se mostrava uma tendência universal da educação”, destaca o vice-reitor de Ensino de Graduação, 
professor Henrique Sá.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, 
professor Eurico Vasconcelos, “vamos agora para um novo nível de excelência, trazendo o que tem de melhor no mercado para apoiar o ensino a distância, e também quando possível flexibilizar o presencial com o suporte digital/virtual em todos os cursos. Vamos avançar na hibridização e na criação de novos cursos totalmente voltados para o Ensino a Distância (EAD), tendo como objetivo a qualidade e a flexibilidade para nossos alunos e professores”.

Revisão e adaptação dos processos - O professor Henrique Sá explica que todos os projetos educacionais foram revisados e adaptados para utilizarem o novo ambiente virtual, assim como o corpo docente da Universidade foi capacitado para utilizar os novos recursos tecnológicos. “Basicamente, nós procuramos adaptar o que é essencial nas atividades práticas. Vamos dar muita ênfase no conteúdo que é absolutamente importante que o aluno aprenda. E por conta da situação vamos usar com mais intensidade os recursos tecnológicos”, complementa.

Como usar o novo ambiente virtual da Unifor - O professor Eurico Vasconcelos reforça que o ambiente é muito intuitivo, totalmente na web, implementando conceitos e práticas de usabilidade e acessibilidade. Para acessar o ambiente, o aluno tem que ter apenas um smartphone, computador ou notebook com acesso à internet. “Os alunos terão a seu dispor tutoriais didáticos e de fácil acesso para conseguirem interagir bem com a plataforma e com as disciplinas nela apresentadas, além de suporte dedicado”, enfatiza.

Laboratórios seguros de aprendizagem - Para os estudantes que não dispõem de um ambiente ou de ferramentas adequadas para o estudo virtual em casa, a Universidade vai disponibilizar no campus espaços seguros denominados laboratórios de aprendizagem. Mesmo aqueles alunos que tenham os recursos adequados em casa terão a opção de desenvolver as atividades virtuais no campus, dentro desses espaços, que seguirão todas as recomendações e diretrizes de biossegurança estipuladas pelas autoridades sanitárias.

Flexibilidade e adaptabilidade - O profissional do Século XXI precisa desenvolver competências para se adaptar a múltiplos contextos e saber conviver positivamente no mundo digital.

“Você estar habituado no seu processo de formação a um ambiente flexível, híbrido, em que o virtual é um recurso de aprendizagem, vai ajudar no desenvolvimento dessa competência. O século XXI é digital. Então, a gente acelerou esse processo, que já era uma inciativa que as grandes instituições no mundo inteiro estavam desenvolvendo”, pontua o professor Henrique Sá.

Confira a opinião de alguns professores

Professor Sidney Filho – CCT - “Estou achando o novo ambiente virtual fantástico. Foi um upgrade mesmo que a Unifor nos possibilitou dar em nossas aulas. Tem um conjunto de ferramentas que a gente consegue montar o ambiente virtual personalizado da nossa disciplina. Tem disciplinas da medicina, da engenharia, do direito, que são disciplinas que a forma de abordar o conteúdo é diferente uma da outra. O Moodle permite que cada professor crie o ambiente virtual voltado para o interesse do curso, voltado para o que é mais importante para aquela disciplina. Isso para mim é fantástico. É muito intuitivo, muito fácil de mexer. Além disso tem uma visibilidade muito boa, essa própria visibilidade a gente pode modificar. Cada disciplina pode ter um layout diferente e fora isso é muito fácil de baixar o conteúdo que tem lá, de enviar para outra pessoa. Ele permite uma maior interação também”.

Professor Alexandre Holanda – CCS
- “Vai ser um enorme ganho para o processo de ensino e aprendizagem porque a plataforma dá ao professor muitos recursos para acompanhar o aluno no plano de ensino que você desenvolve. É uma maneira de trabalhar com grupos, com mais flexibilidade e facilidade. Tem muitas opções para fazer exercícios. Você pode aplicar arquivos, vídeos, áudios. Outra coisa muito boa é que se pode construir uma tabela de notas, então, você pode colocar para o aluno que ele pode ter frações de notas vindas de atividades diversas, com peso maior ou menor. Então, o processo de feedback fica muito mais fácil. A gente também tem uma infinidade de plug ins e você pode fazer tudo que imaginar, acompanhamentos diversos, atividades completamente intensas. Tem muitas coisas no Moodle para transformar a aula de uma hora em um momento com engajamento muito mais intenso do aluno”.

Professora Alessandra Oliveira – CCG - “Vai ser um avanço muito grande para a gente da Unifor. O Moodle é de fato uma plataforma ampla, ele traz uma possibilidade de interação, de um gerenciamento do curso. Possibilidade de feedback, acompanhamento do aluno, possibilidade de utilizar multiplataforma: podcasts, vídeos, textos. Ele permite muitas interações com os alunos. Possibilidade de fórum, de discussão, de feedback das atividades, de fazer postagem de acordo com o que o professor deseja. Tem uma ferramenta muito legal que é o wiki, que todo mundo vai lá e contribui. Se bem utilizado, o Moodle pode potencializar a aprendizagem, porque tanto ele permite o aluno ter a gestão do seu conteúdo, do seu conhecimento, acessar quantas vezes quiser, quanto ele também tem a possibilidade das interações, de entender o seu progresso, então, traz flexibilidade e autonomia para o Processo Educacional”.

Professor Marcos Bandeira – CCT
- “É um enorme ganho dentro dessa relação que nós enxergamos hoje em dia da mobilidade total, do acesso total a conteúdos e a liberdade total que o aluno vai ter de poder por exemplo estar numa sala de consultório aguardando ser atendido lendo o texto que o professor mandou, escutar uma aula, uma coisa assim. O Moodle está deixando uma coleção de recursos que contando com a competência e criatividade dos nossos professores vai ser um sucesso, com certeza. Quando você somar a variedade dessas ferramentas com a variedade de soluções criativas e interações que os professores vão oferecer aos alunos aí a coisa vai deslanchar de uma forma maravilhosa. A cara que a Unifor já conseguiu dar com a logo ficou muito bonita, muito elegante. Isso é um ponto importante porque interfaces complexas tendem a deixar o aluno mais avesso ao processo, enquanto essa interface vai realmente colaborar, estimulando para que o uso e o acesso aos documentos seja mais facilitado”.

Professora Maria Cristina Maia – CCS
- “O ambiente do Moodle foi preparado com cuidado e atenção, desde o design, a seleção dos principais “Recursos” e “Atividades”. Alguns exemplos do que estará disponível: fórum, livro, página, tarefa, rótulo, URL, pasta, wiki, questionário, H5P, dentre outros. Além de uma ferramenta própria para videoconferência, o Big Blue Button. Assim, o professor pode acompanhar o desempenho de seus alunos de modo mais próximo, dando um caráter mais personalizado ao processo de ensino e potencializando a aprendizagem. As distintas “Atividades” do Moodle permitem formas de interação diversas entre os alunos, tais como: discussão em fóruns, realização de tarefas compartilhadas e trabalhos em grupos previamente indicados pelo professor, dentre outras. Existem diversos estudos que apontam a motivação e o engajamento do aluno como fundamentais ao sucesso estudantil”.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo