Pular para o conteúdo principal

Unifor adota novo ambiente virtual de aprendizagem

Com o objetivo de preservar a saúde da comunidade acadêmica e de seus familiares neste momento de Pandemia do Novo Coronavírus, o semestre 2020.2 na Universidade de Fortaleza (Unifor), terá modelo de ensino e aprendizagem híbrido. 


Todos os cursos terão atividades presenciais em ambientes restritos e com número reduzido de pessoas nos espaços de atividades, associado a um ambiente online rico em ferramentas e interação.

A Unifor estruturou novo ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle, um sistema que permite interação, acompanhamento, monitoramento, desenvolvimento e, principalmente, engajamento do aluno no processo remoto. O novo ambiente virtual oferece de forma integrada um conjunto de serviços de suporte ao ensino, como videoaula, fórum, quiz e toda a estruturação e apresentação dos objetos de aprendizagem – o que vai garantir mais dinamismo para as atividades virtualizadas do semestre, que poderão ser síncronas ou assíncronas.

Segundo consultorias especializadas, o Moodle é um dos melhores ambientes virtuais de aprendizado disponíveis no mercado. É utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino do mundo, em mais de 155 países. No Brasil, a plataforma já é adotada por diversas universidades de excelência, tais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Fiocruz e PUC do Rio e de São Paulo.

“De certa forma, já começamos a hibridização em 2020.1. A diferença agora é que tivemos tempo para planejar. O que vamos fazer em 2020.2 é uma aplicação de abordagens educacionais mediadas pela tecnologia, mas orientadas para o desenvolvimento de competências duráveis em todas as carreiras. Uma experiência necessária pela circunstância da pandemia, mas que já se mostrava uma tendência universal da educação”, destaca o vice-reitor de Ensino de Graduação, 
professor Henrique Sá.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação, 
professor Eurico Vasconcelos, “vamos agora para um novo nível de excelência, trazendo o que tem de melhor no mercado para apoiar o ensino a distância, e também quando possível flexibilizar o presencial com o suporte digital/virtual em todos os cursos. Vamos avançar na hibridização e na criação de novos cursos totalmente voltados para o Ensino a Distância (EAD), tendo como objetivo a qualidade e a flexibilidade para nossos alunos e professores”.

Revisão e adaptação dos processos - O professor Henrique Sá explica que todos os projetos educacionais foram revisados e adaptados para utilizarem o novo ambiente virtual, assim como o corpo docente da Universidade foi capacitado para utilizar os novos recursos tecnológicos. “Basicamente, nós procuramos adaptar o que é essencial nas atividades práticas. Vamos dar muita ênfase no conteúdo que é absolutamente importante que o aluno aprenda. E por conta da situação vamos usar com mais intensidade os recursos tecnológicos”, complementa.

Como usar o novo ambiente virtual da Unifor - O professor Eurico Vasconcelos reforça que o ambiente é muito intuitivo, totalmente na web, implementando conceitos e práticas de usabilidade e acessibilidade. Para acessar o ambiente, o aluno tem que ter apenas um smartphone, computador ou notebook com acesso à internet. “Os alunos terão a seu dispor tutoriais didáticos e de fácil acesso para conseguirem interagir bem com a plataforma e com as disciplinas nela apresentadas, além de suporte dedicado”, enfatiza.

Laboratórios seguros de aprendizagem - Para os estudantes que não dispõem de um ambiente ou de ferramentas adequadas para o estudo virtual em casa, a Universidade vai disponibilizar no campus espaços seguros denominados laboratórios de aprendizagem. Mesmo aqueles alunos que tenham os recursos adequados em casa terão a opção de desenvolver as atividades virtuais no campus, dentro desses espaços, que seguirão todas as recomendações e diretrizes de biossegurança estipuladas pelas autoridades sanitárias.

Flexibilidade e adaptabilidade - O profissional do Século XXI precisa desenvolver competências para se adaptar a múltiplos contextos e saber conviver positivamente no mundo digital.

“Você estar habituado no seu processo de formação a um ambiente flexível, híbrido, em que o virtual é um recurso de aprendizagem, vai ajudar no desenvolvimento dessa competência. O século XXI é digital. Então, a gente acelerou esse processo, que já era uma inciativa que as grandes instituições no mundo inteiro estavam desenvolvendo”, pontua o professor Henrique Sá.

Confira a opinião de alguns professores

Professor Sidney Filho – CCT - “Estou achando o novo ambiente virtual fantástico. Foi um upgrade mesmo que a Unifor nos possibilitou dar em nossas aulas. Tem um conjunto de ferramentas que a gente consegue montar o ambiente virtual personalizado da nossa disciplina. Tem disciplinas da medicina, da engenharia, do direito, que são disciplinas que a forma de abordar o conteúdo é diferente uma da outra. O Moodle permite que cada professor crie o ambiente virtual voltado para o interesse do curso, voltado para o que é mais importante para aquela disciplina. Isso para mim é fantástico. É muito intuitivo, muito fácil de mexer. Além disso tem uma visibilidade muito boa, essa própria visibilidade a gente pode modificar. Cada disciplina pode ter um layout diferente e fora isso é muito fácil de baixar o conteúdo que tem lá, de enviar para outra pessoa. Ele permite uma maior interação também”.

Professor Alexandre Holanda – CCS
- “Vai ser um enorme ganho para o processo de ensino e aprendizagem porque a plataforma dá ao professor muitos recursos para acompanhar o aluno no plano de ensino que você desenvolve. É uma maneira de trabalhar com grupos, com mais flexibilidade e facilidade. Tem muitas opções para fazer exercícios. Você pode aplicar arquivos, vídeos, áudios. Outra coisa muito boa é que se pode construir uma tabela de notas, então, você pode colocar para o aluno que ele pode ter frações de notas vindas de atividades diversas, com peso maior ou menor. Então, o processo de feedback fica muito mais fácil. A gente também tem uma infinidade de plug ins e você pode fazer tudo que imaginar, acompanhamentos diversos, atividades completamente intensas. Tem muitas coisas no Moodle para transformar a aula de uma hora em um momento com engajamento muito mais intenso do aluno”.

Professora Alessandra Oliveira – CCG - “Vai ser um avanço muito grande para a gente da Unifor. O Moodle é de fato uma plataforma ampla, ele traz uma possibilidade de interação, de um gerenciamento do curso. Possibilidade de feedback, acompanhamento do aluno, possibilidade de utilizar multiplataforma: podcasts, vídeos, textos. Ele permite muitas interações com os alunos. Possibilidade de fórum, de discussão, de feedback das atividades, de fazer postagem de acordo com o que o professor deseja. Tem uma ferramenta muito legal que é o wiki, que todo mundo vai lá e contribui. Se bem utilizado, o Moodle pode potencializar a aprendizagem, porque tanto ele permite o aluno ter a gestão do seu conteúdo, do seu conhecimento, acessar quantas vezes quiser, quanto ele também tem a possibilidade das interações, de entender o seu progresso, então, traz flexibilidade e autonomia para o Processo Educacional”.

Professor Marcos Bandeira – CCT
- “É um enorme ganho dentro dessa relação que nós enxergamos hoje em dia da mobilidade total, do acesso total a conteúdos e a liberdade total que o aluno vai ter de poder por exemplo estar numa sala de consultório aguardando ser atendido lendo o texto que o professor mandou, escutar uma aula, uma coisa assim. O Moodle está deixando uma coleção de recursos que contando com a competência e criatividade dos nossos professores vai ser um sucesso, com certeza. Quando você somar a variedade dessas ferramentas com a variedade de soluções criativas e interações que os professores vão oferecer aos alunos aí a coisa vai deslanchar de uma forma maravilhosa. A cara que a Unifor já conseguiu dar com a logo ficou muito bonita, muito elegante. Isso é um ponto importante porque interfaces complexas tendem a deixar o aluno mais avesso ao processo, enquanto essa interface vai realmente colaborar, estimulando para que o uso e o acesso aos documentos seja mais facilitado”.

Professora Maria Cristina Maia – CCS
- “O ambiente do Moodle foi preparado com cuidado e atenção, desde o design, a seleção dos principais “Recursos” e “Atividades”. Alguns exemplos do que estará disponível: fórum, livro, página, tarefa, rótulo, URL, pasta, wiki, questionário, H5P, dentre outros. Além de uma ferramenta própria para videoconferência, o Big Blue Button. Assim, o professor pode acompanhar o desempenho de seus alunos de modo mais próximo, dando um caráter mais personalizado ao processo de ensino e potencializando a aprendizagem. As distintas “Atividades” do Moodle permitem formas de interação diversas entre os alunos, tais como: discussão em fóruns, realização de tarefas compartilhadas e trabalhos em grupos previamente indicados pelo professor, dentre outras. Existem diversos estudos que apontam a motivação e o engajamento do aluno como fundamentais ao sucesso estudantil”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".