Pular para o conteúdo principal

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa.


Os nove governadores que participaram do Evento:
  1. Camilo Santana (Ceará).
  2. Belivaldo Chagas (Sergipe).
  3. Flávio Dino (Maranhão)
  4. Renan Filho (Alagoas).
  5. Paulo Câmara (Pernambuco).
  6. Wellington Dias (Piauí).
  7. Ronaldo Caiado (Goiás).
  8. Renato Casagrande (Espírito Santo).
  9. Waldez Góes (Amapá).
Ceará - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o Nível Desejável de Alfabetização. Investir em Educação é o melhor caminho para termos um Estado mais Justo e Humano", postou no Twitter, nesta sexta-feira (21) o governador cearense Camilo Santana (PT).
 

A Educação no Ceará foi citada como inspiração para outras Gestões Públicas pelo trabalho desenvolvido na Educação. Camilo Santana disse que, atualmente, 93% dos alunos estão alfabetizados na idade certa (2º Ano do Ensino Fundamental) em todos os municípios cearenses e houve a implementação de um Sistema de Avaliação Permanente (hoje, todo Ensino Fundamental é avaliado no Estado). "Esse modelo tem apresentado resultados importantes para o Ceará e para o Brasil", disse Camilo Santana.


Amapá - "Estamos fazendo uma revolução no Processo Educacional no Brasil", celebra o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que criticou a "Cultura de Departamento", em que o Sistema Educacional não é olhado de Forma Integrada.

Piauí - Para o governador do Piauí, Wellington Dias (PI), a parceria entre Estado e Municípios é um privilégio: "Se tem esse alicerce de uma educação a partir dos primeiros momentos da vida, com bom resultado, isso certamente vai contribuir a partir das séries seguintes", afirmou Wellington Dias.

Maranhão - O governador do Maranhão, 
Flávio Dino (PCdoB), mostrou preocupação em manter os avanços já alcançados na educação, lembrando das próximas eleições municipais e possíveis trocas de gestores. E foi categórico ao falar do aumento das desigualdades na Pandemia. "O caminho é conseguirmos formas institucionais que perenizem essas conquistas já alcançadas na educação. Mas muito me preocupa os efeitos da pandemia, pois estamos aprofundando o fosso entre ricos e pobres. Esse é o principal desafio da nossa geração e é preciso que haja um debate organizado para avançar em soluções para isso", disse Flávio Dino.

Pernambuco - O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lembrou que conseguiu a adesão de todos os municípios na parceria pela educação. "O compromisso do governo e da sociedade com a educação faz com que decisões políticas e de gestão aconteça de forma mais natural", destacou Paulo Câmara.

Espírito Santo - No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) explicou que a Pactuação possibilitou uma uniformidade nas ações e condições dos municípios, que vivem hoje uma situação de precariedade financeira. "Compreendo a dificuldade dos municípios, por isso o estado entrou no projeto e vem desenvolvendo a pactuação com eles", salientou Renato Casagrande.

Sergipe - Mas nem todos Estados obtiveram adesão fácil dos municípios. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), considera a fase de Pactuação a mais difícil: "Vamos continuar nessa luta e nesse investimento, retomar os contatos que estávamos tendo para o regime de colaboração com os municípios", falou.

Goiás - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), concordou, mas reforçou que o estado deu um grande passo na educação com o projeto. "A Educação é fator primordial".

Alagoas - O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) destacou que o Estado participa do projeto como um articulador. "A alfabetização na idade certa garante as próximas portas para que as crianças e jovens tenham autonomia para abri-las sozinhos", frisou.

O evento promovido pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, que juntos fazem a "Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC)", contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O diretor executivo da Fundação Lemann, 
Denis Mizne; e o diretor-presidente do Instituto Natura,  e David Saad, chamaram atenção para a importância da alfabetização para o futuro do País. "Umas das principais causas da Evasão Escolar e da falta de efetividade de nossa Aprendizagem é a Alfabetização, de início, não ser bem feita. A Educação Pública de Qualidade existe para ser um redutor de desigualdade, que o Brasil tanto precisa", disse Denis Mizne.

David Saad reforçou como o regime de colaboração entre Estados e Municípios é fundamental para promover a alfabetização na idade correta: "Vivemos uma tragédia no Brasil: 55% das crianças de oito anos de idade não sabem ler. Porém, muitos estados estão colaborando e trabalhando juntos com seus municípios. Sabemos que o compromisso técnico e político e envolvimento das lideranças são fundamentais, por isso, apoiamos a política em regime de colaboração, pois é transformadora, corajosa, inteligente e republicana", falou Saad.

A participação dos nove governadores encerrou o evento. Todos aderiram ao PARC e têm realizado Pactuação com os municípios para apoiá-los na Alfabetização.
Estudos sobre Alfabetização No evento também foram apresentados dois estudos pelas pesquisadoras Paula Louzano, atual diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, no Chile, e a americana Catherine Snow, professora da Faculdade de Educação de Harvard (Estados Unidos).

Paula Louzano mostrou uma comparação entre políticas de alfabetização no Brasil e no Chile, com ênfase nas orientações curriculares e avaliações do desenvolvimento da alfabetização. A pesquisa, que contempla educação infantil e ensino fundamental, tem por intuito auxiliar no impacto da qualidade da educação e nortear o trabalho nas redes de ensino no Brasil e no Chile, que vivem significativa desigualdade social. Ela destacou a importância da alfabetização para a diminuição das desigualdades: "Olhar para alfabetização é olhar para a justiça social", afirmou.

Convidada especial do evento, Catherine Snow falou sobre a "Alfabetização em Contextos de Desigualdade". Ela apresentou amplo Panorama sobre as habilidades e diferentes idades e as correntes metodológicas que se alternam na educação: "Uma diz: ‘esqueçam o código e ensinem o significado', levando o pêndulo para um lado; e outra força o deslocamento para o outro lado, afirmando: 'esqueçam o significado e ensinem o código. Porém, é preciso muito mais que isso para levar às crianças à leitura: a motivação. Por isso, hoje, o pêndulo está no meio, conjugando código, significado e motivação. Ensina-se ambas as extremidades do pêndulo, permitindo que a criança aprenda mais", explicou Catherine Snow.

ESCOLA ENCANTADORA -  "A Escola precisa ser encantadora e ampliar o mundo dos alunos. Por isso, é importante que a sociedade se junte ao desafio de assumir a educação como compromisso e ferramenta transformadora. Educação pública é aquela que vai possibilitar que o país dê um salto, elevando o Brasil numa merecida situação de desenvolvimento", afirmou o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia (também secretário municipal de Educação de Sud Mennucci-SP), que participou do painel a importância da cooperação para as Políticas de Educação.

O Painel contou com a participação da secretária da Educação do Mato Grosso do Sul 
e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta. Para ela, Consed e Undime, juntos à União, podem contribuir com uma agenda de compromissos de políticas da educação pelo Estado. "Parece que o Brasil se acostumou com o analfabetismo. Temos de estar unidos para o fortalecimento dessas políticas, também junto com a população, organizações e instituições", destacou.

O evento teve a participação de secretários de Educação na mesa 'Importância do Regime de Colaboração para Implementação da Política de Alfabetização no Estado', mediada pelo diretor-executivo da Associação Bem Comum e ex-prefeito de Sobral (CE), Clodoveu Arruda. Participaram:
  • Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.
  • Secretária de Educação do Amapá, Goreth Sousa.
  • Representante da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva.
  • Representante da Undime Amapá, Luciene Campos.
Clodoveu Arruda enalteceu o papel importante da liderança de governadores e secretários nesse processo. "O espírito colaborativo para que, no final das contas, as crianças, meninos e meninas, sejam os grandes beneficiados. Para que eles possam recuperar, ter direito a sonhar e esperança em romper esse ciclo de exclusão em que eles estão vivendo", concluiu o cearense Clodoveu Arruda.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…