Pular para o conteúdo principal



Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa.


Os nove governadores que participaram do Evento:
  1. Camilo Santana (Ceará).
  2. Belivaldo Chagas (Sergipe).
  3. Flávio Dino (Maranhão)
  4. Renan Filho (Alagoas).
  5. Paulo Câmara (Pernambuco).
  6. Wellington Dias (Piauí).
  7. Ronaldo Caiado (Goiás).
  8. Renato Casagrande (Espírito Santo).
  9. Waldez Góes (Amapá).
Ceará - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o Nível Desejável de Alfabetização. Investir em Educação é o melhor caminho para termos um Estado mais Justo e Humano", postou no Twitter, nesta sexta-feira (21) o governador cearense Camilo Santana (PT).
 

A Educação no Ceará foi citada como inspiração para outras Gestões Públicas pelo trabalho desenvolvido na Educação. Camilo Santana disse que, atualmente, 93% dos alunos estão alfabetizados na idade certa (2º Ano do Ensino Fundamental) em todos os municípios cearenses e houve a implementação de um Sistema de Avaliação Permanente (hoje, todo Ensino Fundamental é avaliado no Estado). "Esse modelo tem apresentado resultados importantes para o Ceará e para o Brasil", disse Camilo Santana.


Amapá - "Estamos fazendo uma revolução no Processo Educacional no Brasil", celebra o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que criticou a "Cultura de Departamento", em que o Sistema Educacional não é olhado de Forma Integrada.

Piauí - Para o governador do Piauí, Wellington Dias (PI), a parceria entre Estado e Municípios é um privilégio: "Se tem esse alicerce de uma educação a partir dos primeiros momentos da vida, com bom resultado, isso certamente vai contribuir a partir das séries seguintes", afirmou Wellington Dias.

Maranhão - O governador do Maranhão, 
Flávio Dino (PCdoB), mostrou preocupação em manter os avanços já alcançados na educação, lembrando das próximas eleições municipais e possíveis trocas de gestores. E foi categórico ao falar do aumento das desigualdades na Pandemia. "O caminho é conseguirmos formas institucionais que perenizem essas conquistas já alcançadas na educação. Mas muito me preocupa os efeitos da pandemia, pois estamos aprofundando o fosso entre ricos e pobres. Esse é o principal desafio da nossa geração e é preciso que haja um debate organizado para avançar em soluções para isso", disse Flávio Dino.

Pernambuco - O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lembrou que conseguiu a adesão de todos os municípios na parceria pela educação. "O compromisso do governo e da sociedade com a educação faz com que decisões políticas e de gestão aconteça de forma mais natural", destacou Paulo Câmara.

Espírito Santo - No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) explicou que a Pactuação possibilitou uma uniformidade nas ações e condições dos municípios, que vivem hoje uma situação de precariedade financeira. "Compreendo a dificuldade dos municípios, por isso o estado entrou no projeto e vem desenvolvendo a pactuação com eles", salientou Renato Casagrande.

Sergipe - Mas nem todos Estados obtiveram adesão fácil dos municípios. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), considera a fase de Pactuação a mais difícil: "Vamos continuar nessa luta e nesse investimento, retomar os contatos que estávamos tendo para o regime de colaboração com os municípios", falou.

Goiás - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), concordou, mas reforçou que o estado deu um grande passo na educação com o projeto. "A Educação é fator primordial".

Alagoas - O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) destacou que o Estado participa do projeto como um articulador. "A alfabetização na idade certa garante as próximas portas para que as crianças e jovens tenham autonomia para abri-las sozinhos", frisou.

O evento promovido pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, que juntos fazem a "Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC)", contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O diretor executivo da Fundação Lemann, 
Denis Mizne; e o diretor-presidente do Instituto Natura,  e David Saad, chamaram atenção para a importância da alfabetização para o futuro do País. "Umas das principais causas da Evasão Escolar e da falta de efetividade de nossa Aprendizagem é a Alfabetização, de início, não ser bem feita. A Educação Pública de Qualidade existe para ser um redutor de desigualdade, que o Brasil tanto precisa", disse Denis Mizne.

David Saad reforçou como o regime de colaboração entre Estados e Municípios é fundamental para promover a alfabetização na idade correta: "Vivemos uma tragédia no Brasil: 55% das crianças de oito anos de idade não sabem ler. Porém, muitos estados estão colaborando e trabalhando juntos com seus municípios. Sabemos que o compromisso técnico e político e envolvimento das lideranças são fundamentais, por isso, apoiamos a política em regime de colaboração, pois é transformadora, corajosa, inteligente e republicana", falou Saad.

A participação dos nove governadores encerrou o evento. Todos aderiram ao PARC e têm realizado Pactuação com os municípios para apoiá-los na Alfabetização.
Estudos sobre Alfabetização No evento também foram apresentados dois estudos pelas pesquisadoras Paula Louzano, atual diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, no Chile, e a americana Catherine Snow, professora da Faculdade de Educação de Harvard (Estados Unidos).

Paula Louzano mostrou uma comparação entre políticas de alfabetização no Brasil e no Chile, com ênfase nas orientações curriculares e avaliações do desenvolvimento da alfabetização. A pesquisa, que contempla educação infantil e ensino fundamental, tem por intuito auxiliar no impacto da qualidade da educação e nortear o trabalho nas redes de ensino no Brasil e no Chile, que vivem significativa desigualdade social. Ela destacou a importância da alfabetização para a diminuição das desigualdades: "Olhar para alfabetização é olhar para a justiça social", afirmou.

Convidada especial do evento, Catherine Snow falou sobre a "Alfabetização em Contextos de Desigualdade". Ela apresentou amplo Panorama sobre as habilidades e diferentes idades e as correntes metodológicas que se alternam na educação: "Uma diz: ‘esqueçam o código e ensinem o significado', levando o pêndulo para um lado; e outra força o deslocamento para o outro lado, afirmando: 'esqueçam o significado e ensinem o código. Porém, é preciso muito mais que isso para levar às crianças à leitura: a motivação. Por isso, hoje, o pêndulo está no meio, conjugando código, significado e motivação. Ensina-se ambas as extremidades do pêndulo, permitindo que a criança aprenda mais", explicou Catherine Snow.

ESCOLA ENCANTADORA -  "A Escola precisa ser encantadora e ampliar o mundo dos alunos. Por isso, é importante que a sociedade se junte ao desafio de assumir a educação como compromisso e ferramenta transformadora. Educação pública é aquela que vai possibilitar que o país dê um salto, elevando o Brasil numa merecida situação de desenvolvimento", afirmou o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia (também secretário municipal de Educação de Sud Mennucci-SP), que participou do painel a importância da cooperação para as Políticas de Educação.

O Painel contou com a participação da secretária da Educação do Mato Grosso do Sul 
e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta. Para ela, Consed e Undime, juntos à União, podem contribuir com uma agenda de compromissos de políticas da educação pelo Estado. "Parece que o Brasil se acostumou com o analfabetismo. Temos de estar unidos para o fortalecimento dessas políticas, também junto com a população, organizações e instituições", destacou.

O evento teve a participação de secretários de Educação na mesa 'Importância do Regime de Colaboração para Implementação da Política de Alfabetização no Estado', mediada pelo diretor-executivo da Associação Bem Comum e ex-prefeito de Sobral (CE), Clodoveu Arruda. Participaram:
  • Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.
  • Secretária de Educação do Amapá, Goreth Sousa.
  • Representante da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva.
  • Representante da Undime Amapá, Luciene Campos.
Clodoveu Arruda enalteceu o papel importante da liderança de governadores e secretários nesse processo. "O espírito colaborativo para que, no final das contas, as crianças, meninos e meninas, sejam os grandes beneficiados. Para que eles possam recuperar, ter direito a sonhar e esperança em romper esse ciclo de exclusão em que eles estão vivendo", concluiu o cearense Clodoveu Arruda.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...