Eis o 21 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1847 - Morre, em Fortaleza, o padre Manuel Severino Duarte, professor de Língua Latina do Liceu do Ceará, sendo sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Manuel era nascido no Aracati em 20 de setembro de 1792. Na ocasião usam da palavra Joaquim Saldanha Marinho, lente de geometria do mesmo Liceu.
- 1886 - Toma posse, como 50º presidente da Província, o desembargador Enéas de Araújo Torreão, potiguar da cidade de Goianinha. Hoje é nome de Rua no Parque Iracema em Messejana.
- 1913 - Inaugura-se, em Fortaleza, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha, nos baixos do Sobrado do Comendador Machado, o Café Riche, propriedade de Alfredo da Rocha Salgado e Luiz Severiano Ribeiro.
- 1915 - Toma posse, à frente da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS0 - hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), pela segunda vez, o engenheiro José Aires de Sousa, substituindo o engenheiro Aarão Leal de Carvalho Reis.
- 1926 - Morre o advogado e professor Antonele Bayma.
- 1928 - Criada a Guarda Cívica de Fortaleza, destinada exclusivamente ao Policiamento Urbano.
- 1930 - Inaugura-se em Fortaleza a Edificadora do Norte Ltda, empresa construtora presidida por José Gomes de Melo, na Rua Barão do Rio Branco, 235.
- 1933 - À noite realiza-se a cerimônia de instalação do Ceará Rádio Clube (foto), sociedade que tinha à frente os irmãos Dummar. A solenidade ocorre em prédio da Rua Major Facundo, 133, com a presença do general Góis Monteiro. Completa nesta segunda (21 de setembro de 2020), 87 anos no ar.
- 1935 - Restaurada a Justiça Militar no Ceará.
- 1936 - Reativado o núcleo do 6º Regimento de Aviação que fora criado por decreto de 15 de maio de 1933, ocasião em que são recebidas três aeronaves biplanas Waco CFP-F5. Trata-se hoje da Base Aérea de Fortaleza.
- 1939 - Inauguração da Farmácia Vitória, da firma A. Fernandes & Companhia, formada pelos sócios Antônio Álvaro Fernandes e Manuel Sátiro, na Rua Liberato Barroso, 129.
- 1940 - Chega a Fortaleza o tenor Tito Schipa, que realiza à noite recital no Teatro José de Alencar, sob patrocínio da Sociedade de Cultura Artística. Hospeda-se no Excelsior Hotel.
- 1940 - No andar térreo do Edifício Diogo, na Rua Barão do Rio Branco, 1006, inaugura-se uma exposição do pintor e escultor Euclides Fonseca, laureado pela Escola Nacional de Belas Artes.
- 1943 - O artista do cinema americano Frederich March, chega a Fortaleza para animar as tropas norte americanas aquarteladas no Pici. Hospedou-se no Excelsior Hotel.
- 1948 - O Diário Oficial do Município (Diom) 4365 traz a Lei 52, do dia 16, que muda o nome do bairro Brasil Oiticica para Carlito Pamplona, homenagem ao pioneiro da industrialização do óleo em Fortaleza, proposta do vereador Sebastião Gonçalves; a Lei 53, do dia 17, que dá o nome de Rua Júlio Pinto a uma via que antecede a Rua Pedro Pereira, no São Gerardo; é publicada a Lei 56, que dá o nome de Rua Engenheiro João Nogueira a uma via de Fortaleza, iniciativa do vereador Lauro Brígido Garcia; e a Lei 61, de 17/09/1948, que denomina de Rua Guilherme Bluhm via sem denominação situada entre a Rua Boris e a Avenida Alberto Nepomuceno.
- 1955 - Entra em funcionamento em teste experimental o Moinho Fortaleza, de J. Macedo & Cia., com capacidade para 48 toneladas, instalado no Mucuripe.
- 1955 - Exibição, em Fortaleza, do frei José de Guadalupe Mojica. A apresentação do cantor-monge aconteceu na Fênix Caixeiral, em um auditório composto por quatro mil pessoas. Dentre as canções executadas por Mojica, destacam-se Jura-me, e Maria Laô. Também apresentaram-se os artistas que o acompanham Geraldo Viana, sósia de José Mojica, e o cantor mexicano que acompanha a caravana. Em trio, entoaram canções belíssimas, que foram interpretadas por Mojica nos filmes Entre a Cruz e a Espada, Pórtico de Glória, Gracia Plena e a conhecida Solamente una vez.
- 1959 - Morre, aos 69 anos de idade, o serrano de Maranguape professor Randolfo Serrano Bezerra de Menezes, ex-prefeito de Parangaba, vítima de câncer. Nascera a quatro de dezembro de 1889.
- 1971 - Determinada pela diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI) a dissolução do Clube do Jornalista do Ceará.
- 1974 - Falecimento do folclorista Felipe Nery Camelo, aos 79 anos de idade. Nascera em 26 de maio de 1895.
- 1984 - Morre, aos 76 anos de idade, o advogado, professor e jornalista Hilário Gaspar de Oliveira, cearense de Maranguape nascido em 22 de abril de 1908. Autor do livro Ceará Hilariante (1970).
- 1987 - Às 20 horas, no auditório da Casa do Jornalista (ACI) o locutor Almir Pedreira (foto) recebe o troféu de Radialista Padrão do Ceará-1987.
- 1989 - Toma posse na Cadeira 24 da Academia Cearense de Retórica, cujo patrono é Leonardo Ferreira da Mota Filho, a escritora Raimunda Olga Monte Barroso, sendo saudada pelo magistrado Francisco Osmundo Pontes.
- 1994 - Inaugurada a Escola Moreira Leitão, hoje Escola de 1º Grau Doutor José Moreira Leitão, na Rua Coronel Honório Maia, 467, no Parque Santa Maria.
- 1999 - Assume na Academia Cearense de Retórica (ACR), o ex-prefeito de Fortaleza, jornalista e radialista Paulo Cabral de Araújo, a Cadeira 20, antes ocupada por Francisco Osmundo Pontes.
- 2004 - Falece, às 7h15, aos 68 anos de idade, no Hospital Regional da Unimed-Fortaleza, vítima de parada cardíaca decorrente de leucemia, o médico Eduardo Régis Monte Jucá, referência na área de cirurgia torácica e cardiovascular no Brasil, Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Graduação nas Universidades de Harvard, de Missouri e no Texas Heart Institute, Régis Jucá realizou a primeira cirurgia de ponte de safena em Fortaleza, em 1972. Seu corpo é velado no Salão Nobre da Reitoria da UFC no início da tarde e sepultado no Parque da Paz. Em 1975 foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro. Era filho do médico Lineu Jucá. Exerceu cargos junto a renomadas instituições. Foi presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia, bem como do Centro de Estudos Manuel de Abreu do Hospital de Messejana. Entre 1972 e 1995 foi chefe de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Messejana. Era chefe de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Casa de Saúde São Raimundo, onde realizou mais de 5 mil cirurgias desde 1974. Nascera em Fortaleza em 13 de agosto de 1936.
- 2004 - Morre, pela manhã, aos 52 anos de idade, vítima de falência múltipla de órgãos, causado por um tumor no cérebro, complicados por uma miningite, no Hospital Gastroclínica, onde estava internado desde o dia 10, o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de Salão e do Sumov, José Roberto Coelho Santana (Beto Santana), Foi bicampeão do Mundo, Sul-Americano pela Seleção Brasileira e campeão cearense. Beto Santana defendeu a equipe do Sumov depois foi para o Internacional de Porto Alegre na companhia de Cacá. No seu retorno ao Ceará, ele foi defender o Arsul (Armazém do Sul), conquistando o título estadual. Quando encerrou sua carreira, continuou seu trabalho no Futsal como supervisor da equipe do Banfort. Ele foi o atleta brasileiro com mais títulos internacionais vestindo a camisa da Seleção Brasileira onde foi titular. É sepultado no início da noite no Cemitério Parque da Paz. Natural de Fortaleza, nascera em nove de agosto de 1952.
- 2014 - Morre o poeta, ensaista e contista Artur Eduardo Benevides, aos 91 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos. Seu corpo é velado na Academia Cearense de Letras (ACL), onde ele foi presidente e onde se realiza a missa de corpo presente de onde sai para o Cemitério de São João Batista. Ele era o Príncipe dos poetas cearenses desde 1985. Artur nascera a 25 de julho de 1923 em Pacatuba.


Comentários
Postar um comentário