Pular para o conteúdo principal



UFC promove Congresso de Gastronomia e Ciência de Alimentos

O Mestrado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove de quarta (sete) a sexta (nove de outubro), o Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos (CBG), realizado totalmente de forma online. O evento conta com a organização da Ideia de Evento e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Diferente das lives, o evento terá uma plataforma específica para sua transmissão, desenvolvida especialmente para congressos, proporcionando uma maior interatividade entre palestrantes e participantes, por meio de perguntas e por meio de chats, tanto público quanto privado.

O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da Gastronomia e áreas afins, o que facilita a divulgação do conhecimento gerado de matérias primas existentes no País, caracterização de alimentos nativos e típicos, bem como o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos

Além disso, o Congresso objetiva promover a investigação da tecnologia tradicional e novos métodos e técnicas de preparo culinário, tendo em vista melhorar a qualidade dos alimentos, promover o conhecimento e o registro da cultura gastronômica do nosso País, principalmente no que se refere às inovações e tecnologias aplicadas aos alimentos tradicionais.

“Durante o evento, também iremos promover o Desenvolvimento Regional, mediante uma articulação entre academia e sociedade, possibilitando a transmissão e apropriação real de saberes multirreferenciais,” explica o professor doutor Paulo Henrique Machado de Sousa, professor do Curso de Gastronomia do Instituto de Cultura e Arte da UFC, professor do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e coordenador do Congresso.

O CBG discutirá todos esses pontos, estimulando o debate e a difusão de conhecimento, procurando interferir na integração de produtos e de técnicas utilizadas durante a preparação e/ou elaboração de alimentos tradicionais e regionais.



CONVIDADOS - Confira os perfis de alguns convidados:

  • CATARINA PRISTA (foto) - É professora auxiliar na Universidade de Lisboa, onde lecciona Microbiologia Funcional e Alimentos Fermentados. É também sócia da CookingLab, uma empresa que se dedica às Ciências Gastronómicas e ao desenvolvimento de novos produtos alimentares. Catarina Prista doutorou-se no ISA em Engenharia Agro-industrial, desenvolvendo a sua atividade de investigação no Centro de Investigação LEAF - Grupo Eco-Novel Food and Feed, no Instituto Superior de Agronomia/Universidade de Lisboa, em vários aspetos do funcionamento de leveduras que fermentam e produzem alimentos. Já mais recentemente, ligada ao Mestrado em Ciências Gastronómicas, interessou-se pelos diversos alimentos fermentados produzidos no mundo, juntando ao trabalho de investigação em leveduras, trabalhos envolvendo o papel dos bolores e das bactérias na produção destes alimentos. Em particular, os seus temas de interesse centram-se no desenvolvimento/produção de alimentos e bebidas fermentadas a partir de matérias primas pouco exploradas e sub-produtos da indústria alimentar com vista à criação de alimentos inovadores mais nutritivos, seguros e com benefícios para a saúde. Tem participado e liderado vários projetos de investigação na área dos alimentos fermentados e orientado vários alunos de mestrado e doutoramento e de pós-doutoramento. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais e apresentou as suas áreas de investigação em mais de 100 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Para além disso, tem organizado e leccionado cursos de introdução e divulgação dos alimentos fermentados onde dá a conhecer e ensina a produzir alguns destes Alimentos.
  • BRUNO LEITE (foto)- Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), Gastronomia e Culinária pela Universidade Estácio de Sá (RJ, Brasil). Fez especialização em Cozinha Francesa Regional e de Bistrot pela Alain Ducasse Formation (ADF) e Mestrado em Ciências Gastronómicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL). Além de trabalhar em vários estabelecimentos, foi proprietário de restaurante por dois anos e meio. Já soma mais de 16 anos de carreira na área de Gastronomia. Atualmente está a escrever a tese com o título “Ficogastronomia” no contexto do programa doutoral em Ciências dos Alimentos (FCT/UNL). É ainda colaborador do Mestrado em Ciências Gastronómicas (FCT/UNL) e investigador no projeto Alga4Food - Desenvolvimento de técnicas inovadoras de conservação e utilização. Sua área de pesquisa engloba temas diversos tais como algas marinhas na alimentação humana, desenvolvimento de novos produtos e Gastronomia Molecular.
  • DIANA VALESCA CARVALHO - Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (2018). Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (2002). Graduada em Ciências da Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Ceará, vice-coordenadora do Curso de bacharelado em Gastronomia da UFC. Pesquisa na área de nutrição e ciência dos alimentos com ênfase no estudo experimental de fibra alimentar na obesidade e síndrome metabólica. Atua nos temas: educação alimentar e nutricional na promoção da Saúde e Dietoterapia.
  • EDEGAR SCORTEGAGNA (foto) - Brasileiro, Enólogo formado pela Universitá degli Studi di Trento – Instituto di San Michele All´Adige e Universitá degli Studi di Udine na Itália onde passou 5 anos estudando e colaborando com grandes vinícolas italianas. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Desde 2009 é o Enólogo responsável pelos vinhos da Luiz Argenta Vinhos Finos, Ex Presidente da Associação Brasileira de Enologia 2017/2018 (ABE) e agora Diretor membro do Conselho, Sócio fundador e professor da ConceptWine – Escola de vinhos. Desde 2018 é professor da ESPM – Porto Alegre e foi por 10 anos professor de enologia dos cursos Sommelier e Juiz internacional da Universidade de Caxias do Sul.

Confira a lista completa dos convidados em: http://inovacaonagastronomia.com.br/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...