Pular para o conteúdo principal



Terça do Choro celebra repercussão nacional com duas edições especiais

A Terça do Choro, roda virtual do gênero musical popularmente chamado de Chorinho, tem ocorrido semanalmente desde abril de 2020. Foi idealizada pelo violonista Samuel Rocha em parceria com o bandolinista Felipe Bastos em decorrência da pausa das rodas presenciais provocadas pela Pandemia de Coronavírus. 

Após atravessar fronteiras, por um lado inspirando projetos complementares em outros estados, como do violonista Isaque Santos em Pernambuco, e do outro com a participação dos anfitriões no Connect Choro, evento promovido pelo Sydney Choro Club (Austrália) e Club do Choro de Viena (França), a “Terça do Choro” convida nove músicos para duas edições de duas horas (cada) repletas de música popular brasileira nestas terças (22 e 29 de dezembro), sempre a partir das 20 horas. Este projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Com inserção nos perfis dos anfitriões a roda ocorre às terças da seguinte forma: Felipe Bastos inicia a transmissão ao vivo na sua conta de instagram (@felipimbastos) com dois convidados às 20 horas, em seguida, às 21 horas, Samuel Rocha dá início a outra transmissão, em sua conta no instagram (@samuelrocha7cordas), com outros dois convidados.

O evento virtual possibilita conexões com artistas ligados a música instrumental, como destaca Samuel: “Para nossa felicidade desde que iniciamos a “Terça do Choro” conseguimos tocar e ter experiências com músicos de outros estados, como Pernambuco - estado onde nasci e ainda hoje tenho inúmeros amigos no meio musical e que, inclusive, já participaram do projeto -, Paraíba, Minas Gerais e Paraná.”. Felipe completa: “Ao longo dos meses essa conexão permitiu (tanto para nós, músicos, quanto para o público) conhecer novos repertórios autorais de artistas de uma nova geração.”.

Nas próximas duas edições o público acompanhará uma experimentação sonora rica em referenciais. De acordo com Samuel, verdadeiros clássicos do Choro e composições de sua autoria serão interpretadas por músicos da nova geração, inclusive canções desenvolvidas no período de isolamento social. Felipe, também anfitrião, comenta sobre a liberdade do som para quem toca e para quem assiste. Improvisações fazem parte do repertório.

A Terça do Choro para esta terça (22) traz os convidados: Iracemadus, grupo de choro e samba da cidade de Fortaleza, e Rairton Lima, bandolinista da Orquestra Bandolins do Ceará, na transmissão de Felipe; Cleylton Gomes, flautista do grupo Murmurando, e Paulo Moura, clarinetista no projeto “Bordando o Sete”, na de Samuel. 

Já a edição do dia 29 traz os convidados: Mateus Albano, flautista e aluno do curso técnico em música do IFCE, e Mateus Freire, pandeirista no projeto “Bordando o Sete”, com intermediação de Felipe; Ailton Santana, flautista e estudante de bacharelado em música na UECE, Eric Diógenes, bandolinista e integrante da Orquestra de Bandolins do Ceará, e Leuciano Rodrigues, clarinetista, com Samuel. 

Os anfitriões - Samuel Rocha é violonista (sete cordas) desde os 15 anos de idade e atualmente se dedica em fortalecer o choro e a música regional. Assina a idealização e direção musical do grupo “Murmurando”, do show “Um toque cearense” (duo com Nonato Lima), “Orquestra bandolins do Ceará”, do seu show autoral “Bordando o Sete”, entre outros. Já dividiu palco com artistas renomados e recebeu premiações por suas composições. Foi convidado a ser professor em eventos de música e ganhou espaço (apresentações) em locais nacionais de valorização da música instrumental.

Felipe Bastos é instrumentista e compositor. Nasceu em uma família musical e aos oito anos começou a tocar teclado, dedicando-se ao cavaquinho aos dez. Mas foi aos doze que conheceu o bandolim, instrumento que faz parte de sua rotina diária e compromissos profissionais. Tocou em programas de Rádio e TV e se apresentou em diversos palcos da cidade, inclusive com músicos de destaque na cena instrumental. Com seu bandolim de dez cordas, tem parceria com Samuel no projeto “Bordando o Sete”. Atualmente se dedica a gravação do seu primeiro álbum instrumental.

A “Terça do Choro” em Recife - A Terça do Choro que começou em Fortaleza não só recebeu músicos (convidados) de Pernambuco como teve participação direta dos mesmos, por intermédio de Isaque Santos, violonista brasileiro e residente na cidade de Recife. As “lives” passaram então a iniciar com Isaque, tendo continuidade com Felipe e sendo finalizadas por Samuel, de forma a criar rodas de choro mais extensas. De acordo com Isaque, o projeto proporcionou o surgimento de novas amizades e o conhecimento de novos talentos e repertórios, o que contribui para o fortalecimento da cena da música instrumental brasileira e em particular o choro.

Serviço

  • Terça do Choro
  • Terças (22 e 29 de dezembro), às 20 horas no instagram de Felipe Bastos (@felipimbastos) e às 21 horas no instagram de Samuel Rocha (@samuelrocha7cordas)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.