O XXX Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema termina nesta sexta-feira (11), no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, respeitando os Protocolos de Reabertura para Cinemas do Governo do Ceará. A Solenidade de Encerramento e Premiação serão exibidas às 21h30, no Canal do Festival no Youtube e na TV Ceará. Na ocasião, serão anunciados os vencedores das Mostras Competitivas.
No Cineteatro São Luiz a programação começou às 20 horas, com a exibição hors-concours do longa brasileiro “O Silêncio da Chuva” de Daniel Filho, produção da Lereby, em coprodução com Globo Filmes e distribuição da Elo Company. O filme tem como protagonista o ator Lázaro Ramos, homenageado da noite pelo festival, agraciado com o Troféu Eusélio Oliveira.
Nesta sexta-feira, pela manhã, foram realizados mais debates, com transmissão pelo canal do festival no Youtube, com a participação virtual diretores de filmes que disputam nas Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
Às 9h30, foi realizado o bate-papo com os realizadores dos filmes “Magnética”, “O sal da vida” e “Quitéria”, da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, sob mediação da cineasta Camila Osório.
E às 11 horas, o debate mediado pela jornalista Neusa Barbosa foi com Patricia Pérez e Heidi Hassan, diretoras do longa-metragem “A Media Voz (A Meia Voz)”.
Também pelo canal do festival no Youtube, nesta tarde a partir das 14h, haverá uma conversa com diretores de filmes da Mostra Olhar do Ceará, os curtas “Movimento”, “Plástico” e “Terceiro Dia” e o longa-metragem “Rio de Vozes”, sob mediação do jornalista Diego Benevides.
Na TV Ceará, haverá ainda exibição de curtas metragens da Mostra Olhar do Ceará neste domingo (13), às 19 horas. São eles: “Quando vier a primavera, se eu já estiver morto...”, de Robson Lima, “Aqui Entre Nós”, de Alexia Holanda e Daniel Sobral, “Luna e Sol”, de Dado Fernandes, “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes e Muniz Filho e “Movimento”, de Lucas Tomaz Neves.
Quinta - Na quinta-feira (10), penúltimo dia do Festival, a programação começou com exibição de três curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará, no canal do festival no Youtube.
São eles: o documentário “Movimento”, de Lucas Tomaz Neves e as ficções “Plástico” de João Paulo Duarte e “Terceiro Dia” de Jéssica Queiroz. Os filmes ficam disponíveis até esta sexta (11).
Pelo Canal do festival no Youtube, o público pode conferir o debate com os realizadores dos filmes exibidos no dia anterior, da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, sob mediação da cineasta Camila Osório e da jornalista Neusa Barbosa.
Da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, houve debate sobre os filmes “Nós”, “ O Barco e O Rio” e “Vista para dias nublados”. Já da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, teve o “Blanco en Blanco (Branco no Branco)”, como estreia nacional no festival.
O debate com os realizadores seguiu com a Mostra Olhar do Ceará. Sob mediação do jornalista Diego Benevides, o bate-papo será com os realizadores dos curtas-metragens “Aqui é Flamengo” e “Noite de Seresta” e do longa-metragem “Pajeú”.
Os curtas da Mostra Olhar do Ceará foram exibidos diariamente na TV Ceará. Nesta quinta-feira a exibição dos filmes “Plástico”, de João Paulo Duarte, “Cidade Pacata”, de Ezequias Andrade, “A Fome que Devora o Coração”, de Raiane Ferreira e “Cacau”, de Ton Martins.
No Cineteatro São Luiz, local da programação presencial do festival, houve a exibição do longa-metragem da Mostra Olhar do Ceará “Rio de Vozes”, uma coprodução Bahia-Pernambuco com direção da cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret. E a noite o premiado “A Media Voz (A Meia Voz)”, de Patricia Pérez Fernández e Heidi Hassan, que está na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
O documentário autobiográfico é vencedor de um dos principais festivais de documentário do mundo, o IDFA, na Holanda, e que conquistou também o prêmio de melhor filme no Festival de Havana, e de direção, no Festival de Málaga.
As sessões ocorreram seguindo todos os protocolos de biossegurança orientados pelo Governo do Ceará.
Comentários
Postar um comentário