Pular para o conteúdo principal

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro



- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso!

A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação:

Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!.
  • Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes - Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto. Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e 1990, o jornal entrou em crise - desde 2010 - como negócio, como tantos outros Brasil afora. O jornal papel por sua vez sempre foi uma publicação muito específica. No último século, o bom jornalismo sobreviveu mesmo em meio as muitas mudanças tecnológicas.  O professor Philip Mayer em Os Jornais Podem Desaparecer? - como salvar o jornalismo na era da informação aponta muitas saídas. Vou reler agora este livro. Talvez, o fim do Diário papel seja explicado pela  seleção natural ou a quebra de um paradigma que sempre norteou o impresso - produção, circulação e consumo de notícias. A informação é do amigo, também fundador do Diário, e diretor industrial até a sua aposentadoria, Antônio Capibaribe Neto.".
  • Repórter José Augusto Lopes - Meu coração está de luto, amigo Capibaribe. Foram 28 anos de união, dentre os mais importantes de minha vida profissional. Saudades eternas.
  • Editor do Blog do Lauriberto, Lauriberto Braga - É uma triste notícia que já tinha morte anunciada. Trabalhei por três vezes no Diário, totalizando 20 anos. Lá foi minha Escola de Reportagem...
  • Jornalista Ana Lúcia Araújo Machado - Estivemos juntos em anos memoráveis. Inesquecíveis. Coração doendo".
  • Jornalista Marcos Saudade - Triste fim de um jornal".
O Sistema Verdes Mares (SVM) divulgou uma nota  nesta quinta-feira (18) sobre a decisão de extinguir o Diário do Nordeste Impresso após 39 anos e dois meses e nove dias de circulação.

Foram até agora 13.919 edições desde 19 de dezembro de 1981. quando foi fundado por Edson Queiroz.

A edição desta quinta (18) de número 13.919 não foi a última impressa do Diário do Nordeste, que vai em papel até 28 de fevereiro com a edição 13.929.

Vai continuar o Diário do Nordeste Eletrônico...
Nota - Eis na integra Nota do Sistema Verdes Mares (SVM) sobre o fim do Diário do Nordeste Impresso:


- O Diário do Nordeste, empresa do Grupo Edson Queiroz, lança nesta quinta-feira (18), os novos produtos digitais que vão compor o portfólio de conteúdo e mídia a partir deste mês. 

A iniciativa faz parte da decisão estratégica de se tornar o mais relevante e acessado veículo de informação do Nordeste nos próximos dois anos.

Nesta quarta-feira (17), em evento ao mercado, os executivos apresentaram a estratégia de assinatura de seus conteúdos. Ao mesmo tempo será encerrada a edição em papel, que passa a ser entregue ao assinante no formato digital. 

O DN continua sendo Impresso até o fim deste mês.

- O Diário do Nordeste possui relação de longa data com seu público. E o perfil desse leitor mudou. Para acompanharmos totalmente o novo comportamento, estamos focando nossa energia no digital. Com isso, ampliamos a versão digitalizada do jornal para que o leitor possa desfrutar do nosso conteúdo em qualquer plataforma a qualquer hora", afirma o presidente do Grupo Edson Queiroz (GEQ), Carlos Rotella.

O diretor-superintendente do Sistema Verdes Mares (SVM), Ruy do Ceará, apresentou os detalhes da iniciativa. "Contratamos uma das mais relevantes e sólidas consultorias internacionais para fazer essa transição com segurança. Nosso modelo está focado em ampliar os acessos através de um framework de conteúdo tecnicamente perfeito”, explica. 

A diretora digital do SVM, Ívila Bessa, diz que a mudança vai qualificar a cobertura do jornal. 

- Iremos investir em um jornalismo ágil, profundo, analítico e com informação exclusiva; e ter um mix de canais atualizado que compreenda todos os espectros da vida do nosso leitor. Seja no computador, tablet, smartphone, smartwatch ou smart TV. Uma lista que só cresce para atender melhor ao desejo das pessoas por informação qualificada", complementa.

Entre os produtos lançados, está um novo time de colunistas para analisar as principais notícias e fatos da vida cotidiana, política, economia, saúde, empreendedorismo e comportamento. Também será iniciado o modelo de paywall do portal. Uma plataforma ágil e segura para as transações on-line que darão acesso ao conteúdo exclusivo do site através de login e senha.

O Diário do Nordeste deve lançar ainda novos produtos ao longo deste ano. Serão conteúdos de entretenimento, prestação de serviços, formação educacional, esporte - com um nível de profundidade relevante para o público nordestino - e também de temas que buscam aprofundar a relação com as empresas e a sociedade. A transformação será feita em etapas, com a criação de novos produtos, serviços e modelos de mídia buscando atingir a liderança no Nordeste.

O Diário do Nordeste retorna ainda com o produto Zoeira e cria novas páginas para audiência, como SiSi, Papo Carreira, Ser Saúde, É Hit, entre outros. Nos últimos meses, o Diário já havia ampliado o portfólio de produtos, com os recém-lançados PontoPoder, Dias Melhores, EducaLab, Seu Direito e Vem Empreender. 

Audiência  - O novo momento já colhe frutos nos números do Diário do Nordeste. Há três meses, o veículo bate, seguidamente, os próprios marcos de audiência. 

Mais de 12,8 milhões de usuários e 37,7 milhões de pageviews foram contabilizados em janeiro, conforme dados do Google Analytics. O número representa um crescimento de 78,70% em comparação com o mesmo mês no ano anterior. 

Já segundo a ComScore - ferramenta mundial de análise da internet para grandes empresas, agências de publicidade e de mídia - o Diário do Nordeste é o veículo no Ceará com números mais qualificados da audiência, somando em dezembro mais de 35,9 milhões de páginas visitas e com tempo total médio de 43,6 minutos por usuário. Representa, nessa metodologia, um crescimento de 139,3%.  

Serão lançados ainda ao longo deste ano novos produtos que irão reunir conteúdos de entretenimento, prestação de serviços, formação educacional, esporte - com um nível de profundidade relevante para o público nordestino - e também de temas que buscam aprofundar a relação com as empresas e a sociedade. A transformação será feita em etapas, com a criação de novos produtos, serviços e modelos de mídia buscando atingir a liderança no Nordeste. 

O diretor de Operações do SVM e diretor editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, reforça que essa modernização garante que o Diário do Nordeste se consolide cada vez mais como referência em conteúdo de qualidade no digital e explica que a Redação Integrada do Sistema Verdes Mares foi reestruturada para atender melhor esse novo momento. 

- Nessa estratégia de garantir que o conteúdo esteja cada vez mais forte, reforçamos a área de audiovisual para que a gente possa entregar mais ao leitor notícias ricas em vídeos, fotos e infográficos”, pontua Ildefonso Rodrigues.   


Novos Colunistas e Canais - Para ancorar esta nova fase 100% Digital, o Diário do Nordeste lança um novo time de colunistas que conta com nomes como o escritor Lira Neto, a professora Zelma Madeira, o jornalista Xico Sá, o escritor Ruy Câmara, o ator Silvero Pereira, a escritora Socorro Acioli, o ativista e produtor cultural Preto Zezé, entre outros.  

Eles se juntam a uma equipe de colunistas formada por várias referências em diferentes áreas de atuação que irão analisar as principais notícias e fatos da Vida Cotidiana, Política, Economia, Saúde, Empreendedorismo e Comportamento. 

Sobre o GEQ - O Grupo Edson Queiroz é um dos maiores conglomerados empresariais do país, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. 

De controle familiar desde a sua fundação, em 1951, e atualmente sob a gestão da terceira geração, o Grupo consolidou, em 68 anos de atuação, uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 12 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. 

Áreas de atuação e marcas: 
  • Armazenamento, envase e distribuição de gás LP com as marcas Nacional Gás, Brasil Gás e Paragás.
  • Eletrodomésticos da marca Esmaltec, que é líder na venda de fogões e bebedouros e na produção de botijões de gás.
  • Alimentos e bebidas da marca corporativa Minalba Brasil, que inclui as águas minerais Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Nestlé Pureza Vital, Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, além de bebidas mistas da marca Citrus, refrigerantes Refri e energético Night Power.
  • Comunicação, com as empresas do Sistema Verdes Mares: jornal Diário do Nordeste, rádios FM 93, Verdinha 810, Recife FM e Rádio Tamoio, emissoras de televisão TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri e TV Diário e os portais Verdes Mares e G1 Ceará na Internet.
  • Agronegócios, com as fazendas da Esperança Agropecuária e Mel Esperança.
  •  Incorporação imobiliária, com a Quepar Incorporações.

Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não