Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza entrega permissões para ambulantes da Beira-Mar

 A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entregou 254 novos Termos de Permissão para comerciantes, que atuam, na Beira-Mar, direcionados a empreendedores como ambulantes e camelôs. 

A assinatura dos documentos foi feita pelo prefeito José Sarto (PDT), no anfiteatro do Paço Municipal (foto Kiko Silva).

A ação faz parte do novo Plano de Ordenamento das Atividades de Comércio, que integra o Programa Beira-Mar de Todos. Para Sarto, a ação representa o compromisso da gestão com o pequeno empreendedor.

- Quem acompanha de perto o renascer da Beira-Mar percebe a alegria e o fluxo de pessoas no local. Para além de uma obra física, é um espaço pulsante, de convívio e de ações que movimentam a Economia. São cerca de 1.400 empreendedores que estão recebendo permissões, capacitação e estruturas que possibilitam o trabalho mais qualificado em três turnos”, afirmou Sarto.

Para liberar as permissões, a Regional 2 realizou o levantamento dos comerciantes que atuam na orla. Após esta primeira fase, o Calçadão foi dividido em sete trechos, de forma a melhor distribuir a ocupação pelo comércio ambulante. 

De acordo com o secretário da Regional 2, Rennys Frota, para cada seção foram designados dois ambulantes para compor a supervisão comunitária, sendo responsáveis pelo diálogo com o poder público para garantir o ordenamento.

O secretário destacou que foi buscada a melhor maneira de organizar e ocupar o lugar, de forma a beneficiar e proporcionar mais bem estar tanto aos permissionários como aos fortalezenses e turistas que frequentam a Beira-Mar.

- Podemos garantir que teremos um ambiente ordenado e profissionais qualificados para realizar a melhor experiência de uso da Beira-Mar. Isso tem sido uma grande experiência, pois a nossa proposta é realizar essa organização conforme as questões específicas dos trabalhadores”, explicou Rennys Frota.

Mudança de vida - Por conta da ambientação e do fluxo contínuo de pessoas, a orla da Beira-Mar é um local visado por esses empreendedores, que se deslocam de outras áreas da Capital e até mesmo de outros estados brasileiros buscando trabalhar no local. Uma das permissionárias contempladas é a baiana de acarajé Pérola Sano, que trabalha há cinco anos trazendo os sabores da iguaria gastronômica a quem passa pelo Calçadão.

- Já trabalho há 29 anos vendendo acarajé, e passei por muitos outros lugares até parar onde eu queria, que era na Beira-Mar. É um ponto comercial que todo mundo quer e foi o primeiro local em que eu pensei em colocar meu negócio. A gente luta e espera tanto, e receber a notícia que poderemos trabalhar de forma sossegada é muito gratificante”, relatou Pérola Sano.

Por sua vez, a chilena Alicia Contreras, que conheceu Fortaleza e a Beira-Mar durante um passeio, contou que foi amor à primeira vista. Ela veio de São Paulo, onde já morava com a família e trabalhava em uma multinacional, para fazer acontecer as empanadas e o ceviche aos fortalezenses e turistas. 

- Quando vi tudo isso, percebi que sou daqui, e porque não um produto que pudesse multiplicar cultura e sabores? Tenho um orgulho danado do que eu faço e estou feliz por poder representar, hoje, a nossa categoria”, disse Alicia Contreras.

Capacitações - Para receberem os termos, os permissionários passaram por capacitação gratuita sobre empreendedorismo, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Regional.

Os mais de 1.400 empreendedores participaram de aulas online, onde tiveram a oportunidade de aprender sobre gestão e transações financeiras, além de boas práticas para a manipulação de alimentos, entre outros módulos que ajudam no desenvolvimento do seu negócio.

Ordenamento do território - O ordenamento das atividades de comércio na Beira-Mar tem como base o Código da Cidade (Lei Complementar Municipal 270/2019), que orienta, entre outros assuntos, sobre o exercício de atividades comerciais no local de forma regulamentada.

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Fortaleza entregou termos de permissão para assessorias esportivas que atuam no local, bem como para os permissionários dos quiosques que foram concluídos ao longo do calçadão. Além das 254 novas permissões, já está em andamento o processo para a entrega dos termos para os demais empreendedores que passaram pelas etapas de capacitação.

Além disso, para auxiliar e fortalecer esse ordenamento, a Regional 2 está articulando a criação de um Conselho Comunitário que pretende reunir os trabalhadores, trade turístico, moradores e usuários da Beira-Mar.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da PMF e foto de Kiko Silva.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).