Pular para o conteúdo principal

Estudo analisa percepção do contexto autista no cenário da Covid-19

A inovação e a pesquisa sob um olhar humanizado têm papel fundamental na qualificação dos profissionais que atuam em Saúde Coletiva. É por meio de estudos e práticas que a Ciência define estratégias e colabora para solução de problemas de abrangência social, como a pandemia da Covid-19.

- Aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes são fatores inerentes ao trabalho desempenhado pelos profissionais em Saúde Coletiva. Isso tornou-se ainda mais claro e evidente para a população com o advento da pandemia”, enfatiza a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (PPGSC/ Unifor), Mirna Frota.

De acordo com a professora doutora Aline Veras, do PPGS da Unifor, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a rápida disseminação da doença e das informações transmitidas em tempo real pela imprensa fez com que a população pudesse acompanhar a importância da ciência no enfrentamento à Pandemia.

- É uma crise sanitária em que as pesquisas científicas estão sendo cruciais para o enfrentamento, identificar os modos de transmissão dos vírus, desenvolver as vacinas, procurar entender quais são as estratégias eficazes de tratamento. E a Covid-19 não é apenas uma crise sanitária, ela também é uma crise econômica”, ressalta.

Veras destaca a importância da qualificação dos profissionais de saúde no processo de formação como pesquisadores. Tornar-se um profissional diferenciado através do aprofundamento do conhecimento, aplicado por meio do domínio de teorias e métodos diversos de pesquisa nos vários espaços de atuação na área da Saúde colabora fortemente no combate a diferentes doenças.

- Esses profissionais precisam ter ciência da sua importância como pesquisador e do seu papel social nesses momentos de crise. Então, é muito importante que a pós-graduação e que as pesquisas na pós-graduação estejam alinhadas com as demandas sociais, com as necessidades da sociedade. Principalmente em momentos de crise, como é no caso da Covid-19, mas também relacionados a condições crônicas e outras condições baixo-prevalentes na nossa sociedade”, fala.

- A intersetorialidade, a mobilização social e as parcerias na implementação das ações de sustentabilidade e defesa pública da saúde são cruciais na Promoção da Saúde no ensino. Os alunos do PPGSC da Unifor são muito bem-sucedidos nesse requisito por meio das pesquisas desenvolvidas por eles e os professores”, ratifica Mirna Frota.


Pesquisa em Saúde - A Pesquisa surge de uma inquietação que mobiliza o pesquisador. Sob essa perspectiva, que professora e aluna realizaram estudos sobre a percepção do relacionamento de pessoas autistas com familiares, cuidadores e profissionais de Saúde durante o isolamento social.

Entre abril e junho de 2020, a fisioterapeuta Leila Andrade, aluna do PPGSC, ouviu mais de 40 pessoas autistas acima de 15 anos com acesso a conteúdo digital, incluindo autistas não oralizados, 14 mães com idades entre 28 e 47 anos, um pai com 34 anos e quatro profissionais de saúde que atenderam autistas por teleatendimento no período de isolamento social. Cada um sob a perspectiva individual e coletiva.

- Foi muito importante ter comprovado que em um contexto familiar acolhedor, amoroso e empático, os autistas se organizam melhor e conseguem desenvolver melhores estratégias de enfrentamento para lidar com situações de estresse, como a pandemia. Por outro lado, em contextos familiares hostis, essas pessoas se percebem desreguladas, deprimidas, angustiadas”, afirma a doutoranda.

Orientadora da pesquisa, doutora Aline Veras lembra que já havia uma linha de pesquisa envolvendo a população autista no PPGSC. O trabalho estudava tanto crianças quanto adolescentes e adultos, com foco na percepção do autista em relação aos cuidadores e profissionais.

- Nós sabíamos que o isolamento social e as mudanças comportamentais demandadas durante o período da Covid-19 poderiam afetar bastante essas pessoas. Decidimos avaliar os impactos, os efeitos da pandemia e as suas repercussões, as repercussões do isolamento social da pandemia em si, tanto em autistas adolescentes e adultos como em seus familiares, mães e cuidadores, no caso de crianças autistas, e também junto a profissionais da área”, explica a orientadora.

Percepção do contexto autista no cenário da Covid-19 - “Falar sobre autismo para mim é, de certo modo, algo confortável, por estranho que pareça. Meu filho mais velho, hoje com 23 anos, tem características leves, toca violino, sempre teve ouvido para música e sempre gostou de arte. Tenho um sobrinho que também toca, e é Asperger. Ou seja, falo de algo próximo, que faz parte do meu dia a dia. Também atendo um garoto autista e já tive a oportunidade de realizar trabalho utilizando dança com uma moça”, comenta Leila Andrade.

Para a fisioterapeuta, o doutorado em Saúde Coletiva tem agregado valor ao mestrado em Psicologia, curso que fez na Unifor. Ela ressalta que o trabalho com essa pesquisa na pós-graduação da Universidade de Fortaleza trouxe ainda um olhar mais diversificado e apurado no exercício da sua profissão.

- Como docente, ampliou minhas possibilidades e percepções acerca da minha atuação. Foi muito importante para mim ter encontrado profissionais, como minha orientadora Profa. Dra. Aline Veras Brilhante, que acolhessem as minhas inquietações como pesquisadora incansável em querer trazer a arte para a saúde. É maravilhoso quando existe essa afinação, esse espaço, essa troca”, diz Leila Andrade.

De acordo com a professora doutora Aline Veras, o cenário de distanciamento social rígido e o isolamento social provocou mudanças importantes na rotina. 

E nós tivemos alguns achados muito interessantes. Nos ambientes familiares pautados pelo respeito, onde havia um entendimento do funcionamento cerebral do autista, essas pessoas reagiram muito melhor ao período de isolamento social”, ratifica.

Segundo ela, algumas das pessoas autistas que participaram do estudo tiveram avanços, mesmo com a suspensão das terapias. “Ganharam em autonomia, reduziram a quantidade de comportamentos considerados inapropriados ou prejudiciais. Houve uma melhora em vários aspectos de questões inclusive sensoriais”, pontua. E de modo contrário, conforme a professora, houve piora de diferentes fatores em ambientes familiares com grandes agentes estressores.

- Houve uma percepção de agravamento, de transtornos mentais comuns associados. Então, na minha opinião, o principal achado dessa pesquisa foi o modo como a família encara o autismo daquela pessoa. Foi significante no desenvolvimento de estratégias da própria pessoa autista nesse período de pandemia”, relata.

Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Nesse contexto, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor tem a missão de formar pesquisadores que se norteiam pelos princípios da saúde coletiva, determinados por três pilares fundamentais: a epidemiologia, a gestão e o planejamento das ações e as ciências sociais. “A saúde coletiva se destaca da saúde pública exatamente por trazer as ciências sociais como base para o entendimento da epidemiologia e para o planejamento em gestão das ações”, diz a professora do PPGSC, Aline Veras.

O desenvolvimento de políticas públicas pautadas em informações e dados, assim como na análise de situação de saúde devem estar relacionados a questões sociais. “Intervenções na saúde que busquem atingir as pessoas de uma forma mais criativa e humana são mais eficazes e potentes. Penso que se conseguirmos reverberar isso para um pequeno grupo, para uma família que seja, já é um microcosmo social que já pode se organizar de modo mais saudável. É algo que tenho pensado muito, tem me motivado a seguir propondo intervenções em grupo com pessoas com necessidades especiais”, compartilha Leila Andrade.

-  papel da Pós-Graduação em Saúde Coletiva é formar pesquisadores que consigam enxergar para além da saúde pública. Ou seja, que saibam interpretar dados epidemiológicos, fazer uma análise de situação em saúde. Mas que consigam enxergar como os determinantes sociais. E como a estrutura da sociedade não apenas interfere, mas ela norteia, origina vulnerabilidades, sua compreensão é crucial para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis”, declara Aline Veras, e conclui: 

- A Unifor é uma instituição incrível para um pesquisador. É de fato uma instituição que transpira inovação, que estimula bastante a produção científica e o desenvolvimento científico”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".