Em reconhecimento às iniciativas de sucesso de produtores do AgroNordeste, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realizaram, nesta quinta-feira (24 de fevereiro de 2022), a entrega do Prêmio AgroNordeste .
Foram premiados 16 agricultores familiares atendidos pela instituição bancária por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), no âmbito do Plano AgroNordeste. A solenidade de premiação ocorreu simultaneamente nas superintendências estaduais do BNB dos 11 estados do Nordeste Geopolítico (nove da Região-Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).
Os ganhadores foram eleitos por meio de votação de uma comissão julgadora formada por representantes do Mapa, da CNA/Senar, da Federação representativa dos agricultores familiares e produtores rurais dos Estados; do Sebrae e da Emater. Os critérios de escolha foram número de empregos gerados pelo empreendimento; evolução das receitas após o financiamento; práticas de sustentabilidade ambiental e social; grau de tecnologia empregada e inovações no negócio; descrição geral do negócio; utilização de práticas inovadoras; efeito demonstrativo integrado a cadeia produtiva; e empreendedorismo rural.
A ministra Tereza Cristina comemorou o sucesso dos primeiros anos do AgroNordeste que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, já apresenta resultados satisfatórios.
- Eu me encantei com o Nordeste e vi o potencial dessa região. Esse programa caminhou e está dando certo. Aqui podemos fazer mais Petrolinas e mais Juazeiros para produção de frutas para exportação. Hoje exportamos s[o cinco tipos de frutas. Podemos exportar mais, poios nossas frutas são bem apreciadas lá fora”, disse.
A diretora-geral do AgroNordeste, Adriana Melo Alves, ressaltou que o Mapa acredita no produtor nordestino.
- Diferentemente de algumas políticas públicas de anos atrás, que eram homogêneas, o Agronordeste é específico e conhece a realidade do produtor da Região. A partir dessa política pública estruturante, ele consegue suprir os gargalos do processo produtivo que vão desde o insumo até a comercialização”, disse.
No evento, Mapa e BNB assinaram um acordo de cooperação técnica que prevê a parceria entre as duas instituições para trabalhar conjuntamente em temas como maior acesso ao crédito do FNE nos territórios priorizados do Agronordeste e no programa Profinor, menor tempo de análise de propostas de atendimento ao público do AgroNordeste. O acordo também prevê maior integração e complementaridade entre os programas do Mapa e as opções de crédito para os produtores e maior produtividade e rentabilidade dos produtores agropecuários envolvidos no programa.
Premiados - O agricultor Francisco Maciano Bezerra, que trabalha com a fruticultura irrigada no município de Russas (CE), foi um dos premiados. Para ele, o prêmio é o reconhecimento pelo trabalho árduo que vem desenvolvendo.
- A chegada do AgroNordeste para a região possibilitou um melhor relacionamento com o BNB e isso facilitou o acesso ao crédito e, consequentemente, o aperfeiçoamento do sistema de produção e o aumento na renda”, completou.
Entre as mulheres premiadas está Geny Carmem Nunes dos Santos, do município de Arinos (MG), que planta mandioca e comercializa os produtos derivados com valor agregado. Ela conta que a parceria Agronordeste/BNB trouxe melhoria e oportunidade.
- Fiquei muito satisfeita, muito feliz mesmo pelo reconhecimento”, disse a agricultora orgulhosa.
O BNB vem atuando junto ao Plano AgroNordeste no apoio à organização das cadeias produtivas, no desenvolvimento territorial e pesquisa e na transferência de tecnologias. Nesse contexto, desde outubro de 2019, o BNB aplicou nos 16 territórios prioritários mais de R$ 12,5 bilhões, distribuídos em mais de 378 mil operações de crédito.
Para o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, a parceria com o AgroNordeste representa não só desenvolvimento, mas mudança efetiva na vida de milhares de nordestinos.
- Considerando a importância do Plano, o prêmio Banco do Nordeste-AgroNordeste 2021 vem para destacar e reconhecer os principais clientes atendidos com o crédito FNE, dentro dos territórios e atividades priorizadas, compartilhando suas histórias de sucesso e impulsionando suas atividades de maneira a fortalecer as cadeias produtivas”.
Foram premiados produtores que desenvolvem atividades como: Bovinocultura de Corte e Leite, Ovinocaprinocultura, Apicultura, Fruticultura Irrigada, Mandiocultura, Cafeicultura e Cultivo de Pimenta-do-Reino. São eles:
- KCH Comércio de Laticínios Ltda – Batalha (AL).
- Maria Auxiliadora Paim Bispo - Feira de Santana (BA).
- Edicon Machado de Oliveira – Irecê (BA).
- Olívia Almeida de Oliveira – Jacobina (BA).
- Algaci Abreu de Mesquita – Acopiara (CE).
- Francisco Maciano Bezerra – Russas (CE).
- Daniel Lubiana Portas - Nova Venécia (ES).
- Luis Pinheiro da Silva – Bacabal (MA).
- Geny Carmem Nunes dos Santos – Arinos (MG).
- Maria Melo Costa - Monte Azul (MG).
- Renato Vaz Alves – Monteiro (PB).
- Edimilson Alves de Sousa – Araripina (PE).
- Antônio Alberto Rafael Valença – Sertânia (PE).
- Jorge de Sousa Bezerra – Picos (PI).
- Otto Wagner de Araújo – Caicó (RN).
- Maria Francisca da Silva- Nossa Senhora das Dores (SE).
Mais sobre o Agronordeste - O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com o apoio do Banco do Nordeste, conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida, em 16 territórios.
Comentários
Postar um comentário