O #BlogdoLauriberto traz uma série de notas sobre o Dia Internacional da Mulher 2022, na próxima terça-feira (8 de março):
INSTITUTO AÇO CEARENSE - Com uma história marcada por empatia e grandes realizações com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de comunidades carentes, o Instituto Aço Cearense, braço social do Grupo Aço Cearense, que promove e apoia iniciativas com foco em educação, esportes, bem-estar e empreendedorismo, comemorou 12 anos em 2 de março. Nesse tempo, o Instituto atendeu a 224 instituições e transformou a vida de cerca de 160 mil pessoas por meio de projetos que realiza e apoia. Para celebrar, a instituição está apoiando o Projeto “O que não nos disseram”, que estará em exposição no Shopping Iguatemi, de 7 a 21 de março.
O projeto é da jornalista Andressa Guerreiro e trata-se de uma exposição audiovisual sobre violência contra mulher, com fotografias ampliadas e relatos de vivência de superação captados pela jornalista Andressa Maia. São 16 fotos 2,20x1,30 estruturadas para exposição, 16 peças táteis para acessibilidade e 16 fones com áudio-depoimentos das mulheres fotografadas. O projeto conta, ainda, com audiodescrição e interpretação em libras.
A exposição acontecerá de 7 a 21 de março, no shopping Iguatemi (7 a 12 - na praça da Expansão / de 13 a 21 - na praça da Centauro), durante o horário de funcionamento do shopping, de 10 a 22 horas. Em 12 de março, de 14 às 17 horas, uma programação em celebração ao aniversário do Instituto Aço Cearense será realizada na exposição, com a presença da jornalista Andressa Guerreiro e da presidente do Instituto Aço Cearense, Rosimeire Matos, além de caravanas de projetos apoiados.
O QUE NÃO NOS DISSERAM - Cumprimentar os vizinhos, mobiliar a própria casa com aquele jogo de panelas preferido, ir ao supermercado e poder comprar brócolis ou uma acetona, vestir um short pra ir à academia. Ações aparentemente simples, mas muito poderosas para mulheres que precisaram ser protagonistas da própria história e romper o ciclo de violência doméstica. Para exaltar este protagonismo, o Projeto O Que Não Nos Disseram, idealizado pela jornalista Andressa Meireles, lança a segunda edição da exposição interativa que retrata mulheres que têm muita vida para compartilhar.
A instalação, que ocorrerá no Shopping Iguatemi Fortaleza, de 7 a 21 de março, traz 16 retratos gigantes feitos por 13 fotógrafas e muitas novidades. A experiência, desta vez, será mais democrática e acessível e contará com fotografias táteis, audiodescrição e tradução em libras, a partir de uma parceria celebrada entre o projeto e a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Com retratos de Camila de Almeida, Delfina Rocha, Lia de Paula, Natália Marques e outros nomes da fotografia cearense, a exposição será aberta ao público.
O Que Não Nos Disseram é um projeto que amplia as discussões diante do que não é dito sobre a violência contra a mulher, jogando luz sobre as outras violações previstas na Lei Maria da Penha como a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. Além disso, a proposta é trazer o debate sob a perspectiva das mulheres.
“Existe uma potência muito grande em nos sabermos vítimas, mas nos vermos mulheres. De a gente a gente não ter a nossa história circunscrita à violência que nós sofremos”, explica a jornalista Andressa Meireles.
- Não somos mais vítimas, fomos. Também não somos mais sobreviventes, somos mulheres, temos histórias para contar além da violência vivida. E o nosso projeto tem na essência esse resgate da identidade”.
Para Muryell Damasceno, de 36 anos, ser fotografada e participar da exposição foi também uma forma de expor para outras mulheres que é possível vislumbrar um novo caminho. “Eu acredito que o projeto tenha trazido pra mim e para outras pessoas que vivenciaram a minha história por meio da exposição, dos vídeos e áudios, uma compreensão melhor do que é superar a violência doméstica e poder vislumbrar uma vida depois disso. Isso é fundamental, não é uma utopia”, reforça a promotora de vendas.
O Que Não Nos Disseram é, antes de tudo, um levante contra as violências contra a mulher. Violências no plural. Idealizado pela jornalista Andressa Meireles, o OQNND nasce de uma dor particular - após ter rompido uma relação em que sofreu violência - e floresce com outras vozes.
- É construído com as mãos, ouvidos, ombros e vozes de muitas, muitas mulheres, numa abordagem afirmativa, que reforça a coragem, a liberdade, a vida (e a beleza da vida), pautado não em superação, mas em ressignificação”, reforça Andressa. O Que Não Nos Disseram é palavra, é escuta e é manifesto.
O projeto foi lançado, oficialmente, à convite da OAB(CE) na Conferência Nacional da Mulher Advogada em 2020, fez parte da programação principal do Shopping Riomar Fortaleza também em 2020 e conta com uma exposição na sede da Defensoria Pública do Ceará.
A segunda edição da Exposição O Que Não Nos Disseram é uma iniciativa a partir da lei federal de incentivo à cultura apresentada pelo Ministério do Turismo junto ao Instituto Aço Cearense com patrocínio também da Cagece e da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará. Conta com o apoio do Shopping Iguatemi, da Universidade Federal do Ceará (através dos grupos Fotografia Tátil, Oficina Digital, Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAUD-, Letras Libras e Secretaria de Acessibilidade), da Universidade Estadual do Ceará pelo Grupo de Pesquisa Legendagem e Audiodescrição (Lead) da DelRio, além da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Defensoria Pública do Estado do Ceará. Uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil.
No Dia da Mulher, 8 de março, Andressa Guerreiro irá ministrar uma roda de conversa com as colaboradoras do Grupo Aço Cearense, com a temática Violência contra a mulher.
Com atuação no Ceará, Pará e Tocantins, onde estão localizadas as empresas do Grupo Aço Cearense, a entidade fomenta o desenvolvimento das comunidades a partir de ações de solidariedade, realizando campanhas em prol da população que vive em situação de vulnerabilidade social e patrocinando instituições que realizam projetos e ações com esse foco. Desde a sua fundação, o Instituto Aço Cearense já investiu mais de R$ 23 milhões.
Entre os projetos apoiados estão os de assistência a crianças e jovens em condições socioeconômicas sensíveis, programa de promoção à saúde mental, associações para pessoas com deficiência, creches, associações ambientais, entidades que cuidam de idosos e que auxiliam crianças com câncer, e também para pessoas com diabetes e hipertensão, além de clubes esportivos e atletas que recebem patrocínio por se destacarem na cena esportiva local e nacional.
A presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos, festeja mais um ano de uma trajetória de luta junto às comunidades.
- Chegar aos 12 anos de história à frente da instituição só me enche de orgulho. Nosso instituto nasceu de um impulso de amor ao próximo e da vontade de ajudar. Queremos ser sempre essa ponte que leva transformação para a vida das pessoas”, destaca a presidente.
Em 2010, o Instituto Aço Cearense começou como um serviço assistencialista, fazendo ações internas para os colaboradores. Depois a iniciativa foi transformada no Instituto WMA, que com a necessidade de fortalecer mais a marca, passou a ser chamado de Instituto Aço Cearense. Hoje, atende diversas instituições carentes, além de desenvolver as comunidades do entorno das 4 empresas do Grupo Aço Cearense: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Sinobras e Soninbras Florestal.
Os colaboradores das empresas Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Sinobras e Sinobras Florestal também auxiliam as ações do Instituto. Durante todo o ano, inúmeras campanhas são realizadas nas quatro empresas, mobilizando os colaboradores. As ações variam de arrecadações de roupas, alimentos, material de limpeza, itens de higiene pessoal, além de campanhas de doação de sangue e a Campanha Abraço feliz, uma ação de natal em que os colaboradores do Grupo Aço Cearense apadrinham crianças carentes das comunidades assistidas pelo Instituto.
“Unidos nós conseguimos ir mais longe, por isso sempre incentivamos nosso time de todas as empresas a fazerem parte das nossas ações, gerando uma grande onda de solidariedade”, afirma Rosemeire Matos.
=====
IBEF-MULHER - O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE) promove, em 8 de março, às 18 horas, o encontro IBEF Mulher Ceará. Com o tema “Histórias Inspiradoras de Liderança Feminina”, o evento acontece no Auditório Walter Nogueira, no BS Design.
O evento traz grandes nomes de mulheres executivas para contar sobre as suas trajetórias desafiadoras até a liderança das organizações. As participantes serão: Aline Ferreira (foto), sócia executiva e vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense e responsável também pelas áreas de Pessoas, Processos, Marketing, S&OP e Tecnologia; Liciani Morais, diretora vogal do IBEF Ceará, executiva financeira ocupando atualmente o cargo de CFO no Grupo Iquine de Pernambuco; e Vera Lima, fundadora da Dana Consultoria, palestrante e pesquisadora nas áreas de Desenvolvimento Humano e Gestão.
O debate tem como mediadoras Luiza Alyne Menezes, líder do IBEF Mulher e diretora financeira da Qair Brasil e Myrian Saraiva, conselheira consultiva do IBEF Ceará e Superintendente do Grupo Sifra.
- Nosso maior objetivo é falar da representatividade de Executivas mulheres no cenário cearense. Mostrar que a jornada de cada uma muitas vezes têm os mesmos desafios e receios. Ouvir destas líderes depoimentos de como foi possível estar onde estão, e de posse desse lugar reverberar para outras mulheres que estas oportunidades existem”, comenta Luiza Alyne.
O Projeto IBEF Mulher reúne executivas de vários segmentos e tem como objetivo ampliar a participação feminina no ambiente de negócios e incentivar uma maior integração entre gêneros.
===
LE'LOYN - Março tem aroma feminino, e na Le’Loyn Parfums o mês já começa oferecendo muitos atrativos e novidades para dar mais beleza ao universo da mulher.
Nesta terça (8), a loja Le’Loyn do Iguatemi vai distribuir rosas e recepcionar as clientes com muita música e alegria, ao som do violonista Daniel Barros.
Em 12 de março, a atração acontecerá na Maison da Le’Loyn, na Leonardo Mota, 2450. Das 10 da manhã até às seis da noite, será a vez do Momento Self Care com as marcas Sisley e Shiseido. Nessa ocasião, profissionais da marca vão tratar a pele das clientes e apresentar os mais completos produtos para nutrir e embelezar.
Em 26 de março, a Le’Loyn volta a oferecer mais uma oportunidade para vivenciar a experiência com a Sensciense CPR. Momento para cuidar dos cabelos e conhecer uma marca com alta tecnologia e sofisticação.
Segundo Magna Medeiros, Gerente de Marketing da Le’Loyn Parfums, esses momentos foram pensados cuidadosamente para atender as necessidades da mulher no dia a dia. “Pele, cabelo, bem-estar, sentir-se cheirosa e bem cuidada, essa é a nossa proposta. Oferecer esse carinho para o universo feminino, que além de força e determinação, transmite beleza, cuidado e muito amor”.
Para participar de cada ação, é preciso agendar horário através doa telefones: 85 3122-4968/ 85 986098272.
Com a proposta de oferecer produtos importados de alto padrão para um público seleto e sofisticado, a Perfumaria de luxo Le’ Loyn Parfums vem se expandindo no segmento e atraindo clientes com a oferta de marcas consolidadas e atuais no mercado da moda e da beleza.
A Le’Loyn Parfums é a maior perfumaria seletiva do Ceará. Sua Maison, localizada na Rua Leonardo Mota, com 502 m² de área, comercializa perfumes importados, maquiagens e tratamento de beleza. São perfumes importados com o melhor da perfumaria de luxo, oferecida em Fortaleza, com destaque para as marcas: Creed, Amouage, Xerjoff, Memo, Sisley, Etro, Loewe, Hermès Giorgio Armani, Lancôme, Carolina Herrera, Paco Rabanne, Dior, Bvlgari, Michael Kors e Loewe.
Com entrega em todo o Brasil, e exclusividade de marcas no Norte/Nordeste, a loja se diferencia pelo atendimento com consultoria especializada.
Atualmente, a loja funciona com duas unidades: Maison (Aldeota) e loja no Shopping Iguatemi.
==========
=====
BENFICA - Todo dia 8 de março, o Shopping Benfica reúne o melhor do universo feminino em programação gratuita, para que as mulheres possam celebrar o dia dedicado a elas, com muitos cuidados, conhecimento e carinho.
Em 2022, a agenda de atividades está repleta de novidades e traz, desde informações sobre tendência de tratamentos estéticos, como harmonização facial e lentes para dentes, até profissional com dicas e truques para a mulherada sempre sair bem nas fotos e consultoria personalizada sobre colorismo, técnica que ensina quais tons mais valorizam cada tom de pele. E mais: sessão especial de ações fitness com aulas de fitdance, yoga e, para relaxar, meditação. A programação será das 14 às 18 hoeas, nos pisos térreo e 1º.
Quem tiver interesse poderá visitar os stands de saúde, com dicas e orientações sobre prevenção de doenças como: Câncer de Mama, acuidade visual, doenças renais e tratamento sobre vitiligo.
O Tribunal de Justiça também participará do evento por meio da campanha Justiça pela Mulher, com stand informativo sobre Violência contra a Mulher, com informações sobre tipos de agressão e canais de denúncia. O Shopping Benfica participa da campanha do TJCE e, durante o mês de março irá exibir, nos Cinemas Benfica e pelo mall, vídeo informativo sobre assunto para alertar a população. E mais: pelos corredores, o público irá encontrar manequins masculinos com frases de violência que as mulheres podem vivenciar no dia a dia. Na mesma exposição, banners terão informações de incentivo às denúncias.
Confira programação:
- 8 de março, de 14 às 18 horas
- Piso Térreo, Mall.
- Gratuito.
- Piso Térreo (Em frente à loja Biomundo)
- Atendimento com informações nutricionais e aferição de pressão – UniNassau.
- Serviços de informações sobre lente de contato dental, informações sobre harmonização facial, arcadas dentárias e aplicação de flúor – Prevtop.
- Esclarecendo dúvidas sobre vitiligo – Liga de Dermatologia UFC .
- Piso Térreo ( Corredor da Geekdemia)
- Informações sobre câncer de mama e colo de útero – Liga de Saúde da Família;
- Entrega de Voucher para serviço de depilação a laser (Axila) Espaço laser;
- Cálculo de IMC e informações nutricionais – Unifametro
- Autocuidado – A importância de você se amar – LAPS (liga acadêmica de promoção a Saúde);
- Degustação de colágeno da marca Sanavita – Loja Mundo Verde.
- Piso Térreo (Corredor da BIB)
- Aferição de pressão, determinação de níveis e rastreio de fatores de risco para doenças renai, hipertensão e diabetes – Liga de Nefrologia/UFC (Piso Térreo)
- Degustação de chás para melhoria do corpo – Goldtea (Piso Térreo)
- Acuidade Visual – Occhio (Piso Térreo)
- Piso Térreo ( Em frente à loja C&A)
- Conscientização sobre a lei Maria da Penha e canais de denúncia – Tribunal de Justiça do Ceará.
- Informações sobre fotos, orientação de poses para fotos e books. Fotógrafo Millin.
- Quick massagem – Conceito Prana.
- Aferição de pressão – Pague Menos.
- Aula de Yoga (1º Piso ), às 18 horas.
- Aula de Meditação (1º Piso), de 19 às 20 horas.
- Personal Colorismo – Consultoria em grupo de colorismo (1º Piso), de 15 às 16 horas.
- Inscrições no link: https://forms.gle/PeDZ1EpBiXhVFhum6
- Aula de Fitdance
- Praça de Alimentação, às 19 horas.
BOM JARDIM - O Projeto Ruela realiza atuação histórica em Fortaleza, reunindo mais de 50 mulheres na ação de grafite feminino, chamada Deusas dos Muros. A última ação aconteceu em 13 de fevereiro e impactou o território do Grande Bom Jardim com o grafite nas paredes da Escola EEMTI Professor Jociê Caminha de Menezes. “Foi um movimento histórico para a cidade", pontua Narah Adjane, coordenadora do Projeto Ruela.
O Projeto Ruela é uma das instituições parceiras do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Essa parceria também aconteceu, a partir da seleção do Projeto Ruela na Convocatória para Manutenção de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim e na Chamada para Programação Artística do CCBJ 2021.
Enquanto coletivo, o Projeto Ruela visa o Grande Bom Jardim como um pólo cultural potente e vivo da cidade. “Trazemos nossas ações para o território do Grande Bom Jardim como forma de ocupar as ruas com arte” propõe Narah. Mais que o estigma da violência, o Bom Jardim também é potência e o coletivo se inspira nesse desejo de mostrar a riqueza artística na periferia, preparando sempre a melhor experiência possível para que cada participante tenha uma memória positiva e se sinta acolhida no território. Segundo a coordenadora, "a comunidade sempre abraça nossas ações de Graffiti, respeita a vivência e apoia nossas movimentações”.
A cena feminina de Fortaleza possui grandes artistas e há vários anos existe uma luta por espaço nessa linguagem do Hip Hop que ainda é muito masculina. “A cada movimentação, encontro, processo formativo e outras oportunidades, vamos virando essa chave. Se não existe um espaço seguro e acolhedor para nós, então a solução é inventar novas realidades. Não vamos esperar pela aprovação de ninguém, afinal graffiti é isso: pura expressão, sem amarras”, acredita e luta as mulheres desta ação.
Esta edição, em fevereiro de 2022, reuniu mais de 50 artistas de Fortaleza num mutirão de graffiti. Foi possível o coletivo abrir uma convocatória para seleção de 15 artistas que receberam ajuda de custo e kit de materiais de pintura. Além disso, o Projeto Ruela distribuiu mais materiais durante a ação, por ordem de chegada.
Comentários
Postar um comentário