Pular para o conteúdo principal

No Porto Iracema das Artes

 
Artistas do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes apresentam nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27 de abril), o desenvolvimento de seus projetos. Este momento de partilha pública recebe o nome de Rotas de Criação, e é gratuito e aberto ao público. As atividades ocorrem na Sala de Música e a entrada é por ordem de chegada. O espaço fica sujeito a lotação.

Quatro projetos participam desta edição do Rotas de Criação. Dois deles, o “Caiô e Outragalera – Um salve à música negra cearense”, formado por Caiô, Thais Pinheiro, Agno César e Rami Freitas e o “Música Periférica Brasileira”, composto por Carú Lima, Thais Costa, DJ Janas e João Pompeu, se apresentam na terça-feira.

Já o projeto “Mulher de 60”, das artistas Adna Oliveira, Ayla Lemos e Roberta Kaya se apresenta na quarta-feira (27), dividindo o espaço com o projeto “O Cheiro do Queijo – Circo Rap”, formado por Igor Cândido (Abu da Pereba), David Cruz (Bito Beat) e Maria Angélica. O cantor e compositor Russo Passapusso, tutor do projeto “O Cheiro do Queijo”, participa deste momento do Rotas de Criação.

Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes, ressalta a importância das Rotas de Criação no percurso formativo dos artistas durante o desenvolvimento dos projetos. 

- Ao longo dessas nove edições do Lab Música, acompanhamos com muito entusiasmo o percurso de cada projeto artístico, e isso significa presenciar transformações, crescimento, aprendizado. Por isso, o momento das Rotas de Criação é singular, é uma oportunidade para ouvir os(as) próprios(as) artistas discorrerem sobre seus processos e duas descobertas”, diz.

A cantora, compositora e atriz Adna Oliveira, participante do projeto “Mulher de 60”, trará ao Rotas de Criação uma mostra de potencialidades das mulheres na cena artística cearense. Nomeado ‘Mulher de 60 – Convida”, a atividade visa promover uma “conscientização por meio da arte”, que reúna mulheres de diversas idades fomentando uma troca cultural e geracional. Ela resume que a proposta busca “provocar conscientização por meio da arte, entre as diversas gerações, alimentadas por um desejo de realizar uma utopia que sempre me persegue, ou eu a ela. De um mundo igualitário, sem preconceito de qualquer espécie. Onde o amor (não o romantizado, como palavra desgastada), seja fonte de total respeito e união entre todo ser vivente”, conclui.

KAY SARA - Dando início à nova temporada dos Cursos Básicos de Audiovisual, Artes Visuais e Artes Cênicas a Escola Porto Iracema das Artes recebe, no âmbito do Navegações Estéticas, a multiartista indígena Kay Sara, a cineasta Glenda Nicácio e a grafiteira Carolina Jaued, a Krol. A partir de suas próprias trajetórias artísticas, as três mulheres dão sequência aos debates das Poéticas Afro-indígenas, operador poético que norteia e atravessa as ações da Escola em 2022 e começou com a masterclass do filósofo Renato Noguera. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, ocorrendo entre terça-feira (26) e quinta-feira (28 de abril), às 19 horas, na Porto Iracema das Artes.

A multiartista indígena Kay Sara abre a série de atividades com um bate-papo com a temática “Cultura indígena: a perspectiva de uma Tariana do terceiro clã”. O evento ocorre nesta terça-feira (26), às 19 horas, no auditório da Escola. Durante a conversa, Kay Sara, nascida no povoado de Iauaretê, no estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia, compartilhará sua experiência como atriz e performer, seus trânsitos entre audiovisual e teatro, tecendo cruzamentos entre arte e vida na perspectiva de uma mulher indígena e trazendo questões como a descolonização, a conscientização sobre a cultura indígena, a Amazônia e os povos que nela vivem.

O bate-papo terá mediação de Maíra Abreu, coordenadora dos cursos básicos de Artes Cênicas da Porto Iracema. Ela ressalta a importância de abrir o Percurso Básico em Teatro com “uma multiartista que constrói seu fazer partindo de sua ancestralidade, narrando suas próprias histórias, compartilhando com o mundo ocidental a sabedoria de seu povo”. Essa partilha entre Kay Sara e jovens artistas que estão apenas começando suas trajetórias aponta para “a construção de um novo cenário artístico, que reconhece a centralidade dos povos ancestrais e originários”, conclui.

A cineasta Glenda Nicácio dá sequência às atividades do Navegações Estéticas na quarta-feira (27), às 19 horas, no auditório da Escola. Ela participa de uma conversa sobre o filme “Café com Canela”, dirigido em parceria com Ary Rosa, que também será exibido na ocasião. O evento será mediado por Kênia Freitas, curadora do cinema do Dragão.

Glenda destaca que o filme traz um debate sobre protagonismos negros. “Café com Canela é um filme que traz liberdade na sua forma, tanto pelas construção de linguagem que tece, quanto pelo protagonismo feminino negro, que retrata as vivências cotidianas de uma comunidade atravessada pela ancestralidade do afeto” detalha Glenda, convidando o público ao evento.

Encerrando as atividades do Navegações Estéticas, a grafiteira Krol, do coletivo Minas de Minas Crew, participa da palestra “Mulheres, muros e o processo criativo no Graffiti” na quinta-feira (28), às 19 horas, no Pátio da Escola. O coletivo, atuante há 12 anos em street art, é formado por quatro artistas que trazem nos painéis imagens de mulheres que rotineiramente ficam às margens em representações na mídia. O momento terá ainda a participação da grafiteira Dinha Ribeiro, artista pernambucana radicada no Ceará. A mediação será de Calmila Alves, coordenadora dos cursos básicos em Artes Visuais da Porto Iracema das Artes.

Camila Alves destaca que a proposta do evento é reunir, além das pessoas interessadas no tema do Graffiti, outras grafiteiras e trazer um momento de reflexão sobre a street art e o estar nas cidades. “Falaremos um pouco sobre a série “Nós podemos tudo” do Minas de Minas Crew, uma sequência de murais feitos por elas e que envolvem tantas outras mulheres conhecidas e reconhecidas por suas histórias no país”, conclui.

SOBRE KAY SARA-Kay Sara é uma multiartista nascida no povoado de Iauaretê, localizado na fronteira com a Colômbia, no Estado do Amazonas. Filha de nativos da etnia Tariano e Tukano. Participou do Grupo Dyróa Bayá. Conta com algumas participações em filmes, séries, e no teatro. Em destaque “Uayna Lágrimas De Veneno” (2010), “A Terra Negra Dos Kawa” (2018), a série “Aruanas” (2019). Em 2018 criou sua primeira performance solo autoral: “PÊ’TÍÍA’NÃWE- EXTERMÍNIO”. No teatro faz parte do elenco “Brian ou Brenda?” (2019). Ainda em 2019 recebeu um convite para ser Antígona da peça do diretor suíço Millo Rau, sendo essa sua primeira peça estrangeira.

SOBRE GLENDA NICÁCIO-Glenda Nicácio é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É sócia fundadora da produtora independente Rosza Filmes, fundada em 2011 juntamente com Ary Rosa. Como realizadora audiovisual desenvolve funções como direção geral, direção de arte e direção de produção, em longas-metragens de ficção. Realizou a direção geral e a direção de arte dos longas-metragens: “Café com Canela” (Ary Rosa e Glenda Nicácio,2017), “Ilha” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2018); “Até o Fim” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020), “Voltei” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020); “Eu não ando só” (Glenda Nicácio, 2021).Também desenvolve projetos e práticas de cinema e educação.

SOBRE KROL-Carolina Jaued, conhecida como KROL por atuar na street art, iniciou em 2007 através do “sticker” ou Lambe-Lambe. Em 2008 iniciou no Graffiti até os dias de hoje. Em 2012 iniciou como co-fundadora da crew (grupo) Minas de Minas que valoriza o papel da mulher na cultura urbana e a efetividade das mulheres em todos os aspectos. Em toda a sua trajetória tem como pesquisa o papel da mulher na arte e a presença da mulher no graffiti em todo o mundo. Todo esse trabalho desenvolve uma troca de informações e interação com outros artistas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Sta Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Curitiba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Brasília. Como agente cultural atua na difusão do graffiti feito por mulheres através de oficinas de captação e eventos voltados para o público feminino.

SOBRE AS NAVEGAÇÕES ESTÉTICAS-Com a intenção de reunir as pessoas interessadas em diferentes tipos de arte com artistas de carreira consolidada e projeção nacional, o Navegações Estéticas é um encontro que gera um ciclo de reflexões, diálogos e experimentações, tendo como foco o processo criativo.

MULHER INDÍGENA - Na quinta-feira (28 de abril), às 19 horas, a Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Governo do Ceará, realiza a aula aberta “A representação da mulher indígena na história da arte brasileira sob o olhar de uma mulher Guarani Nhandeva”, com a antropóloga, pesquisadora e curadora de arte, Sandra Benites.

A aula, que ocorre no auditório da Escola, é gratuita e aberta a quaisquer pessoas interessadas na discussão. Sandra Benites, doutoranda em Antropologia Social no Museu Nacional do Rio de Janeiro e curadora adjunta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), explica que o encontro é uma oportunidade de diálogo e construção conjunta partindo de temáticas que discutem a ideia do indivíduo como parte do coletivo no fazer artístico.

A pesquisadora compõe, junto com Luciara Ribeiro e Beatriz Lemos, a equipe de mediadoras que acompanham a Temporada Formativa da 8ª edição do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema. No período de 25 a 29 de abril, Benites realiza o primeiro módulo presencial do processo Formativo na Escola.

Sobre o Laboratório de Artes Visuais-Pesquisa artística realizada por Luiz Paulo Aragão, Jônatas Joca e Rafael Lima, de Fortaleza, promove provocações dramatúrgicas sobre o território das danças urbanas no intento de extrapolar a cultura House, aproximando-a das linguagens vernaculares, atravessando-a das danças afro diaspóricas, re-territorializando-a ao cenário da cidade da luz e ao movimento das marés dançantes festivas e locais.

Sobre Sandra Benites-Sandra Benites Guarani Nhandewa é Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curadora adjunta de arte Brasileira no Museu de arte de São Paulo (MASP) e atualmente doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ.

Sobre a Escola-A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram