Pular para o conteúdo principal

Leonardo Da Vinci faz 13 mil Cirurgias Eletivas e 29 mil Consultas Ambulatoriais

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), Unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), alcançou a marca de 13 mil Procedimentos Cirúrgicos realizados nas áreas de Otorrinolaringologia, Urologia, Ortopedia, Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. A instituição somou mais de 29 mil consultas ambulatoriais.

Os dados correspondem ao período de outubro de 2020 a dezembro de 2022, com ressalvas aos meses em que as cirurgias eletivas foram suspensas por conta do aumento nos casos de Covid-19. Somente em 2022, foram realizados 7.545 Procedimentos Cirúrgicos nas diversas especialidades, incluindo 639 de urgência realizados pela Cirurgia Geral em pacientes encaminhados pela Central de Regulação do Estado.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, explica que o resultado é fruto do compromisso das equipes que possuem um planejamento cirúrgico capaz de pensar o primeiro atendimento ambulatorial, os exames, a internação, a cirurgia, a alta e o pós-operatório.

- Tudo é feito de uma forma muito decisiva e assertiva em cada passo e em cada tratamento”, afirma.

Teixeira destaca o engajamento dos profissionais em atender a uma crescente necessidade da sociedade. 

- A demanda existia e foi crescente com a Pandemia de Covid-19. Com isso, as especialidades viram como poderiam prestar esse Serviço da melhor forma possível. Esse engajamento, esse ‘vestir a camisa’, esse foco nas metas foram o grande diferencial que fizeram com que chegássemos a essa marca das 13 mil cirurgias neste período de dois anos”, pontua.

O coordenador médico do Bloco Cirúrgico, Wlademir Roriz, explica que os números mostram o esforço do Helv em conseguir montar um serviço qualificado, com respostas rápidas aos usuários e com alto grau de resolutividade. 
 - É um processo de trabalho no qual a gente preza pela qualidade e segurança, mas também pela celeridade. Sabemos que essas pessoas, mesmo antes da pandemia, já estavam em filas cirúrgicas. Então, um dos nossos pilares é a agilidade, trazendo uma maior satisfação a esses pacientes”, avalia.

Procedimentos-Roriz destaca que os Procedimentos Cirúrgicos mais realizados no Helv são aqueles em que há uma grande demanda na Rede Pública Estadual, como:
  • Turbinectomias (1.286);
  • Hernioplastias (1.101); 
  • Colecistectomias (1.021); 
  • Amigdalectomia (997); 
  • Septoplastias (901).
  • Extração de Cálculo Renal (780); 
  • Artroplastia de Quadril (423); 
  • Prostatectomias (311); 
  • Nefrolitotomia Percutânea (287); 
  • Mastoidectomia Radical e Subtotal (183);
  • Artroplastia de Joelho (146)..
A dona de casa Dalvanice Ferreira de Souza, de 72 anos, veio de Itapajé, a 116 quilômetros de Fortaleza, para realizar a cirurgia no joelho que aguardava há três anos. O problema a impedia de executar atividades diárias como ficar em pé muito tempo para lavar a louça. 

- Eu tenho Reumatismo, Artrose e Artrite. Doía muito o Joelho. Tinha dia em que eu quase não andava”, conta.

Com a Cirurgia de Artroplastia Total de Joelho, realizada na terça-feira (20 de dezembro), ela espera finalmente melhorar e ter qualidade de vida. 

- Vai ficar tudo ótimo”, diz a paciente otimista com o resultado.

As intervenções da Otorrinolaringologia têm se destacado no Helv, chegando a suprir, por um momento, a demanda reprimida de amigdalectomias no Estado. Maria de Fátima Sousa Guimarães, de 70 anos, foi uma das pacientes atendidas pelo Serviço. Ela foi submetida em agosto de 2022 a uma Cirurgia para Correção do Edema de Reinke, problema caracterizado por acúmulo de material gelatinoso no interior das Cordas Vocais em decorrência do uso excessivo do cigarro. A situação deixava a paciente com uma Voz bem grave. 

- Eu tinha muita tosse e falava grosso que nem homem. Tinha muita vergonha”, descreve a dona de casa.

A coordenadora médica do Serviço de Otorrinolaringologia, Débora Lima, explica que a Cirurgia foi realizada por meio de Endoscopia e Microscopia, na qual foi feito um reparo da Corda Vocal. 

- Removemos o tecido gelatinoso e o posicionamos em um local mais adequado. O paciente fica sete dias em repouso e quando vai voltar a falar, consegue emitir o som de uma forma melhor. A voz dela era mais grave e acabou ficando mais aguda”, comenta a médica.

Perfil-
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci foi adquirido em dezembro de 2020 pelo Governo do Ceará para o enfrentamento à Covid-19 e hoje se firma com um perfil cirúrgico. 

- Acreditamos que dessa forma estamos contribuindo para a Rede de Saúde do Estado no atendimento à alta demanda de cirurgias e de tantos pacientes que aguardam um procedimento”, avalia o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira.

Contando, atualmente, com nove salas de cirurgia, a unidade vem investindo no desenvolvimento e na revisão de fluxos e protocolos, como explica o coordenador médico Wlademir Roriz. 

- Para 2023, estamos visualizando uma melhoria dos nossos processos internos, otimizando o que só depende da gente, tanto na parte estrutural quanto organizacional, possibilitando um aumento em torno de 10 a 20% na atividade cirúrgica. Há uma perspectiva, também, de ampliação de serviços e realização de procedimentos de maior complexidade”, pontua.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".