O Blog do Lauriberto estreia seu quadro de artigos com o escritor e comerciante Assis Cavalcante:
- Mundo melhor é construção prática, em contínuo processo. Mais fraterno, com igualdade de oportunidades para todos, mundo que ajudamos a erguer com atitude. E uma maneira de conquistar esse tempo mais humano para a humanidade tão ensimesmada de virtudes aparentes, é a educação, o preparo para a vida em sociedade, qualificando mão de obra para as necessidades do dia a dia, do mais simples ao pós-doutor. Promover intervenções úteis, portanto.
Imagine eu, rapazote no Serrote do Marinheiro que me viu nascer, concluindo o 9º ano do ensino fundamental, prestes a cursar o 1º ano do ensino médio. Paruano, verei Biologia, Filosofia, Física. Aprenderei sobre Origem da Vida, Citologia, Embriologia. Também Mitologia, Pré-socráticos e nascimento da Filosofia, Lógica. E ainda Movimento e Repouso, Queda livre, Lançamento oblíquo. Excelente! Lições que um dia me serão cobradas.
Para um jovem da minha marca, sedento por trabalhar e sustentar-se e prover os seus com o mínimo necessário, bem poderia, preparando-me para vir a Fortaleza à busca de trabalho, ver matérias mais direcionadas, a exemplo de Contabilidade e Custo, Administração, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Informática. Aprendizado técnico profissionalizante útil a quem vai ingressar no mercado de trabalho.
Aconteceu comigo, de vera. O diploma de Técnico em Administração no Colégio Castelo Branco, no Montese, me ajudou a encarar o primeiro emprego nas Óticas Brasil, nos idos de 1971. Fui preparado para enfrentar o desconhecido, por meio da instrução – e mui grato aos professores e empregadores por acreditarem. Hoje, no comando de minhas empresas, espero dos que chegam a formação básica suficiente para, muito especialmente, lidar com gente – essa difícil matemática.
Vi uma médica, professora, ensinando os alunos a dizerem “muito obrigado”, em vez de “valeu” e me animei. Que as palavras chaves esquecidas – muito obrigado, bom dia, desculpe, com licença – sejam algo natural. Incansável nesse propósito, recordo Cora Coralina (“Tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas”) e ratifico: preparar pessoas para um porvir harmonioso é a meta, até como reconhecimento às bênçãos que chegam do Alto, qualificadamente.
ASSIS CAVALCANTE – Presidente da CDL de Fortaleza
assisvisao@yahoo.com.br

Comentários
Postar um comentário