Celebrado nesta quarta-feira (22 de março), o Dia Mundial da Água chama atenção para a importância desse recurso vital à vida do Planeta. Tão importante quanto cuidar dos mananciais e fontes é garantir o Sistema para Coletar e Tratar o Esgoto, devolvendo Água limpa para a Natureza. Promover o retorno da Água, em condições adequadas à preservação do Meio Ambiente, é uma das missões que a Ambiental Ceará assume no estado, a partir da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que objetiva universalizar o acesso ao Esgotamento Sanitário.
- Quando o Esgoto não é coletado, tratado e disposto ao Meio Ambiente de forma adequada, os prejuízos vão desde a poluição de Rios, Mares e Açudes, até, em última instância, a contaminação desses corpos hídricos, o que pode comprometer a saúde das pessoas. Por isso, avançar com Esgotamento Sanitário e fazer com que todos tenham acesso ao Serviço é primordial”, explica o diretor presidente da Ambiental Ceará, André Facó.
Nas 24 cidades atendidas pela PPP, a Coleta e Tratamento de Esgoto serão ampliados para 90% da População até 2033, avançando para 95% até 2040. A Empresa já identificou, inclusive, oportunidades de melhorias da Balneabilidade em alguns pontos hoje sinalizados como impróprios para banho, e tem a meta de desenvolver ações, no curto prazo, para mudar essa situação e favorecer o acesso da população e o Turismo.
- A Água é, talvez, o recurso mais essencial e transversal para o dia a dia de qualquer sociedade. Sua disponibilidade ou ausência influencia desde o funcionamento do corpo humano até o desenvolvimento econômico ou estado de pobreza de uma Região. A conservação desse recurso também passa pela coleta e tratamento de Esgoto, que garantem a qualidade dos Corpos Hídricos”, conclui Facó.
Serviço que transforma - A Ambiental Ceará é uma Empresa da Aegea, Companhia líder em Saneamento no Brasil e controladora de iniciativas como a Ambiental Crato, responsável pelo Esgotamento Sanitário de Crato. Desde dezembro de 2022, a Companhia tratou 240 milhões de litros de Esgoto que antes eram despejados direto no Rio Granjeiro. O trabalho foi possível graças à reativação da Estação de Tratamento (ETE) Seminário, que estava parada há cinco anos.
Outro caso de sucesso é o da Prolagos, Concessionária responsável pelo Saneamento na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ao elevar a Cobertura desse Serviço para 80% na região, antes do prazo previsto, a Prolagos contribuiu com transformações como a recuperação da Lagoa Araruama, que estava em avançado Estado de Degradação.
Hoje, o local voltou a ser sustento de pescadores, que comemoram recordes de pescado; Cavalos-Marinhos voltaram a habitar aquele Ecossistema; e a população e os visitantes desfrutam do banho naquela porção de Água.
Outra Concessionária da Aegea, também no Rio de Janeiro, ajudou na recuperação da Balneabilidade da Baía de Guanabara. A partir do trabalho realizado pela Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, a Baía registrou, pela primeira vez desde 2016, trechos de praia próprios para o banho.
PPP de Saneamento - Por meio de PPP de Esgotamento Sanitário firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará será responsável pela Ampliação, Operação e Manutenção do Sistema de Esgotamento em 24 Cidades no Ceará, do Litoral ao Cariri, para mais de 4,3 milhões de cearenses.
O Projeto contempla a execução de Obras de Infraestrutura, Melhorias, Manutenção e Operação do Sistema de Esgotamento Sanitário, com investimento total de R$ 6,2 bilhões. Serão construídas 27 Estações de Tratamento de Esgoto, 249 Estações Elevatórias e implantados mais de 4 mil quilômetros de novas Redes de Esgoto. Com a Ampliação da Infraestrutura, serão coletados e tratados, por mês, mais de 1 bilhão de litros de Esgoto.
Comentários
Postar um comentário