Em entrevista à Rádio Central Brasileira de Notícias (CBN), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, declarou que o Novo Programa Farmácia Popular será lançado nos próximos dias.
O Programa, que foi criado em 2004, é uma das principais ações do Governo Federal para distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- Apesar do Orçamento defasado para 2023, acreditamos que o programa poderá vir fortalecido, com mais critérios para se evitar as fraudes e ampliando o número de beneficiários, contribuindo, assim, para que os pacientes, principalmente os que não dispõe de recursos financeiros, consigam realizar seus tratamentos de saúde”, enfatiza o diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), diretor da Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, Maurício Filizola.
O Programa sofreu uma drástica redução no número de pessoas beneficiadas nos últimos anos. Em 2022, foram atendidas 20 milhões de pessoas, nove milhões a menos que em 2015, ano em que o Farmácia Popular recebeu o maior orçamento da história. Segundo o Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica (Ibsfarma), também chamado de 'Cuida Brasil', essa redução ocorreu devido à falta de investimento ao longo dos anos.
Segundo o 'Cuida Brasil', o Orçamento está defasado em quase R$ 1,8 bilhão. Para 2023, a proposta orçamentária previu R$ 1,018 bilhão para o Farmácia Popular, menor valor previsto na série histórica do Ibsfarma, que começou em 2013.
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) também apontou que o programa precisa reduzir o risco de fraude e atualizar o cadastro das farmácias credenciadas, evitando transações irregulares.
- Também é importante analisar a distribuição geográfica. No Nordeste, em cidades com menos de 40 mil habitantes, o programa contempla 58,7% da população. No Norte, o percentual é de 33,2%, no Sudeste e o Sul, respectivamente, 88,9% e 88,6%, e no Centro-Oeste é de 79,4%”, explica Maurício Filizola.
- Seis Estados concentraram mais de 72% do orçamento do Farmácia Popular em 2021: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás”, complementa.
Programa Farmácia Popular do Brasil - O Programa disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, ou até com 90% de desconto para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Atualmente, conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios.
Sobre a Rede de Farmácias Santa Branca - Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e Região Metropolitana, assim como no interior do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um Centro de Distribuição.
A Rede Santa Branca conta com mais de 200 colaboradores que atuam em nove municípios cearenses:
- Fortaleza com oito Lojas.
- Caucaia com duas Lojas.
- Canindé com duas Lojas.
- Itapipoca com duas Lojas.
- Maracanaú com uma Loja.
- Eusébio com uma Loja.
- Cascavel com uma Loja.
- Camocim com uma Loja.
- Sobral com uma Loja.
Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário